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Entenda o básico do Google Analytics com este guia

Para uma pequena ou média empresa pode ser bem difícil alocar recursos para contratar ajuda de um profissional especializado que interprete as estatísticas geradas pelo Google Analytics com relação ao seu site.

Pensando nisso, elaborei um guia básico do Google Analytics para que você mesmo possa entender melhor o comportamento dos visitantes e tendências relativas ao site de sua empresa.

Há quatro áreas-chave e relatórios que vamos examinar: Visão geral do público-alvo, Tempo real, Aquisição e Comportamento:

  • Tempo real – Mostra o que está acontecendo em seu site agora.
  • Visão geral do público-alvo – Quem está em seu site e quais os dispositivos que estão usando.
  • Aquisição – Como seus visitantes encontraram seu site.
  • Comportamento – Como os visitantes interagem com o conteúdo.

Visão geral do público-alvo

audiencia

Sessões – O número total de “sessões de visitação” para o seu site;
Usuários – O número total de visitantes únicos ao seu site;
Visualizações de página– O número total de páginas visualizadas em seu site;
Páginas / Sessão – O número médio de páginas visualizadas por sessão (visita);
Duração média da Sessão – A quantidade média de tempo os visitantes permanecem em seu site;
Taxa de Rejeição – Porcentagem de visitantes que deixam o seu site depois de visualizar apenas uma página;
Porcentagem de novas sessões – Porcentagem do total de visitantes que chegaram ao seu site pela primeira vez;

O gráfico inicial mostra quantas sessões (visitas) o seu site está recebendo por dia durante o período de tempo selecionado. Você também pode alterar o relatório para mostrar dados de hora em hora, semanais ou mensais. O relatório apresenta por padrão dados voltados para sessões em vez de usuários. Sessões contemplam a soma de todas as visitas a sua página, incluindo visitantes que retornam. Usuários, por outro lado rastreiam visitantes únicos, uma única vez.

A taxa de rejeição, é o percentual de pessoas que vêem uma única página e, em seguida, deixam o seu site. Geralmente uma alta taxa de rejeição é ruim, pois mostra que muitas pessoas chegam ao seu site e não o acharam útil o suficiente a ponto de visualizar várias páginas. Em geral, indicadores acima de cerca de 50% merecem atenção.

A Visão geral do público-alvo também mostra o tempo médio que um usuário gasta em seu site antes de sair, o número médio de páginas que visitam e o percentual de novos visitantes versus visitantes que retornam.

Há uma série de sub-relatórios disponíveis. Os que você provavelmente você vai querer conhecer mais são Demografia, Tecnologia e Celular.

demografia

O relatório Google Analytics de Demografia permite que você veja todos os tipos de dados interessantes que o Google recolhe. Em um nível básico, mostra divisão de gênero do seu tráfego de site, bem como as faixas etárias de seus visitantes.

Em Tecnologia você pode acessar o relatório de navegador e sistema operacional, que permite avaliar quais navegadores seus visitantes estão usando e suas versões. Isso é ótimo para determinar quanto tempo e esforço que você gasta eventualmente em ajustar seu site para estes navegadores.

Por fim você tem o relatório Celular. A navegação móvel está rapidamente superando adesktop, então você precisa estar atento. Se dois terços do seu tráfego é de celulares e tablets, então talvez seja hora de investir em um site mobile, ou ajustar seu site atual para os dispositivos móveis.

Visão geral do público-alvo fornece o suficiente para começar a reunir e analisar informações sobre quem visita o seu site e que dispositivos utilizam. Ela também pode trazer alguns insights interessantes. Por exemplo, você pode ter assumido que o seu mercado-alvo é de homens de 20 a 42 anos de idade, mas os dados podem estar mostrando uma percentagem muito maior de de mulheres de 25 a 30 anos que usam o seu site. Isso permitirá que você começar a ajustar o seu marketing e estratégia de conteúdo para lidar mais eficazmente com o verdadeiro mercado de seu site.

Tempo Real

tempo-real

O tempo real mostra informações sobre os visitantes atualmente presentes no seu site. O relatório mostra de onde no mundo o seu tráfego está vindo, quantas páginas estão sendo vistas por minuto, juntamente com informações sobre as fontes de tráfego e páginas que estão sendo acessadas.

Este relatório tem o valor real ao rastrear o impacto de seus esforços de marketing. Você pode assistir como se comporta o tráfego após o início de uma oferta especial, ou depois de postar novidades no blog. Se você não vê os resultados que você esperava, você pode ajustar o seu esforço de marketing para tentar aumentar o tráfego imediatamente.

Aquisição

aquisicao

Aquisição se refere às fontes de tráfego do seu site. Geralmente, existem quatro fontes de tráfego:

  •  Direta – O visitante digitou seu endereço na barra de endereços do browser,
  • Orgânica – O visitante encontrou seu site utilizando resultados de pesquisa do Google;
  • “Referral” – O visitante clicou em um link de outro site que levou ao seu site;
  • Social – Quase o mesmo que Referral mas limitado a redes sociais como o Facebook e o Twitter.

Como regra geral, você quer o tráfego direto como menor fonte. Se for alto, é indicativo que as mídias sociais não estão trazendo tráfego como deveriam, ou o  que você deve investir em SEO para construir tráfego significativo nas outras três fontes de tráfego.

Comportamento

Neste item, vamos nos concentrar em dois sub-relatórios bastante importantes.

O primeiro é o Conteúdo do Site – Todas as páginas. Este relatório oferece um panorama de visualizações de páginas específicas de seu site. Ele também informa quanto tempo as pessoas gastam em cada página e qual o percentual de pessoas deixa o site após visitar uma determinada página.

Este relatório é ótimo para revelar problemas com o conteúdo. Se você tiver um artigo no blog com baixo tempo médio de visitação, as pessoas não estão se interessando por ele e você deve revisar e talvez refazer este conteúdo para torná-lo mais interessante.

Se você observar uma página com uma taxa de saída elevada, ela pode conter algo que está evitando que clientes potenciais entrem em contato com você ou façam compras, algo fundamental a se observar em sites de e-commerce.

O segundo relatório em que focaremos, é o de Velocidade do Site – Tempo na página. Os tempos de carregamento das página são importantes para SEO, então você precisa se certificar de que seu site é tão otimizado quanto possível. Se você observar que uma determinada página tem um tempo de carregamento maior do que o tempo médio, isso pode indicar um problema com o conteúdo que você precisa resolver(imagem pesada, vídeo ou áudio externo que não carrega, etc).

Esperamo que este guia básico tenha de dado uma mãozinha inicial para começar a usar alguns dos principais relatórios e métricas disponíveis no Google Analytics.

Se precisar de ajuda para implementar o Google Analytics no seu site, melhorar seu SEO, marketing de conteúdo, ou mesmo refazer ou criar uma versão mobile de seu site, conte comigo.

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