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Cinco itens fundamentais em sites de pequenas e médias empresas

 

Em tempos cada vez mais digitais, um site é uma ferramenta indispensável para qualquer empreendimento bem sucedido, independentemente de seu tamanho ou ramo de negócio.

É preciso mais do que apenas um visual bacana para transformar visitantes em clientes. É preciso que o site agregue inteligência e interatividade à experiência de visitá-lo.

Aqui está um guia rápido para cinco dos principais elementos aos quais sites de pequenas e médias empresas devem estar atentos.

 

1. SEO e uma página inicial bem pensada

Search Engine Optimization (SEO) é o coração de qualquer estratégia eficaz de marketing digital.

Uma boa classificação no Google, significa um fluxo gigantesco de tráfego orgânico(aquele que ocorrer por acaso, sem impulsionamento pago).

É por isso que o SEO deve andar de mãos dadas com seus objetivos empresariais gerais. Em outras palavras, a otimização do seu site para o Google deve fazer parte de seus futuros planos de negócios.

Certifique-se também de que a página inicial do seu site explique mais de 90% do que sua empresa e forma clara e precisa possível. Oitenta por centos dos acessos de um site geralmente vêm de celulares e tablets, e nestes dispositivos, correr a primeira tela do site e encontrar o que procura é fundamental.

Lembre-se, os visitantes nunca foram tão impacientes como hoje.

 

2. Responsividade

Um site simples, mas funcional, tende a ser mais bem sucedido que um atraente e difícil de usar. Então, é realmente uma questão de dosar design e funcionalidade, para obter um site visualmente atraente, mas facilmente navegável.

Tenha em mente que é preciso apenas um único clique para um visitante do site sair do seu site.

Uma arquitetura de site pragmática, especialmente no que diz respeito ao menu principal e página inicial, é necessária se você reduzir a taxa de rejeição de seu site.

O design do seu site também deve ser sensível ao celular o suficiente para melhorar a experiência geral de seus visitantes, considerando que mais de 70% dos clientes de comércio eletrônico de hoje usam tablets e smartphones para navegar e comprar on-line.

 

3. Informações de contato fáceis de acessar

Por incrível que pareça, há pesquisas que indicam que de 70% dos sites de negócios hoje dificultam o acesso imediato a dados de contato(telefone, email, whatsapp, ou endereço).

É fundamental exibir seus detalhes de contato em quase todas as principais páginas do seu site, por exemplo, no próprio cabeçalho do site.

Também vale a pena lembrar que o Google valoriza informações de contato detalhadas e precisas, pois isso ajuda a reforçar a reputação e o nível de confiança de um site.

 

4. Calls-to-Action

Sem CTAs(aquele botão “compre agora”, “entre em contato” seguido de textos e imagens atrativas geralmente), seu site é apenas um container de informações e imagens que podem ou não atrair a atenção dos visitantes que visitam seu site por acaso ou impulsionados por um anúncio.

Também é um fato comprovado que os sites com caminhos intuitivos de navegação do site e CTAs bacanas desfrutam de taxas de rejeição significativamente menores do que os que não deixam claro o que desejam o que um visitante do site faça depois de visualizar / ler seu conteúdo.

Para o CTA do seu site de negócios fazer sentido, é vital infundir-los com seus objetivos de marketing. Por exemplo, seu objetivo principal é persuadir os visitantes do seu site a comprar, ou você está apenas interessado em suas informações de contato para o futuro lançamento de e-mail? Seja lá o que for, deixe-o refletir através dos CTAs do seu site e antes disso defina o objetivo de seu site, o que você quer que o visitante e potencial cliente faça nele.

 

5. Chamada para o Whatsapp

Hoje é muito simples criar uma chamada para o Whatsapp em seu site, isto é, um botão ou link no qual, após o clique, seja aberta uma tela onde o visitante ao digitar já está falando com você no Whatsapp.

Alguns sites que catalogam prestadores de serviço, chegam a exaltar que 70% de seus cadastrados têm obtido a maior parte de seu faturamento com negócios fechados através do Whatsapp.

Não há como ficar de fora desta. Seu site tem que ser uma alavanca para contatos via Whatsapp.

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