Mesmo em meio a era digital, muitas empresas ainda não têm sites.
E com isso, estão com pouquíssimo ou nenhum posicionamento nas buscas do Google. É muito comum o engano de que ter uma rede social basta. Principalmente achar que postar no Instagram é suficiente.
As imagens e vídeos do Instagram em si, não são diretamente indexados pelo Google. Portanto você não é encontrado nas buscas pelo conteúdo que posta.
Além disso, as pessoas não têm um link de bio onde podem ter uma visão mais estruturada do negócio. Assim, se perde a chance de transmitir autoridade e ganhar a confiança dos clientes.
Mas há uma solução para a criação de um site barato, e de qualidade, que:
- Será indexado no Google
- Pode constar como link na bio do Instagram e outras redes sociais
- Permitirá aos clientes ter mais confiança na empresa ou profissional, mostrando quem está por trás do produto ou serviço oferecido
- Transmitirá mais autoridade, ao mostrar de forma estruturada o que a empresa ou profissional entrega
São os sites One Page, ou sites de página única.
O que é um site de página única(one page)
Um site de uma página não é exatamente igual a uma landing page, pois é navegável, e não tem a mesma finalidade das landing pages, que é captar leads.
É um site inteiro em uma única página.
Isso significa que tudo que estaria em várias páginas, como:
- Informações institucionais sobre o negócio
- Especificações de produtos ou serviços
- Detalhes de contato
- Galerias de imagens e vídeos
- Depoimentos de clientes
- Perguntas frequentes
- Chamadas para ação(por exemplos botões de contrate agora, ou compre já)
- Botão para contato e vendas pelo WhatsApp
É um tipo de site que combina com a era digital, pois é capaz de prender rápido a atenção dos clientes, traz as informações mais essenciais, e induz ao contato, por exemplo pelo WhatsApp, para fechar negócio.
Veja também As diferenças entre sites, hotsites, landings, e sites one page
Como funciona uma página única(one page)
Alguns sites exigem estruturas extensas e elaboradas, distribuídas em muitas páginas.
No entanto, isso está longe de ser uma regra.
Na verdade, alguns dos sites de maior sucesso quando se trata de gerar conversões, consistem apenas em sites de uma única página.
Um site de página única(one page) funciona de forma semelhante a uma landing page, no que se refere à capacidade de captar rapidamente a atenção do cliente(algo muito valioso).
Porém ao invés de se propor a captar leads, ele tem uma abrangência maior, funcionando como um hub que centraliza e estrutura a presença digital do negócio.
O site de página única(one page) contém tudo o que é relevante para o seu produto ou serviço, sem a necessidade de clicar em outro lugar.
Ele pode ser encontrado pelo Google e estar linkado às suas redes sociais, permitindo criar uma narrativa linear que conduz seus visitantes através do funil de conversão.
Hoje a maioria absoluta dos clientes procura no Google por empresas e profissionais, para verificar se realmente entregam o que prometem. O site one page atende estas expectativas com facilidade.
Veja mais em O futuro do site da pequena e média empresa: integrando mídias sociais e tecnologias sob uma única marca e Atraindo Clientes em um Mundo Distraído: A Economia da Atenção
As vantagens de uma página única(one page)
Vejamos alguns dos principais benefícios de usar um site de uma página(one page):
- Mais fácil de criar e gerenciar. Como você não precisa se preocupar tanto com a estrutura e navegação do site, é muito menos demorado mantê-lo ao longo do tempo.
- Ajuda você a contar sua história. Usar uma única página permite criar uma narrativa linear sobre a qual você tem controle total.
- Simplifica sua mensagem. Ao reunir tudo o que é importante em um só lugar, os internautas podem obter todas as informações de que precisam sem precisar sair do site.
- Ajuda a aumentar as conversões. Você não precisa se preocupar em direcionar os internautas para a página certa, pois o site é na verdade um funil de conversão.
- Pronto para funcionar nos smartphones. Ter um site responsivo é mais importante do que nunca, e os sites de uma página são perfeitos para qualquer tamanho de tela.
- Carregamento mais rápido. Os sites one page costumam carregar mais rápido, por serem mais enxutos. Isso pode aumentar as chances melhorar o posicionamento nas buscas do Google. Além disso, a experiência dos internautas melhora consideravelmente.
- Reduz as taxas de rejeição. Os clientes tendem a desistir menos de seu site logo que acessam, o que é mais comum em sites com várias páginas.
Conclusão
Muitas vezes, menos é mais.
Um site de página única(one page), além de ser mais barato e rápido de criar, pode ajudar a gerar mais conversões e apresentar seus produtos da maneira mais concisa possível.
Os sites one page, captam rapidamente a atenção dos internautas, o que é vital. Adicionalmente, permitem que a história de seu negócio seja contada em forma de uma narrativa que interesse o cliente.
Também, precisamos considerar que ao mostrar depoimentos fotos e vídeos reunidos em um só lugar, o cliente tende a ter confiança no profissional ou empresa mais agilmente.
Os sites one page são a cereja no bolo para aquelas empresas e profissionais que só trabalham nas redes sociais. Além disso são também o ponto de partida para profissionais em empresas que ainda não têm sites.
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