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6 tipos de call to action bacanas para usar em seu site

Sites que pretendem gerar resultados efetivos precisam de calls to action (CTAs) que ajudem clientes e potenciais clientes a encontrar o que estão procurando e ofereceram os produtos e serviços de seu negócio.

Onde você deve colocar CTAs em seu site? Quais CTAs você precisa ter no seu site? Quais situações são apropriadas para cada um dos seus CTAs?

Neste post vamos mostrar 6 tipos de CTAs que podem gerar novos contatos, engajamentos e negócios através do seu site ou blog de forma muito efetiva:

  • Assinatura de newsletter
  • Lead Magnets
  • Botões de compra
  • Saiba mais
  • Compartilhamento
  • Formulários

Assinatura de newsletter

O cliente pode hesitar diante de um CTA deste tipo, afinal recebe dezenas de e-mails por dia e assina newsletter que não lê. Pode além disso estar visitando seu site pela primeira vez e nem ter entendido ainda muito bem do que se trata.

Isso quer dizer que CTAs de assinatura de newsletter precisam ser bem feitos para serem eficazes, não é suficiente dizer “inscreva-se em minha newsletter”.

É importante levar em conta três fatores importantes:

  • Seu formulário precisa ser fácil de ver e encontrar
  • Seu formulário precisa oferecer algum benefício aos visitantes
  • Seu formulário precisa oferecer uma prova de seu benefício

Veja o exemplo abaixo:

É importante tornar o CTA claramente visível na página. Ele promete como benefício “dicas quinzenais de marketing digital”. O benefício se comprova, porque “10.000 pessoas” assinam a newsletter.

Muitos profissionais de marketing focam em aumentar a visibilidade de seus CTAs de assinatura de newsletter. Você pode fazer isso de algumas formas:

  • Usando um pop-up
  • Adicionando uma animação(que chama a atenção) ao seu formulário
  • Usando um pop-up quando os visitantes saem de seu site

Lead magnets

Um lead magnet é qualquer coisa que você oferece a um visitante do website em troca de suas informações de contato. Pode ser uma lista de verificação, e-book, folha de dicas, curso por e-mail, planilha eletrônica – qualquer coisa que seu público específico achar valioso.

Os lead magnets quase sempre aumentam as taxas de assinatura da newsletter.

É fácil entender por quê – uma CTA padrão de newsletter oferece um benefício vago no futuro. Um CTA lead magnet oferece um benefício específico no momento.

Todos os mesmos fatores que afetam as taxas de assinatura de newsletter também afetam os CTAs de lead magnet. Você ainda precisa fazer uma oferta bem visível em seu site, comprovada e consistente.

Um fator importante que torna os CTAs lead magnet mais eficazes do que uma assinatura geral de newsletter é a capacidade de personalizar o CTA para cada página.

Quando você cria um lead magnet separado para cada uma das suas principais seções de conteúdo, suas assinaturas tendem a aumentar.

Veja o exemplo abaixo:

CTAs de compra

Às vezes, você quer que alguém faça uma compra diretamente do seu site.

Se você criar uma loja virtual, vender software, ou tiver pacotes de serviços prontos, você vai querer que as pessoas comprem diretamente de você.

A maneira como você configura seus CTAs de compra dependerá do tipo de produto ou website que você possui.

Uma loja virtual geralmente precisa permitir que os visitantes pesquisem produtos. Pode ter vários CTAs “Adicionar ao carrinho” para diferentes produtos.

Um site que vende produtos digitais tem maior probabilidade de contar com páginas de vendas.

Uma empresa de software com vários planos precisa de CTAs para cada plano.

Veja o exemplo abaixo, onde planos de serviço são vendidos:

Oferecer mais de uma opção dentro de uma única oferta é uma maneira inteligente de colocar os clientes no controle e torna o produto mais acessível.

Os botões podem gerar uma compra instantânea, ou levar a páginas de destino para produtos específicos.

A clareza da mensagem e benefícios geralmente é um fator decisivo.

É possível ainda, turbinar seu CTA de cotão de compra com alguns artifícios:

  • Destacar uma oferta (“Preço promocional”, “Desconto exclusivo”)
  • Exibir avaliações, depoimentos e classificações com estrelas
  • Criar chamadas do tipo “Compre antes que o estoque acabe”, “Oferta por tempo limitado”

Quanto mais você puder combinar evidência dos benefícios e ofertas e alguma forma de comprovar isto, mais o CTA tende a funcionar.

CTAs “Saiba mais”

Às vezes, seu objetivo é atrair as pessoas para o seu site.

Na maioria das vezes, os visitantes do seu site não estão prontos para comprar de você imediatamente. Há informações que eles querem, perguntas que precisam ser respondidas antes de estarem prontos para fazer uma compra.

Se você oferece vários produtos e serviços ou possui vários recursos para o seu produto, é difícil saber em que pessoas se interessarão quando chegarem ao site.

Então, o que você faz?

Convide-os para “Aprender mais”.

Esse tipo de CTA é comum e faz muito sentido. Você não sabe o que as pessoas querem quando visitam sua página inicial, mas você pode sugerir onde elas devem clicar.

Com isso em mente, aqui estão algumas dicas para otimizar suas CTAs “saiba mais”.

  • Você deve ter botões separados que atraiam diferentes segmentos do seu público.
  • Teste diferentes tipos de botão. Às vezes, “Aprenda mais” soa como uma obrigação. Tente tornar a mensagem mais atraente (por exemplo, “Pare de fumar agora”) para ganhar mais cliques.

Veja este exemplo:

CTAs de compartilhamento

Se você está tentando destacar um post ou produto nas redes sociais, você precisa focar no compartilhamento.

Existem três tipos principais de CTAs de compartilhamento social.

  • Ícones sociais que apontam para suas páginas de redes sociais
  • Compartilhamentos sociais nas sidebars, barra laterais
  • Links de compartilhamento

Ícones sociais

As pessoas esperam que seu site, blog, landing page, ou loja virtual estejam vinculados com suas páginas de redes sociais, e vão procurar por ícones que indiquem este vínculo.

Como prática mais comum alguns sites destacam seus sociais no rodapé e outros no cabeçalho.

Isso acontece porque as redes sociais em geral já recebem tráfego considerável. Você quer que as pessoas venham das redes sociais para o seu site, e não o contrário.

Mantenha os ícones sociais na página para as pessoas que gostam e esperam encontrá-los, mas lembre-se que eles podem tirar o cliente ou potencial cliente de seu site, e isso não é interessante.

Compartilhamentos sociais nas sidebars, barra laterais

Os compartilhamentos sociais nas sidebars promovem compartilhamento de seus produtos, serviços e conteúdo, e fornecem credibilidade e autoridade para seus artigos, especialmente quando mostram o número de  compartilhamentos.

As pessoas que visitam seu site pensam, muitas vezes de modo inconsciente “se tantas pessoas compartilharam este post, então deve ser muito bom ”.

Ok, nem sempre funciona exatamente desta maneira, tão simples. Mas é isso que você quer que as pessoas pensem quando veem suas postagens altamente compartilhadas.

Eventualmente você está com algum conteúdo com duas dezenas de compartilhamentos e isso pode parecer pouco, mas se isso resultar em uma venda, você já terá algo a comemorar, certo?

 

Links de compartilhamento

Adicionar um botão “clique para twittar” ou “clicar para compartilhar” é uma maneira fácil de promover compartilhamentos sociais, tanto de textos, como de imagens.

O motivo? É mais fácil. Normalmente, para compartilhar algo, o leitor precisa encontrar um conteúdo, fazer login na conta do Twitter ou Facebook, redigir um texto com um link para o post e clicar em compartilhar.

Existem vários plugins e ferramentas que entregam o conteúdo a ser compartilhado com um clique, então o visitante ou cliente só terá que clicar uma vez para ter algo pronto como “Achei um método de aprender alemão muito bacana!” seguido de seu link.

Formulários

Sempre que houver um formulário no seu site, você precisará de um bom CTA.

Existem algumas razões relevantes pelas quais você pode solicitar que os visitantes do site preencham um formulário.

  • Orçamentos sem compromisso
  • Solicitações de contato
  • Testes gratuitos e demonstrações

Para muitos negócios, as pessoas que preenchem os formulários de contato são, na verdade, a menos parte dos leads. Para outros, são formas comuns de fazer contato inicial com novos leads.

Quando você elabora seus formulários e a página de contato, aqui estão alguns aspectos relevantes a considerar.

  • Mais campos em geral são menos conversões. Mais campos no seu formulário significa que menos pessoas irão preenchê-lo. Mas as pessoas que preenchem o formulário podem ter leads mais qualificados, então vale a pena testar este modelo mesmo assim, dependendo do caso.
  • Explicar é preciso. Muitas páginas de contato apresentam um formulário sem informações. Diga às pessoas por que elas devem entrar em contato com você, o que eventualmente ganham com isso, e você aumentará o número de pessoas que realmente farão contato

O que você coloca em um formulário de contato depende do seu negócio.

É comum ver blogueiros de sucesso estabelecerem restrições sobre quem pode contatá-los. Ao esclarecer o que eles irão ou não responder, eles reduzem o número de solicitações de spam e emails desiteressantes.

Em geral, no entanto, as empresas procuram deixar claro que o formulário de contato é o primeiro passo para iniciar um projeto ou a venda de um serviço.

Veja este exemplo:

Acima de tudo, deixe suas intenções e processos claros, usando apenas os campos necessários e obrigando o preenchimento dos estritamente necessários.

É mais fácil do que parece: as pessoas devem saber exatamente o que esperar depois de entrar em contato com você.

Conclusão

Os tipos de CTAs que você usa em seu site, blog, loja virtual ou landing page dependem das suas metas.

Mas, para cada tipo de negócio, um ou mais tipos de CTAs com diferentes propósitos podem e devem ser utilizados.

Os benefícios incluem:

  • Transformar visitantes em contatos promissores
  • Qualificar assinantes de newsletter
  • Converter leads em clientes

Crie CTAs com mensagens claras. Faça com que sejam facilmente visualizados e percebidos. Ofereça alguma recompensa se for o caso.

Suas conversões com certeza tendem a se potencializar.

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