Alvaron

Desvendando o incrível mistério do SEO das páginas de vendas

Páginas de venda são a melhor forma de promover pela internet

Com as páginas de venda você estabelece uma troca direta de valor com o cliente.

Ao criar boas páginas de vendas com conteúdo que agregue informações e valor para o cliente, você está adotando a melhor estratégia para fechar novos negócios de modo direto e objetivo.

Agora saiba como fazer com que suas páginas de venda destaquem-se nas buscas do Google.

 

Dinheiro não é tudo, mas tudo é dinheiro

Vamos direto ao ponto.

Páginas de Venda servem para converter. Obter contatos para prospecção e claro, vender,

É para isso que você investe na criação de páginas de vendas, para ter retorno… em vendas.

Todo mundo sabe que a atenção a alguns fatores tendem a ajudar suas páginas de vendas a converter mais:

  • Copy orientado aos benefícios e vantagens
  • Imagens e vídeos envolventes
  • Calls to action estratégicos
  • Provas sociais
  • Itens de persuasão

No entanto,  nada disso garante que você conseguirá conversões. E agora?

Construa e eles virão?

Agora é importante ter em mente que para atingir seu objetivo(converter), sua página de vendas precisa de outra coisa muito importante: tráfego segmentado .

Isso em linguagem “simples” quer dizer que você precisa do tráfego certo, as pessoas certas chegando à sua página.

Deixando mais claro ainda, você quer que as pessoas que buscam no Google pelo que sua página de vendas oferece, encontrem sua página de vendas e acessem-na.

Chovendo no molhado

O SEO é um conjunto de técnicas e políticas que otimiza sua página para ficar como as buscas do Google gostam. Na verdade com um bom cuidado com SEO em sua página de vendas, você vai aumentar a probabilidade de a página de vendas aparecer nos resultados da pesquisa quando alguém busca algo que tem a ver com o que vocês oferece.

A prioridade do Google é entregar bons resultados de pesquisa a quem busca, e ele vai decidir me mostrar os itens dessa foto em ordem decrescente de relevância.

Vão pra cima na lista de resultados as página de vendas que de fato têm a ver com o que a pessoa buscou no Google.

O Google trabalha arduamente para que seja capaz de cadas vez mais acertar nos resultados, ou seja, para as máquinas realmente entenderem o que tem na página de vendas e se de fato vão atender quem buscou.

Sempre SEO Sempre

Indo direto ao ponto, você precisa de recursos que tornem a página de vendas interessante para os algoritmos que decidem se uma página de vendas vale à pena ser visitada por quem buscou no Google.

Esteja você promovendo um lançamento, produto de dropshiping, serviço, ou  trabalhando como afiliado de produto com sua página de vendas, você precisa otimizar suas páginas de vendas para o Google.

Mesmo que a campanha ou oferta seja por tempo limitado, não esqueça que um SEO bem trabalhado em sua página de vendas, poderá atrair visitantes no médio e longo prazo, que mesmo que ao encontrar uma página que avisa de uma promoção encerrada, podem ser atraídos para visitar seu blog, sua loja, sua empresa.

Pense como os jornais on line que mantém suas notícias antigas no ar, pois elas ao longo do tempo, tornam-se verdadeiros anúncios grátis, portanto se você já está com seu site desenvolvido e hospedado, porque tirar do ar uma página de vendas, se ela pode continuar sendo a página de entrada de muitos internautas que buscam pelo que você e sua empresa no Google?

Não tem lógica jogar fora o esforço e trabalho de desenvolver uma página de vendas, por isso, elas precisam ter seu SEO trabalhado pensando no médio e longo prazo.

Ok, mas qual o “segredo”?

O algoritmo do Google é 1000 vezes mais difícil de se desvendar totalmente do que a fórmula da Coca Cola e o mohlo do Big Mac.

O Google investiu milhões de dólares e horas de trabalho e aprendeu mais sobre o que torna as páginas de vendas mais relevantes para quem busca. É que o Google precisa se manter no topo como mecanismo de busca, e para isto, só pode melhorar, tem sempre que entregar resultados realmente úteis para quem buscou.

Diz a lenda que o algoritmo muda centenas ou milhares de vezes por ano.

Eles até colocam nomes nas atualizações massivas de algoritmos, tipo “Hummingbird”, “Panda” e “Penguin”.

Esta atualizações com nomes fofinhos, ganharam a fama de causar dores de cabeça a quem trabalha com SEO e vão ao longo do tempo eliminando a eficácia de “macetes” que davam certo antes para aumentar o ranking das páginas.

O Google trabalha sério, tanto para eliminar os “jeitinhos”, “manhas” e trapaças, como para realmente entender o que se buscou e entregar  algo que realmente atenda a expectativa.

Então, esqueça artimanhas, quando falamos em SEO para páginas de vendas, antes de mais nada estamos falando de pensar no conteúdo. Você precisa ter a certeza de que sua página de vendas “merece” ser encontrada pelo Google, isto é, ela vai valer o tempo de pesquisa, a visita, e o tempo de visualização para quem buscou?

O Google só conseguirá se manter no topo, se entregar bons resultados e para estar nestes resultados, você precisa ter  algo realmente bom a oferecer: uma página de vendas valiosa para as pessoas que procuram o que você oferece.

Vale à pena para seus clientes em potencial visitar sua página de vendas?

O segredo é o “valor”.

Chega de teoria, vamos para a prática

Ao criar sua página de vendas, tenha as seguintes dicas de SEO em seu radar:

1. Não use subdomínios para o link da página de vendas

Evite usar domínios como paginadevendas.seunegocio.coom.br ou seunegocio.coom.br/paginadevendas

No médio e longo prazo, não é uma boa ideia em termos de SEO:

Você pode deixar clientes confusos com o endereço, pensando sobre o que é isso afinal que você está oferecendo, ou o que mudou na sua empresa, você  pode perder autoridade e confiança conquistadas até o momento junto aos clientes, sem falar que pode ser muito trabalhos e difícil de lembrar para muitos potenciais clientes.

Publique sua página de vendas com domínio próprio.

Se o domínio escolhido tiver a ver com o que você oferece na página(por exemplo, dietarapidafuncional.com.br para uma página de vendas que oferece uma dieta rápida funcional), você deve capitalizar uma pequena melhoria de ranking da sua página de vendas nas buscas do Google quando as pessoas pesquisam as palavras-chave da sua página.

2. Escolha bem suas palavras-chave

Você precisa escolher bem as palavras que deseja que o Google relacione à sua página de vendas, o que o internauta vai digitar no Google para encontrar sua página.

Faça uma lista dos termos relevantes para sua página(no exemplo acima, emagrecer, dieta, rápido, etc) e tente descobrir quais combinações desses termos alguém pode digitar no Google com a intenção de encontrar o que você  oferece na página de vendas.

Por exemplo, digamos que um empresário de São Paulo está criando uma página de vendas direcionada a clientes que procuram Pet Shops que fazem banho e tosa. Em vez de focar termos amplos como “pet shops” ou “banho”, “tosa”, ou ainda “pet shops banho tosa”, deve-se tentar “petsshop com banho e tosa em São Paulo”, ou indo além, “pet shop com banho e tosa Moema”.

As palavras-chave com expressões como “pet shop com banho e tosa em São Paulo Moema”, podem gerar melhores resultados nos rankings do Google, do que palavras soltas e curtas como “banho” e “tosa”, ou ainda expressões mais óbvias e diretas como “pet shops banho tosa”.

3. Use com estratégia suas palavras-chave em sua página de vendas

Depois de escolher as palavras-chave alvo, é preciso usa-las estrategicamente em sua página de vendas.

Se sua página de vendas for desenvolvida com WordPress, cuidar disso é mais fácil do que criar um email no Gmail.

Título: O título da sua página. É o grande link azul que das páginas nos resultados de busca do Google. Lembre-se que o título deve ser convidativo, exemplo: “Emagrecimento Rápido e Fácil Passo a Passo“.

Descrição : É o texto curto logo abaixo do título e o link da página nos resultados de buscas no Google. nas SERPs. Você deve dar  ao pesquisador uma boa ideia do que quem pesquisou encontrará ao clicar no link, ex: “Passo a passo de Como Emagrecer Rápido com saúde. Você pode conseguir perder peso e medidas em pouco tempo com essas dicas.“.

Tags de títulos: Se sua página de vendas for desenvolvida com WordPress, você não precisa saber HTML. É muito fácil de editar títulos no WordPress. As tags de título são organizadas de H1 a H6. Sua página deve ter apenas uma tag H1 que deve ser o título principal. Se houver subtítulos na sua página de vendas, use H2s. Se você tem subtítulos abaixo dos H2s, use H3s e assim por diante. Isso prioriza seu conteúdo aos olhos do Google. Colocar palavras em um H1 diz ao Google “Essas são as palavras mais relevantes da minha página”.

Nomes dos arquivos de imagem : tente sempre usar nomes de arquivo descritivos nas suas imagens. Como o Google não pode ver fisicamente suas imagens, ele se baseia na descrição escrita que você fornece a essas imagens no nome do arquivo. Veja aqui dicas específicas sobre este tema..

Copy: suas palavras-chave devem ser utilizadas em todo o copy da sua página de vendas, mas com moderação. Se usá-los demais, o Google vai achar que está trapaceando, e você corre o risco de ser penalizado pelo Google no mínimo com uma queda no ranking de resultados de busca.

4. Não se preocupe com o tamanho de sua página de vendas

Frequentemente, ouvimos dizer que o Google favorece conteúdo longo. É mesmo o que parece à primeira vista.

No entanto, não há certeza e comprovação de que apenas o aumento da contagem de palavras aumentará sua posição nos resultados de busca, pelo contrário, já que nem todo o conteúdo longo se classifica bem é prova disso.

O foco deve ser encher a página de vendas, tanto quanto for possível, de informações valiosas para o cliente.

Desculpe insistir, mais o Google vive de entregar bom conteúdo em suas buscas, então você tem que trabalhar como alguém que quer ter um conteúdo aprovado em uma enciclopédia ou almanaque, e esquecer dos “jeitinhos” e “macetes”.

A sua página de vendas deve ter o copy focado em:

  • Apresentar algo realmente novo, surpreendente ou inovador
  • Oferecer  uma solução real para um problema
  • Oferecer uma oferta cheia de benefícios e vantagens
  • Apresentar algo que realmente pode melhorar a vida de alguém

Com uma página de vendas daquelas que o cliente visita, e diz, “puxa que bacana!”, pois encontrou algo valioso, mais pessoas tendem a sentir o mesmo e mais pessoas compartilharão, gerando mais cliques, e isso indica ao Google que sua página de vendas merece subir no ranking de buscas.

O Google o recompensará cada vez mais qualidade e não quantidade.

5. Deixe sua página de vendas online tanto quanto for possível

Como explicamos no início do post, ao tirar do ar uma página de vendas que por exemplo serviu para uma campanha, além de jogar fora o tempo e esforço empenhados para desenvolvê-la, você está potencialmente perdendo muito tráfego ao longo do tempo, e destruindo um anúncio grátis no Google.

Por exemplo, pensando na Black Friday.

Deixe sua página de vendas da Black Friday on-line o ano todo. Coloque uma mensagem de ofertas encerradas em tal data, e mantenha os produtos sem preços, ou com os preços atuais. Mantenha os textos também, com Black Friday mencionada diversas vezes com critério. Mantenha o link com o mesmo endereço. Assim, você não perde o que sua página de vendas conquistou em termos de SEO no ano corrente, criando uma nova página de vendas para o ano seguinte.

Não jogue fora sua página de vendas e a posição que ela conquistou no Google.

6. Prepare sua página de vendas para ser compartilhada

O Google já disse claramente, que seu algoritmo não é afetado por compartilhamento em redes sociais.

Isso não significa porém, que você deva ignorar completamente as mídias sociais. Pelo contrário.

Como acontece com o tamanho do conteúdo, muitas páginas que destacam-se nos resultados do Google, ao mesmo tempo que são muito compartilhadas nas redes sociais, contém conteúdo de alta qualidade.

Então, as pessoas compartilham no Facebook, Twitter, LinkedIn e outros, o que é bom, o que resolve problemas e melhora suas vidas. Elas compartilham com amigos, colegas e familiares, páginas de vendas que vão ajudar aquele amigo a treinar corrida melhor, aprender inglês, ou que trazem aquele produto natural que vai ajudar nas dores de cabeça de alguém. Conteúdos úteis, conteúdos interessantes, conteúdos bons.

Então, cuide do seguinte em sua página de vendas:

  • Inclua botões de compartilhamento sempre que for adequado, tanto de links de posts e páginas como do próprio link de seu site
  • Use as tags certas para compartilhamento nas redes sociais, por padrão as tags Og

Não se assuste, as tags Og podem ser facilmente implementadas em sites com WordPress. Você terá uma interface semelhante a que vimos acima para os títulos e descrições de SEO, para atribuir títulos, descrições, imagens, etc no padrão que permitirá às redes sociais montarem aquelá “prévia” que aparece quando você simplesmente copia o link de uma página e compartilha na rede.

7. Concluindo

Pode parecer algo sofisticado e complexo demais para um cidadão comum entender e lidar com SEO.

Começando pelos termos, SEO pode ser traduzido por “deixar sua página pronta para competir pra valer nas buscas do Google”. SERPs nada mais são que as páginas que exibem os resultados em uma busca no Google.

Rich snippets dizem respeito a qualquer coisa que você faça para melhorar as prévias de texto, descrição, localização, etc que aparecem nos resultados de buscas do Google.

Sitemap é o mapa do site, na verdade uma lista com todas as páginas(URLs, links) do site, que ajudar a orientar o robô de busca a encontrar páginas do seu site.

Então veja que não existe um grande mistério metafísico por trás do SEO.

É só mais um fenômeno humano guiado pela oferta e procura.

E você mesmo pode cuidar do básico que seu negócio precisa para competir, sem gastar milhões com isso.

Você só tem que trabalhar para oferecer algo realmente bom, e o Google vai te ajudar a ser encontrado, e então as pessoas eventualmente vão te contatar e comprar de você graças à sua página de vendas.

Fale com a gente sem compromisso, se quiser uma página de vendas, ou uma estratégia para se destacar no Google que você mesmo pode executar.

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