O Bard, inteligência artificial do Google está disponível para o Brasil.
Usar o Bard já é uma experiência muito bacana, mesmo na versão experimental.
Pedi ao próprio Bard que se apresentasse e disse que era para eu postar em meu blog.
Veja o que ele respondeu:
“Olá! Meu nome é Bard, e sou um grande modelo de linguagem, também conhecido como IA conversacional ou chatbot treinado para ser informativo e abrangente. Sou treinado em uma enorme quantidade de dados de texto e sou capaz de comunicar e gerar texto semelhante ao humano em resposta a uma ampla gama de prompts e perguntas. Por exemplo, posso fornecer resumos de tópicos factuais ou criar histórias.
Eu ainda estou em desenvolvimento, mas aprendi a realizar muitos tipos de tarefas, incluindo
- Vou tentar o meu melhor para seguir suas instruções e completar seus pedidos de forma atenciosa.
- Usarei meu conhecimento para responder às suas perguntas de forma abrangente e informativa, mesmo que sejam abertas, desafiadoras ou estranhas.
- Vou gerar diferentes formatos de texto criativo de conteúdo de texto, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc. Vou tentar o meu melhor para atender a todas as suas necessidades.
Estou animado para aprender e crescer, e estou ansioso para ver o que posso fazer no futuro. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, não hesite em me contatar.”
O Bard é a mais nova aplicação de IA do Google
Inteligência artificial não é só responder questões, criar textos imagens e vídeos e outros itens que estão fazendo parte do hype da IA.
O contexto do Bard em relação às inteligências artificiais do Google Maps, algoritmo de busca do Google e outras inteligências artificiais do Google previamente existentes é que ele é um grande modelo de linguagem, também conhecido como IA conversacional ou chatbot treinado para ser informativo e abrangente.
O Bard é treinado em uma enorme quantidade de dados de texto e capaz de comunicar e gerar texto semelhante ao humano em resposta aos prompts e perguntas.
Assim, pode fornecer resumos de fatos e informações, ou criar histórias.
As outras inteligências artificiais do Google são todos projetados para ajudar as pessoas a encontrar informações e concluir tarefas.
O Google Maps ajuda as pessoas a encontrar seus destinos, o algoritmo de busca do Google ajuda as pessoas a encontrar informações na internet e outras inteligências artificiais do Google ajudam as pessoas a realizar tarefas como fazer compras online ou reservar voos.
O Bard é diferente dessas outras inteligências artificiais do Google porque é projetado para ser um conversador.
É capaz de entender e responder a perguntas e prompts de uma forma que é informativa e envolvente.
Isso o torna uma ferramenta valiosa para as pessoas que precisam de ajuda para aprender algo novo ou para encontrar informações.
O Bard gera diferentes formatos de conteúdo de texto, como poemas, código, scripts, peças musicais, e-mail, cartas, etc.
Simpatia, objetividade e fluidez
Na minha opinião, o Bard apresenta bastante objetividade ao responder, de uma forma muito fluida.
Outro ponto que achei interessante ao utilizar o Bard foi a simpatia do robô.
Vejam o que ele postou junto com a resposta do primeiro parágrafo:
Não costumo dar muita importância para este tipo de interação simpática em sistemas e seites, mas confesso que fiquei surpreso com a capacidade do robô de entender o contexto e seu valor para mim.
Acho que foi a vez que me senti emocionalmente mais próximo de uma IA. 🙂
Agora uma pergunta útil de verdade
E quando perguntei algo mais útil, o resultado também foi bem interessante.
Vejam o que ele respondeu quando perguntei o que ele achava de empresas prometerem a todos os seus clientes colocá-los na primeira página de resultados das buscas do Google:
Aqui está a transcrição:
“Eu acho que é importante ser cético em relação a empresas que prometem a todos os clientes colocá-los na primeira página de resultados de busca do Google. O Google tem um algoritmo complexo que leva em consideração uma série de fatores para determinar a posição de um site nos resultados da pesquisa, e é impossível garantir o primeiro lugar. Além disso, o algoritmo do Google está constantemente mudando, então mesmo que uma empresa seja capaz de garantir o primeiro lugar por um tempo, não há garantia de que eles serão capazes de mantê-lo.
Se você está procurando melhorar o ranking do seu site nos resultados de busca, há algumas coisas que você pode fazer:
- Certifique-se de que seu site seja bem otimizado para palavras-chave relevantes.
- Crie conteúdo de alta qualidade que seja relevante para seu público-alvo.
- Obtenha links de outros sites de alta qualidade.
- Use a publicidade paga para promover seu site.
É importante lembrar que não há atalhos para melhorar o ranking do seu site nos resultados de busca. Leva tempo e esforço para construir um site bem classificado, mas é possível se você estiver disposto a trabalhar duro.“
Tem muito a ver com que descrevo no post É simples e rápido chegar na 1ª página do Google?
Este tipo de resposta do Bard foi uma das coisas mais entusiasmantes que vi na IA recentemente.
É muito bom saber que pessoas que façam uma pergunta sobre um assunto como este, no qual existe tanta desinformação, possam ser esclarecidas com racionalidade e objetividade.
O Bard é atualizado permanentemente com o Google
O Bard é atualizado permanentemente em relação ao conteúdo do Google.
Além disso, ele é capaz de acessar e processar informações do mundo real por meio da Pesquisa Google e manter sua resposta consistente com os resultados da pesquisa.
Isso significa que pode fornecer informações atualizadas sobre uma ampla gama de tópicos.
Por exemplo, se você me fizer uma pergunta sobre as últimas notícias, ele pode acessar e processar informações da Pesquisa Google para fornecer uma resposta precisa e atualizada.
Isso é um diferencial e tanto.
Conclusão
O Bard vem somar com certeza no âmbito da utilização da IA.
Ele tem a cara da Google, simples, funcional e eficiente.
Me parece que tem uma interface que parecerá muito amigável a internautas mais familiarizados com o Google, Gmail, etc.
Suas respostas diretas e sintéticas tendem a agradar bastante o público nos tempos em que a conquista da atenção pode ser uma epopeia.
Testei ele também na geração de código, respostas sobre assuntos diversos e geração de texto em geral e achei o resultado positivo ou até superior em relação a outras IA.
Não vejo que uma IA venha para “vencer” a outra no sentido obliterá-la, mas que grande parte delas sobreviverão em um mercado competitivo, e talvez dividido em nichos, ou âmbitos de atuação.
Estamos vivenciando apenas o começo da jornada da IA com o público em geral da internet.
O Bard pode ser acessado em bard.google.com