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Entenda melhor o tráfego direto para seu site

Você já se questionou sobre como alguns visitantes acessam o seu site sem utilizar nenhum canal de divulgação, como buscas do Google, redes sociais ou e-mail marketing?

A fonte desses visitantes é conhecida como tráfego direto, e eles podem constituir uma parte significativa e valiosa da sua audiência.

Mas afinal, o que é tráfego direto, qual o seu impacto, e como pode ser avaliado e analisado?

O que é o tráfego direto?

O termo “tráfego” na internet refere-se à quantidade de visitantes que acessam um site ou uma página na web.

Esse fluxo de visitas pode ser classificado de diversas formas, tais como:

  • Pago
  • Orgânico
  • Direto

O tráfego direto, é uma fonte de visitas contabilizada pelo Google Analytics como “Direct”.

Diferentemente das outras fontes, essa categoria não pode ser rastreada até a origem do acesso.

Portanto, são as pessoas que acessaram diretamente seu site, sem usar links em redes sociais, e-mails, anúncio ou a busca do Google.

Embora seja desafiador identificar sua origem, o tráfego direto é valorizado por sua qualidade.

Ele sugere que os visitantes têm familiaridade com a marca e estão interessados no conteúdo oferecido.

Isso acontece porque os visitantes que acessam um site diretamente frequentemente o visitaram anteriormente ou ouviram falar dele por meio de outras fontes em que confiam, como amigo, familiares ou colegas.

E ter esta propaganda positiva do tipo “boca a boca” na internet, é almejado por qualquer profissional ou empresa.

Alguns dos principais meios de tráfego direto

Favoritos no browser

Funcionam da mesma forma que digitar o endereço diretamente na barra de navegação.

Acesso direto pelo endereço(URL) do site

Digitar diretamente a URL do seu site no navegador ou clicar na memorização dela na barra de endereços devido à frequência de acessos.

Documentos offline

PDFs, arquivos de texto ,e outros materiais que contenham links para seu site na internet.

Links não parametrizados

Referências a seu site vindas de aplicativos ou links não parametrizados com a plataforma do Google.

Acessos por meio de abas anônimas

Acessos deste tipo a seu site podem não ser contabilizados eventualmente como tráfego direto.

Protocolo HTTP

Acessos de sites que ainda não usam HTTP podem não ser identificados corretamente.

VPN

Acesso via Rede Privada Virtual (VPN) pode impedir que os acessos sejam rastreados corretamente.

Qual é a importância do tráfego direto?

A presença de um site nos favoritos dos usuários e em materiais offline é um indicador do reconhecimento e da força da marca.

Quando os visitantes salvam um site nos favoritos ou acessam diretamente digitando o endereço na barra de navegação, isso demonstra que consideram o conteúdo valioso e desejam acessá-lo facilmente no futuro.

Quando um link de site é incluído em um contexto positivo em materiais offline, como artigos, estudos, trabalhos, revistas, televisão, ou jornais, isso indica que está sendo reconhecido por um público mais amplo, proveniente de fontes de publicidade fora do ambiente digital.

Esses sinais evidenciam que o site traduz confiança e credibilidade.

Qual é a diferença entre o tráfego direto e o tráfego orgânico?

O tráfego orgânico pode ser confundido, em certos casos, com o tráfego direto.

No entanto, a única coisa em comum é que ambos não pagam por links patrocinados.

O tráfego orgânico surge através do trabalho em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e na criação constante de conteúdo realmente útil.

Embora o tráfego orgânico possa contribuir para o crescimento do branding e, consequentemente, para o estímulo aos acessos diretos, os dois são bastante distintos.

O tráfego orgânico pode ser melhor mensurado e avaliado devido às fontes identificadas no Google Analytics.

Por outro lado, o tráfego direto, conforme mencionado, será identificado no Google Analytics, como “Direct”.

Veja também As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico

Conclusão

Um site com conteúdos úteis e frequentes, se torna a cada post, um ativo cada vez mais valioso de uma empresa ou profissional.

Quanto mais o tempo passa, mantendo-se a constância e consistência de conteúdo, mais aumentam as chances de o site não só ser encontrado mais facilmente pelo Google, como também ser lembrado a ponto de fazer parte de um hábito, e até ser utilizado como referência em meios que promovem o tráfego direto.

Assim, se você deseja um orçamento sem compromisso de contratação para a criação de um site, que permita a você ou sua empresa explorar os múltiplos potenciais da internet, tecle pelo WhatsApp.

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