Pode ser desafiador conduzir um trabalho de promoção de produtos e serviços na redes sociais, especialmente para pequenas empresas e profissionais liberais. Embora fazer o marketing digital de seu negócio tenha seus desafios, também há recompensas valiosas a colher neste caminho.
Para desmistificar um pouco o tema, reunimos neste post algumas ideias para pequenas empresas e profissionais liberais fazerem seu marketing nas redes sociais.
Descubra em quais redes estão seus clientes
Dependendo de qual é o seu negócio e quem são seus clientes, você precisará otimizar seus esforços, priorizando certas redes sociais:
- Você é uma consultora de RH? Então priorize o LinkedIn.
- É um jovem modelo? Pense no Instagram.
- Uma empresa de gastronomia que publica fotos e receitas? Não esqueça do Pinterest.
- Um político, ou uma influenciadora digital. O Twitter é o lugar para ambos
Escolha a prioridade de acordo com onde está o seu público, sem esquecer das demais redes, comece a mapear os problemas que você pode resolver e compartilhe dicas. Exponha os resultados que você entrega. O primeiro passo é mostrar que você tem autoridade, é confiável e entrega bons produtos e serviços.
O suficiente é mais
Uma estratégia social eficaz requer conteúdo, quanto mais original e envolvente, melhor. Dica: sempre inclua fotos, vídeos ou infográficos. Você terá que encontrar um equilíbrio para a frequência e em quais formatos postar. O objetivo é se envolver com seus clientes: abra uma conta exclusiva para o negócio, converse e conheça as regras e jeito de postar e se comunicar da comunidade que usa a rede social.
Lembre-se, claro, que postar muito pouco ou exageradamente pode ser igualmente prejudicial. Se ficar claro que deseja apenas que as pessoas acessem seu site, você corre o risco de perder em clientes em potencial. Poste apenas coisas interessantes, dicas bacanas, tutoriais e quaisquer outras informações que de fato melhorem a vida das pessoas e as ajudem a resolver problemas. Reconheça também que diferentes redes sociais desempenham papéis diferentes – um tutorial bem pensado pode ser bacana de divulgar no LinkedIn, mas publicar uma promoção por tempo limitado fica melhor no Twitter. Já um vídeo curto mostrando um ótimo produto ou entrega, pode ir para o Instagram.
Plante para colher
Você precisa trabalhar de verdade para construir sua rede. Crie metas semanais e mensais para que você se comprometa com um mínimo de postagens. Pesquise nas redes sociais relevantes o que os formadores de opinião e concorrentes estão postando e veja o quanto isso pode servir de inspiração.
O objetivo é aumento nas vendas, mas isso virá de forma orgânica, com clientes e amigos de seus clientes, curtindo e compartilhando seus conteúdos, momento em que passam a influenciar mais pessoas ainda e cada postagem se torna de certa forma um anúncio, naturalmente.
Os relacionamentos são muito mais importantes do que meramente captar contatos ou emails. Quando as pessoas começam a reconhecer seu negócio como confiável e autoridade em determinado segmento, se estabelece um ciclo virtuoso de divulgação. As pessoas compartilham muitas informações, e se você dedicar um tempo para responder comentários e dúvidas, você estará em condições de no momento certo, oferecer “a coisa certa que elas precisam ou querem”, sem se tornar invasivo ou inconveniente.
O futuro é social
Muitas das redes sociais estão colocando em prática ou estudando a ideia de botões de compra para de compras contextuais em suas plataformas, ou seja, você está assistindo um vídeo sobre o clima em sua cidade e já surge a possibilidade de comprar on line roupas da estação, pela rede social.
Isto mostra como a utilização das redes sociais vai se refinando e evoluindo, da simples presença digital para o estudo e aquisição do conhecimento de como criar relacionamentos com clientes e conteúdos que os façam tornarem-se fãs de seu negócio, a ponto de compra ou contratar.
Se você identificou seu cliente, descobriu onde ele passa o tempo online nas redes sociais, criou um conteúdo bacana que o ajuda a resolver problemas ou melhorar sua vida, e naturalmente as pessoas começam curtir e compartilhar este conteúdo, você está a um passo de aumentar suas vendas, e a partir desta “amizade” com o público, pode esperar que mais pessoas queiram naturalmente comprar ou contratar com você.
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