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Como usar palavras chave para seus posts bombarem no Google

Como explicamos anteriormente, os posts de seu blog podem se tornar verdadeiros anúncios gratuitos no Google, em médio e longo prazo.

Você mesmo pode cuidar do SEO básico em seus posts, e uma das maneiras de fazer isso, é cuidando um pouco das palavras chave. Neste post vamos explicar de maneira simples, e em linguagem acessível, como você pode sair da estaca zero com relação à competitividade de seus posts nas buscas do Google, utilizando palavras chave.

  • As palavras chaves fazem com que o Google note que seu post existe
  • As palavras chave ajudam o Google a entender sobre o que é seu post
  • O Google usa as palavras chave para entregar às pessoas resultados de busca cada vez melhores

Sim, o Google tem suas preferências quanto ao que está num post, como isto está estruturado, e algumas dicas básicas que você mesmo pode implementar, podem fazer a diferença para seus posts bombarem nas buscas do Google.

1. Escolha bem as palavras chave

Ao escolher as palavras chaves certas, você pode ajudar o Google a entender do que se trata seu post.

Isso aumenta a probabilidade de seu site, seu blog, seus posts se destacarem nos resultados da pesquisa no Google.

Como escolher as palavras chave certas na prática?

Você deve perguntar-se quais palavras o internauta pesquisa no Google, e o que espera encontrar quando pesquisar essas palavras.

Por exemplo, se você quer vender casas de cachorro na internet, poderá escolher palavras chave como “comprar casa para cachorro”, “melhor casa para cachorro”, “comparar casas para cachorro”, etc.

Assim, quem deseja comprar seu produto tende a encontrar seu site, seu blog, sua loja virtual.

Veja que estamos falando não apenas de palavras, como “casa” e “cachorro”, mas expressões que realmente significam algo em uma busca.

O que você buscaria quando estivesse pensando em comprar uma casa para seu cachorro?

O que esperaria encontrar nos resultados?

Lembre-se que com os smartphones, as pessoas pesquisam por voz também.

Então, não são apenas palavras, mas expressões que as pessoas usam naturalmente ao se referir ao seu produto, que devem ser consideradas.

Podem ser boas palavras chaves neste caso: “casas de cachorro cidade tal”, “escolher uma boa casa de cachorro”, “casa de cachorro para cão pequeno”, etc.

É também interessante você escolher uma palavra chave de foco por post(o que pode ser facilmente configurado se seu site foi criado em WordPress).

Então pra resumir, se você vende casas de cachorro, comece escrevendo um post com a palavra chave “as melhores casas de cachorro em cidade tal”, outro com a palavra chave “casas de cachorro de madeira”, e outro ainda para “casa de cachorro durável barata”, e assim por diante, pensando no que os clientes buscam espontaneamente no Google.

Lembre-se de que o objetivo não é a perfeição ou a excelência técnica, mas simplesmente tornar seus posts mais competitivos nos mecanismos de busca, com base no que os internautas realmente buscam.

Pesquise no Google as expressões que imagina serem as mais corretas, e veja se encontra seus concorrentes por lá.

Se encontrar, pode estar ali uma boa palavra chave, se não, talvez você tenha encontrado uma boa palavra chave que vale à pena tentar usar em um post, por estar sendo usada por poucos rivais.

Sim, as coisas funcionam um pouco em cima da observação do resultado efetivo de contatos e vendas que as palavras chave trazem, da checagem do Google Analytics, afinal ninguém sabe exatamente como funciona o algoritmo do Google, que diz a lenda já chegou a mudar 500 vezes em um ano.

2. Preste atenção ao que acontece na prática, à sua volta

Ok,então se não sabemos exatamente como funciona o algoritmo do Google, o que temos a nosso favor? Temos o claro indício de que o Google se volta cada vez mais a entregar resultados úteis e práticos à pessoas reais.

É uma simples questão de oferta e procura: para continuar sendo o mais popular mecanismo de busca, o Google precisa entregar resultados cada vez melhores em suas buscas e que de fato resolvam problemas e melhorem a vida de quem busca.

Ainda com base no exemplo da casa de cachorro, o que acontece se você buscar “casa cachorro poodle” no Google?

Você verá na primeira página muitos resultados de grandes portais e a seguir um ou dois sites de comércios menores.

Isso pode significar que escrever vários posts sobre casa de cachorros para poodles, com particularidades sobre os poodles que os clientes que possuem estes cães podem achar curiosas ou interessantes, sem focar diretamente na venda, mas ainda assim oferecendo o produto em postos chave, com calls to action, pode ser uma ótima pedida para seu blog.

O Google é baseado no mundo real e não ao contrário. O Google se aprimora para entregar resultados que realmente melhorem a vida e o trabalho das pessoas em suas buscas.

Escolher palavras chave na verdade pode ser até simples, com um pouco de bom senso e intuição, mas existem várias ferramentas, sites que podem te ajudar a escolher palavras chave na internet, embora especificamente, para o caso de pequenos empresários, sua maior vantagem seja o contato direto e mais próximo com o cliente.

Então se alguns clientes já entraram em sua loja física, telefonaram, ou enviaram mensagens perguntando “como escolher a melhor casa de cachorro para ficar ao ar livre”, ou “qual a casa de cachorro boa para ar livre”, ou “qual material tem que ser a casa de cachorro pra ficar na rua”, ou ainda “qual casa de cachorro barata dura mais na rua”, isto claramente significa que você deve ter um post sobre casas de cachorro duráveis para ficar ao ar livre, com os detalhes sobre material, durabilidade, preço, etc.

É intuitivo e lógico, não? O Google valoriza bom conteúdo, que realmente serve para alguma coisa.

3. Pense diferente da multidão

Nem todos os internautas vão pesquisar por expressões como “comprar casa de cachorro”, “casa de cachorro madeira”, ou “casa de cachorro cidade tal”, ou mesmo “casa de cachorro poodle” como mostramos anteriormente.

Na verdade, ao usar palavras que todo mundo busca, como “casa de cachorro”, “casas de cachorro”,  “loja casa de cachorro”, aumenta a chance de que o cliente não encontre seu site, pois se todo mundo busca no Google, todo mundo está usando muito provavelmente estas palavras chave em seus posts tentando aparecer melhor nos resultados de busca, o que gera uma enorme concorrência pela primeira página nas buscas do Google.

Se você quer que os clientes que procuram casa de cachorro no Google encontrem seu site, blog, ou loja virtual através de seus posts, pense em usar por exemplo as seguintes palavras, focando um post em cada uma delas: “casa de cachorro cidade tal”, “como escolher casa de cachorro”, “comprar casa de cachorro”, “casa de cachorro preços”.

Essas palavras, são menos buscadas do que as palavras que todo mundo busca, mas aumentam as chances de quem procura casas de cachorro chegar ao seu site, pois se referem a preço, local, particularidades de escolha, aspectos relacionados com o produto ou seja, nem todo mundo busca por elas, e se nem todo mundo busca, mas ainda assim há um público relevante interessado nelas, se você usá-las em posts, tende a subir nos resultados de busca do Google por estas palavras.

Retomando um ponto anterior, pense no que o cliente buscaria, e o que você pensaria ao procurar casas de cachorro no Google.

Mesmo que não estivesse pronto para comprar, mas levemente interessado, boas palavras chave eventualmente seriam: “tamanhos de casa de cachorro”, “fabricantes de casa de cachorro”, “os melhores tipos de casa de cachorro”, “casa de cachorro certa para raça tal”, pois ampliam muito mais o leque do que simplesmente “cachorro”, “casa”, ou “casa de cachorro”.

Pense em pessoas de verdade, procurando “do seu próprio jeito” no Google, pois é assim que o Google pensa.

Observar como seus amigos, familiares e as pessoas à sua volta procuram pelo que precisam no Google, pode ajudar um bocado a encontrar boa palavras chave(expressões) para usar em posts.

4. Usando palavras chave na prática

Bom, é hora de aplicar a teoria.

Título e subtítulos do post

Antes de mais nada, lembre se usar no título do post. Então, “Como escolher a casa de cachorro certa para poodles”, ou “O material ideal de casa de cachorro para o ar livre”, ou ainda “Conheça as vantagens das melhores marcas de casa de cachorro”, são bons títulos de post.

Nos subtítulos do post, que são estas frases numeradas ou não, que marcam o início de um novo tópico, você pode usar algo como “casas de cachorro para ficar ao ar livre devem ser resistentes”, ou “Comparando, a melhor marca de casa de cachorro é tal”, ou ainda “O mais importante é escolher uma casa confortável para seu cachorro”.

Títulos e descrições para o Google

Se o seu site foi desenvolvido em WordPress, você mesmo conseguirá, além de editar seu post, títulos e subtítulos, definir os títulos e descrições que serão apresentados quando seu site for listado em um resultado de busca pelo Google.

Se o seu post estiver listado na terceira posição da busca por uma palavra-chave e receber mais cliques que o primeiro, você tende a subir para a segunda ou primeira posição, por isso você deve cuidar bem dos títulos e descrições especificamente voltados para o Google, que com um site criado em WordPress, você mesmo pode editar no gerenciador de conteúdo.

Escreva títulos e descrições que chamem a atenção do internauta e criem nele a vontade ou curiosidade de clicar.

Em sites desenvolvidos em WordPress você conta além da possibilidade de edição destes títulos e descrições que vão aparecer no Google, um simulador em tempo real de como eles aparecerão de verdade nas buscas, e que alerta você sobre as melhores quantidades de caracteres a utilizar.

O internauta, ao ler seus títulos e descrições nos resultados de busca, deve ter uma ideia completa do conteúdo do post.
Escreva de modo natural em ambos e não somente com as palavra chave.

O texto do post

Lembre-se que o Google tende a valorizar cada vez mais conteúdo feito por humanos para humanos, então repita sim sua palavra chave no texto do post, mas sem forçar a barra.

Se você a usar pouco, o Google pode jogar seu post pra baixo. Se usar demais, pode achar que você quer trapacear e jogá-lo mais para baixo ainda.

Então repita-a com naturalidade, sem fazer com que o texto pareça ter sido escrito apenas para repetir a palavra chave o quanto for possível. A prioridade é informar algo que interesse de verdade os leitores e repetir a palavra chave estrategicamente.

Listas

Computadores operam pela lógica, e listas são maneiras lógicas de ordenar e organizar tópicos. O Google também curte listas. Quando possível e sem forçar a barra, utilize ao menos uma lista relacionada ao assunto e à palavra chave, antecedidas por uma frase, exemplo:

Ao escolher uma boa casa de cachorro para seu poodle, é importante lembrar que:

  • a casa de cachorro deve ser durável
  • o fabricante deve oferecer garantia para sua casa de cachorro
  • a limpeza da casa de cachorro deve ser simples e prática

Preview, ou resumo do post

O Google tem destacado em seus resultados de busca muitas vezes posts que logo de cara, no início já resumem bem do que se trata o conteúdo.

Veja na prática o que acontece quando buscamos “aquecer casa de cachorro” no Google. Ganha o melhor resumo.

Quanto mais natural e orgânico for o uso das palavras chave e quanto mais o conteúdo de seu post as utilizar de forma espontânea e relevante, mais chances de seu post se comportar no médio e longo prazo como um verdadeiro anúncio grátis de sua empresa.

Foto de destaque

Antigamente as pessoas procuravam nas enciclopédias e era bem mais divertido e atraente encontrar um tópico com foto. Então hoje as pessoas procuram no Google, mas ainda é mais divertido e atraente encontrar um resultado do resultado anterior, como uma foto, que ainda com base no exemplo anterior poderia ser de um cão com manta, cachecol, ou algo que de fato lembrasse como é importante proteger seu cão do frio.

Então a dica aqui é escolher uma boa foto, pois uma boa foto é melhor do que várias fotos não tão boas para imagem de destaque de seu post, algo que é muito facilmente escolhido se seu site foi criado com WordPress.

É importante você dar uma olhada aqui, onde explicamos como nomear os arquivos de fotos pensando no SEO.

5. O suficiente é mais

Não esqueça de formular, se de fato for relevante e de fato houver conteúdo a escrever que possa interessar a quem procura no Google, diversos posts com a mesma palavra chave.

Neste caso esqueça do clichê “menos é mais”. Enquanto houver algo interessante a escrever sobre a palavra chave, seja em um post contendo uma ideia, novidade, case, entrega, promoção ou até mesmo uma entrevista, crie posts variados para uma mesma boa palavra chave.

Há indícios de que se alguém procura “casa de cachorro”, e o Google encontra dois sites que usam a palavra chave, aquele que tem muitas páginas relacionadas ao assunto, ficará na frente nos resultados de busca.

Lembre-se que o Google enxerga seus posts como páginas integrantes da árvore de conteúdo de seu site.

Para chamar a atenção do Google, crie posts diferentes uns dos outros e interessantes para o internauta, baseados na mesma palavra chave, enquanto não for demais.

Pense no Google como um satélite no espaço, capaz de ver na floresta as árvores mais bacanas. Então seu papel é manter a árvore visível, bem cuidada e sempre com novas frutas e flores que as pessoas vão adorar colher.

Então, era isso, por enquanto. Logo voltaremos com mais dicas de SEO para ajudar você a se destacar nas buscas do Google.

Fale com a gente sem compromisso, se quiser um site, blog, landing page, loja virtual, ou se quiser uma estratégia para se destacar no Google que você mesmo pode executar.

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