Alvaron

Refazer ou reformular seu site, eis a questão

A tecnologia está em constante avanço e tendências de design surgem a todo o momento, mas enquanto você se preocupa apenas em mudar o visual de seu site, o que ele pode estar precisando é de uma reconstrução do código, ou simplesmente a implementação de novas ferramentas que gerem valor agregado. Mas quais fatores  são importantes levar em conta quando modificamos um site, estejamos reformando-o, ou reconstruindo-o?

Reformular também é reconstruir

O maior equívoco sobre a reformulação de um site é que normalmente se pensa apenas em modificações visuais. Muitas vezes o objetivo acaba se restringindo a modificar um pouco o que existe, atualizando a aparência para melhor atender as tendências de design atuais, implementando um novo slider, ajustando a área de destaques, ou modificando a sidebar. No entanto, este tipo de pensamento superficial pode ignorar questões importantes, como a experiência do usuário, usabilidade, navegação e desempenho do site.

Além disso, para pequenas mudanças no design de um site, muitas vezes é necessário uma reconstrução considerável do código. Isto pode ser um processo que envolve simultaneamente, diferentes fatores:

CMS(gerenciador de conteúdo)

Ao determinar as necessidades de um site, por exemplo, um novo slider administrável, pode-se concluir que o CMS  precisa ser trocado por uma plataforma completamente diferente da atual. O processo de atualização do site ou a migração para uma plataforma diferente requer trabalho técnico cuidadoso para garantir que ele funcionará corretamente sem erros, e que você mesmo seja capaz de alterar textos, imagens e vídeos em seu site.

Foco na experiência do usuário

A maioria das empresas pensam em reformular ou refazer seus sites com base apenas no palpite do que acham que é bom. Esta é a abordagem errada. Em vez disso, você precisa pensar em como seus potenciais clientes irão interagir com o site. O objetivo de um site é tornar mais fácil para as pessoas conhecer e comprar o seu produto ou serviço. Portanto, é essencial que a reforma ou reconstrução seja feita com o cliente em mente.

Responsividade

Como o uso de dispositivos móveis crescendo cada vez mais, e as mudanças recentes de algoritmo no Google, é importante se certificar que seu site esteja acessível a tablets e smartphones. Qualquer reforma de site deve levar em conta os usuários móveis, a implementação de design responsivo. Isso, mais uma vez requer uma reconstrução do CSS / HTML do site, para proporcionar fluidez em diferentes larguras de tela.

SEO

As tags do site devem estar adequadas às melhores práticas no que se refere à otimização de mecanismos de busca. O site deve estar pronto para que seu conteúdo seja compartilhado nas redes sociais de forma otimizada e enriquecida.

Simplicidade e Objetividade

Um bom site é claro e direto. Muitas vezes, as empresas tentam dizer tudo o que fazem e todos os benefícios que podem trazer de forma exagerada e confusa. Focar na mensagem principal e na facilidade de encontrar e comprar ou solicitar seu produto ou serviço, é algo crítico.

Qual é a melhor abordagem?

Reformular um site muitas vezes requer uma reconstrução do código, que envolve um ou mais dos itens descritos acima, mas ainda assim mudar o visual de um site pode ser um processo independente de melhorias em suas funcionalidades.

Em alguns casos, pode ser interessante aproveitar o design atual, modificando-o pontualmente, com novos elementos que enriqueçam a usabilidade e a interatividade.

Por outro lado, é possível manter um design não necessariamente atualizado com as últimas tendências, e ainda assim implementar ferramentas que agregam alto valor ao site, como e-commerce, chat, uma forma de captação de emails para envio futuro de newsletter ou troca por produtos digitais.

Independentemente da abordagem que se escolher, é importante entender as necessidades dos usuários de um site, dos clientes que o utilizam, bem como a tecnologia empregada, tudo o que é essencial para maximizar o retorno sobre o valor investido.

Todo mundo quer ter um site incrível, mas a verdadeira razão de ser de um site é que há um objetivo que você espera alcançar quando os usuários o visitam. É fácil esquecer esta abordagem fundamental quando se está pensando em remodelar ou refazer um site. Acima de tudo, é bom não perder o foco do que quer realizar: vender, manter contato, capturar emails, divulgar sua marca, etc. O objetivo do site deve ser balizar o processo de reformulação ou reconstrução.

Podemos ajudar você a escolher entre reformar ou refazer seu site, e trabalhar para que a mudança traga resultados objetivos.

Solicite agora mesmo avaliação e orçamento sem compromisso.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

 Telegram.