Alvaron

Evite cometer estes erros primários com o conteúdo de seu site

Como melhorar o conteúdo para manter os visitantes no seu site por mais tempo e quem sabe convertê-los em clientes?

Existem múltiplas formas e medidas, mas que tal começar dando uma olhada no que você NÃO deve fazer?

Confira alguns dos erros mais comuns a evitar no conteúdo de seu site.

Não falar nada sobre preço

Muitas empresas não querem listar os preços em seu site. É compreensível, especialmente quando a resposta a “quanto custa?” É “depende”. O problema de não falar sobre preços, é que as pessoas estão procurando informações sobre preços. É uma grande oportunidade perdida não ter nenhum conteúdo relacionado a preços, ou que pelo menos insinue que você tem preços justos, acessíveis ou algo do gênero. Isso irrita os possíveis clientes que preferem saber o seu custo antes de entrar em contato.

É interessante ter informações sobre preços (ou pelo menos informações sobre como você define os preços) em seu site, pois isso ajudará a qualificar leads. Se um cliente em potencial conhece sua faixa de preço e ainda busca informações, ele será uma empresa muito mais propícia a contratar. Isso economiza tempo e esforço.

Ter informações de preços no seu site também ajuda a estabelecer confiança com o cliente em potencial. Se você não é transparente sobre seus preços, pode parecer que você cobra o máximo possível. Quanto mais informações você fornecer, mais confiável sua empresa.

E se todos os seus concorrentes também estão escondendo seus preços, há uma chance de você se destacar neste aspecto.

Deixar de cativar o cliente

Em alguns sites, a linguagem técnica domina, e a ideia de cativar o cliente se perde. Em outros, há efeitos demais, cliques demais e informações de menos. Outros ainda são cheios de vídeos, imagens, mas incapazes de explicar facilmente o que está sendo comercializado por ali.

Quando falamos em cativar, precisamos lembrar de algumas coisas básicas que precisam ser respondidas:

  • Qual o produto ou serviço e por que um cliente em potencial deve contratar?
  • Como a compra tornará a vida do cliente mais fácil / melhor?
  • Qual é o próximo passo? (CTAs – call to actions)

Também é importante incluir cases de sucesso de clientes com o produto em seu site . Isso estabelece mais confiança e apóia suas afirmações sobre seus produtos.

Fazer isso vai falar com seus clientes de uma forma direta, simples e focada em atendê-lo com seu produto ou serviço.

Deixar de sugerir ao cliente o próximo passo

O que você deseja que um visitante faça ao visitar sua página? Mesmo que seu site não tenha um e-commerce, você provavelmente está querendo que alguém adquira seu serviço, marque uma consulta, ou peça um orçamento.

Facilite as coisas para seu cliente. Adicione um botão ou link bem evidente com mensagens como “Entre em contato”, “Peça um orçamento”, “Marque uma consulta”, ou “Visite nossa loja”. Se você tem apenas um blog, quais são os próximos posts relacionados que o visitante deve ler? Você tem um e-book relevante que gostaria de baixar? Avise os visitantes.

Use as CTAs – call to actions e expresse claramente ao cliente o que ele deve fazer ao ler seu conteúdo.

Sub aproveitar depoimentos

A melhor maneira de usar um depoimento é utilizá-lo no contexto correto. Se for um depoimento sobre a facilidade e rapidez com que um cliente recebeu seu produto, use-o em uma página sobre sua entrega. Se for um depoimento sobre como um produto resolveu um problema, use-o na página do produto específico. Isso ajudará a aumentar a confiança do cliente em seu negócio.

Ignorar o ciclo de compra do seu cliente

Existem algumas etapas básicas do chamado ciclo de compra de seu cliente: conscientização, consideração, compra ou retenção.

A maioria dos sites tende a ter uma quantidade grande de conteúdo voltada para a compra, mas não muito para conscientização, consideração e retenção.

As etapas de consideração e retenção são frequentemente negligenciadas.

Embora o ciclo de compra seja diferente para cada produto ou serviço, ainda é importante ter um conteúdo que aborde cada etapa.

Falando em termos práticos, vejamos sugestões de conteúdo para cada estágio do ciclo de compra:

  • Conscientização: posts de blog (manuais e instruções de uso), e-books, tutoriais, infográficos
  • Consideração: casos de sucesso, vídeos
  • Compra: páginas de produtos, ofertas especiais, cupons
  • Retenção: posts de blog (uso de produtos, cases de sucesso, etc), informativos, conteúdo das redes sociais

Concluindo

Fazer as pessoas encontrarem seu site por mecanismos de buscas, links, ou compartilhamento em redes sociais não é nada fácil. Também é difícil fazer com que as pessoas escolham dispender tempo e atenção com o conteúdo de seu site, e mais ainda, fazer com que visitantes passem a ser clientes em um mundo cada vez mais competitivo.

Não permita que todos os seus esforços se percam por erros primários no conteúdo de seu site.

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