Alvaron

A primeira coisa que você deve saber antes de empreender

Sim, estamos falando daquela missão mesmo, que os manuais de empreendedorismo citam.

Você tem que definir a missão do seu negócio, de preferência antes dele começar. A missão nada mais é que o propósito do seu negócio, algo vital especialmente para uma pequena empresa.

Muitas pequenas empresas pensam primeiro no como funcionar, como faturar, e esquecem do básico. As chances de sucesso aumentam, quando a empresa está produzindo ou oferecendo algo que realmente melhora ou facilita a vida de outras pessoas.

Então, se sua missão tem a ver com um propósito verdadeiro, ela será mais que uma ou duas frases, será o norte em vários aspectos, inclusive práticos de sua empresa.

Como definir uma missão para sua empresa?

Porque sua empresa existe?  Qual a ideia que tem em mente para ela? A serve de base para estratégias de crescimento, objetivos, indicadores e metas.

Uma empresa deve existir não somente para oferecer um produto ou serviço, mas sim, para levar o benefício que seu produto ou serviço de fato oferece às pessoas.

Ela servirá sempre de norte aos líderes, colaboradores e parceiros da empresa.

Um exemplo prático da importância da missão

Você deve achar bacana, por exemplo, acessar os mais variados conteúdos que te interessam, de graça, no Youtube.

Isso é possível, pois o Google, foi uma das primeiras empresas que foi bem sucedida com o modelo freemium, onde o cliente só paga por serviços realmente diferenciados dos comuns.

A missão definida pelo Google é “organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal”.

Portanto, vejam como a missão foi importante para o Google. Ao não cobrar por buscas e cobrar seletivamente por vídeos e e-mails, por exemplo, tornou-se uma das maiores e mais lucrativas empresas do mundo.

A empresa norteou suas operações não em faturar com publicidade ou cobrar por tudo que fosse possível, mas na distribuição e organização da informação.

Vejam como este conceito de missão não é meramente comercial, ele tem um propósito.

Detalhes importantes para a definição da missão

Não há uma fórmula exata para elaborar a missão, mas alguns fatores podem ser levados em conta na definição da missão.

Avalie quais fazem sentido para seu negócio:

  • Defina o benefício principal que sua empresa oferece para o cliente
  • Defina o diferencial competitivo que torna sua empresa diferente dos concorrentes
  • Avalie se há algum ponto especial que deve constar na missão(tipo de público, ou região, por exemplo)
  • Crie uma frase curta que representa os fatores escolhidos definidos de forma objetiva e clara
  • Convoque todos os interessados(sócios ou colaboradores chave, por exemplo) e averigue se a missão faz sentido para eles
  • Divulgue e mantenha a missão sempre “viva”, como um norte em todas as tomadas de decisão, bem como em ações da rotina da empresa

A prosperidade de um negócio começa com sua missão

Quando você define sua missão, assim como o Google fez, com base em um propósito autêntico e verdadeiro, este conceito passa a ser um lastro para sua empresa.

Mesmo que seja uma pequena empresa.

Se você descobriu como o que você oferece pode se inserir em termos colaborativos na sociedade, naturalmente você aumentará suas chances de sucesso, e sim, de ganhar mais dinheiro.

Quando você provê uma solução que pode de fato ajudar muitas pessoas no que elas precisam, com base no propósito verdadeiro de ajudar, facilitar e aperfeiçoar, será mais fácil definir aspectos concretos como segmento de público e precificação, por exemplo.

Concluindo

A missão, mais do que algumas frases, é uma declaração de propósito.

Quando este propósito é verdadeiro, e está sintonizado com necessidades reais de potenciais clientes, pode se tornar um lastro da vida prática da empresa.

Sua empresa vai precisar mostrar ao mundo sua missão, e reunir os esforços de divulgação que ela empreende.

Como explicamos no post O futuro do site da pequena e média empresa: integrando mídias sociais e tecnologias sob uma única marca, a melhor forma de organizar isso é com a criação de um site, que seja encontrado nas buscas do Google.

Peça um orçamento sem compromisso para criar o site de sua empresa, teclando pelo WhatsApp.

 Telegram.