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Dicas para começar a vender pelo Mercado Livre

Vender no Mercado Livre é mais simples do que você imagina.

Para fazer um teste, se você ainda não tem um produto lançado, pode vender algo que não usa mais, em bom estado, ou algo que comprou e nunca utilizou.

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia multinacional, com origem na Argentina, que opera em mais de 20 países.

É uma das plataformas de compra e venda mais populares da internet, especialmente na América Latina.

Através do Mercado Livre, pessoas e empresas podem anunciar e comprar produtos de maneira simples.

A principal vantagem é a garantia de pagamento oferecida pela própria plataforma, o que torna as transações mais seguras, mesmo entre desconhecidos.

Além disso, o sucesso do Mercado Livre também está relacionado ao seu sistema de reputação dos vendedores, que avalia as vendas, a qualidade dos produtos e o atendimento.

Para quem está começando, isso significa que você poderá contar com o suporte de uma plataforma gigante, com a responsabilidade de manter uma boa reputação.

Como vender no Mercado Livre?

Veja como cadastrar um produto para testar a venda no Mercado Livre.

Assim, você conseguirá entender melhor como funcionam as vendas na plataforma.

Veja como é simples vender no Mercado Livre:

Como se cadastrar no Mercado Livre

Para começar, crie uma conta no Mercado Livre e cadastre o produto que deseja vender. Esse será seu anúncio, ou seja, sua “loja” na plataforma. Ao cadastrar um produto, você na verdade estará criando um anúncio.

Primeiro, defina o tipo de produto que você quer vender. Depois, crie um título para o anúncio, algo que descreva bem o produto, como você escreveria ao procurar por algo. Por exemplo: “smartphone na embalagem”.

O Mercado Livre sugerirá uma categoria para o seu produto.

Em seguida, informe o tamanho, a quantidade disponível e adicione fotos do produto.

Crie uma descrição detalhada e, por fim, defina o preço e forneça seus dados pessoais.

Pronto, seu produto está no ar!

Veja também As plataformas de venda na internet mais populares no Brasil

Quanto custa vender no Mercado Livre?

Existem dois tipos de anúncios no Mercado Livre: gratuitos e pagos.

O anúncio gratuito é ideal para quem tem apenas um produto para vender, mas oferece menor visibilidade. Já os anúncios pagos são mais indicados para vendedores profissionais que desejam maior exposição.

Os custos dos anúncios pagos são os seguintes(valores atuais, que podem variar em função de decisões da plataforma):

  • Anúncio Clássico:
    Produto até R$120: 11% do valor do produto.
    Produto abaixo de R$120: 11% do valor + R$5.
  • Anúncio Premium:
    Produto até R$120: 16% do valor do produto.
    Produto abaixo de R$120: 16% do valor + R$5.

Como enviar o produto ao comprador?

O Mercado Livre oferece três formas de envio:

  • Enviar por conta própria: O vendedor envia o produto diretamente para o comprador, utilizando Correios ou transportadora.
  • Mercado Envios: A ferramenta oficial da plataforma, onde você gera uma etiqueta de envio, embala o produto e leva aos Correios.
  • Entrega pessoal: O vendedor pode entregar o produto pessoalmente, sempre em um local seguro.

Como receber o pagamento?

Você pode receber o pagamento de duas maneiras: pelo Mercado Pago (plataforma oficial de pagamentos do Mercado Livre) ou por pagamento direto, como transferência bancária, dinheiro ou cheque.

O Mercado Livre permite pagamentos diretos apenas para produtos usados.

Para produtos novos e automóveis, o pagamento só pode ser feito através do Mercado Pago. O valor será liberado para o vendedor após a confirmação de entrega do produto.

Veja também As diversas formas de fechar negócios com páginas de vendas

Conclusão

Vender no Mercado Livre é uma ótima oportunidade.

É importante conhecer bem a plataforma. Navegue, observe os concorrentes e aprenda as melhores práticas para anunciar melhor seu produto.

Assim como nas lojas físicas, apenas abrir o comércio não é suficiente.

A divulgação é essencial para o sucesso do seu negócio, e você precisa investir na promoção dos seus produtos e serviços, seja através de anúncios no Google, seja através de outros meios digitais.

Uma página de vendas que pode ser encontrada pelo Google, e convence seus clientes a comprar a partir de uma ótima apresentação de seu produto, pode ser o meio com melhor custo benefício para promoção.

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