Alvaron

Dicas para seus vídeos serem mais vistos no Youtube

O YouTube, assim como qualquer rede social, possui critérios específicos para posicionar e ranquear os vídeos em suas diversas páginas e listas de conteúdo.

Com o passar do tempo, observando o desempenho e ações de youtubers, e os insights de especialistas do próprio Youtube, podemos apresentar diicas bem relevantes para seus vídeos serem mais vistos no Youtube.

Os critérios do Youtube

O YouTube procura ajudar o internauta a encontrar vídeos que realmente deseja ver.
A  ideia é que os internautas fiquem satisfeitos por achar e assistir o que querem, e, voltem frequentemente.

Ao longo do tempo o Youtube refinou suas métricas mais relevantes, como tempo assistido do vídeo, visualizações e cliques, mas sempre tendo em mente a ideia original de oferecer ao internauta o que ele realmente quer assistir.

Hoje algo muito importante para quem tem a pretensão de ter vídeos mais assistidos no Youtube é não violar as regras de uso.

Conquistar autoridade, produzindo vídeos com uma frequência que seja mantida e oferecendo informações ou entretenimento realmente relevante, também é muito importante.

O YouTube também investe fortemente  em questionários para entender se o internauta está se sentindo satisfeito depois de assistir a algum vídeo.

Através das respostas dos internautas, e escolhas deles como “não tenho interesse”, compartilhar, e cliques, é que o Youtube aprimora seu sistema de recomendação.

O alcance  também é influenciado por estas respostas, assim como as sugestões  da home, e barra lateral de vídeos relacionados.

O próprio Youtube mantém um blog, onde divulga constantemente a evolução de seus critérios.

Como ter seus vídeos mais exibidos na home do YouTube

Para o Youtbe, vale a mesma regra básica do Google: “escreva para humanos, não para robôs”.

No caso do Youtube, os vídeos devem ser produzidos tendo em mente a expectativa de pessoas reais, e mais:

Na hora de produzir thumbs, títulos, descrições, tags, etc, é preciso pensar também em espectadores e pessoas de verdade, e não em regras pré-formatadas que alguém deu como certas e mágicas para conquistar visualizações.

Os thumbnails e títulos inclusive devem ser pensados para novos espectadores, e não para quem assiste seus vídeos habitualmente, já que boa parte da home oferece vídeos novos como regra.

Então manter a regularidade na postagem dos vídeos com qualidade e criar thumbnails e títulos atrativos que fiquem bem tanto em smartphones como smartt tvs é muito importante.

Como ter seus vídeos mais exibidos nas recomendações do YouTube

A  barra lateral dos vídeos recomendados exibe vídeos que tenham a ver com o que o internauta está assistindo naquele momento, levando em conta também seu histórico, preferências, etc.

Mais uma vez convém cuidar dos títulos, tags, descrições e thumbnails, mas com maior foco manter sua identidade visual e linguagem própria.

A ideia é que seus vídeos sejam reconhecidos facilmente para captar cliques de quem já conhece seu canal.

Pensando nisso faz muito sentido criar playlists, vídeos em série sobre um mesmo assunto,, para que os internautas assistam um após o outro.

Outra dica, é finalizar cada vídeo com a sugestão ao internauta de que assista a outro(o Youtube tem o recurso de escolher um vídeo a sugerir ao final de cada vídeo) .

As telas de encerramento com vídeos sugeridos combinadas com as playlists são ótimos vetores na conquista de mais visualizações.

E o que mais pode ser feito para seus vídeos terem mais visualizações?

Para complementar, uma dica preciosa é ensine as pessoas a fazer coisas.

Os vídeos de tutoriais e guias são os mais exibidos após pesquisas no momento.

Também tenha foco nas tags e hashtags, pois elas têm tido maior relevância atualmente.

Não esqueça de criar e manter uma identidade visual, uma linguagem própria e manter um bom ritmo de publicação, com qualidade.

E muito importante, dedique-se a oferecer conteúdo relevante para os internautas e personas(saiba mais aqui sobre personas) buscando que se tornem fiéis ao seu canal.

Não esqueça que o Youtube é o segundo maior mecanismo de busca em termos de geração de acessos, logo atrás do próprio Google.

Lembre também que a melhor forma de trabalhar o Youtube para gerar negócios, é integrando ele com seu site ou landing page.

Isso é possível através, por exemplo, das descrições, onde você pode gerar acessos e contatos, informando o link de serviços e produtos no seu site, ou o acesso à sua landing page, ou ainda página de vendas.

Por outro lado, o próprio site ou landing page pode ajudar seu canal no Youtube.

É o que acontece no caso do nosso cliente Alimento Simples, que usa o site para promover seus vídeos no Youtube, aumentando as chances deles serem encontrado pelo Google. Veja este pequeno vídeo onde explicamos como integramos o canal ao site.

Assim os vídeos são atualizados automaticamente no site, e as pessoas que buscam .os conteúdos dos vídeos no Google, ao acessarem o site, descobrem os vídeos produzidos pelo cliente.

Se você quer ter um site ou landing page que impulsione seus vídeos no Youtube, peça seu orçamento sem compromisso, teclando com a gente no Whatsapp.

 Telegram