Pode parecer difícil iniciar a operação de uma loja virtual, mas existem itens bem objetivos que deixam tudo mais claro com relação a entender o processo de começar a vender online:
- Escolher o meio ideal de pagamento, como por exemplo Pag Seguro ou Mercado Pago
- Definir como será a logística e as entregas(por exemplo Correios ou Melhor Envio)
- Reunir fotos e informações para cadastrar seus produtos
- Elaborar uma política de vendas e pós-vendas
- Escolher o melhor meio para solicitações de suporte e atendimento de seus clientes
A loja virtual é como a loja real
Muitas pessoas têm a ilusão de montando uma loja onlie, tudo se resolve de forma fácil e mágica.
Na verdade a loja virtual é como uma loja física.
Antes de seu ecommerce começar a operar, você tem que ter claro o que vai vender e ter organizado tudo que se refere a fornecedores, planejamento, atendimento, etc, pois nestes aspectos, montar uma loja virtual é como se você estivesse montando uma loja física.
Logística
Antes de começar a vender no seu ecommerce, você deve responder as perguntas simples, definindo como será feito e quem estará responsável por:
- Monitorar novos pedidos chegando
- Preparar mercadorias para envio
- Despachar as mercadorias para entrega(preparar, e enviar os seus pedidos)
Não esqueça também de verificar quais embalagens você utilizará e como funciona o frete delas pelo modo de envio que escolheu.
Formas de pagamento
Hoje existem vários métodos de pagamento seguro, nos quais os consumidores confiam.
Esta confiança é decisiva para os clientes estarem tranquilos para informar por exemplo, seus dados de cartão de crédito.
Com meios de pagamento como Pagseguro e MercadoPago, seus clientes confiarão no seu ecommerce, e você não precisará cuidar de aspectos como procedimentos antifraude, ou o uso de cartões irregulares.
Cadastro de produtos na loja virtual
Quanto mais detalhes seu produto possuir além da descrição, e sendo ele ilustrado devidamente com fotos, maiores são suas chances de vender.
Antes de cadastrar, você precisa ter tudo organizado em categorias e subcategorias, se for o caso.
Para seu ecommerce ser bem posicionado nos resultados de busca, os títulos e descrições dos produtos devem estar bem definidos e preenchidos.
As medidas de embalagem dos produtos também devem estar definidas para que se possa calcular os fretes.
Atendimento e suporte
Você deve estar preparado para responder dúvidas e solicitações de suporte de quem compra em sua loja virtual.
Se você entende que a resposta deve ser instantânea e ágil, um botão flutuante para teclar no Whatsapp pode se tornar uma ótima escolha.
Pode ser que para sua empresa seja melhor atender por email ou telefone.
Neste caso, o importante é informar o cliente sobre o prazo de resposta e dias e horários em que ela é possível, pois com informações claras e procedimentos definidos, você e o internauta saem ganhando.
Política de privacidade e Termos e condições
A política de privacidade refere-se aos direitos e deveres com relação aos dados dos usuários que recebe e como está os utilizando. Deve estar em conformidade com a LGPD.
Os termos e condições de uso definem regras com as quais os internautas devem concordar para acessar e utilizar seu site.
Para ambas, há vários modelos prontos na internet, que você pode adaptar para seu negócio.
Desenvolvimento e parte técnica
Muitas plataformas prometem ser gratuitas, mas sempre têm surpresas como:
- Número limitado de produtos
- Número limitado de fotos por produto
- Cadeado de site seguro, certificado SSL pagos(quando as hospedagens oferecem eles de graça)
- Dificuldades imensas de portabilidade. Você fica preso à plataforma
- Dificuldades de customização. Sua loja fica igual a dos seus concorrentes
Para desenvolver sua loja customizada e realmente sua, sem estas desvantagens de plataformas “prontas” de ecommerce, possuímos um ótimo custo benefício e condições de pagamento facilitadas, como você pode ver na nossa página de preços.
Você terá também que ter seu próprio domínio e hospedagem, detalhes sobre os quais temos todas as informações no guia O básico para fazer seu negócio rodar na internet.
E só. Sem surpresas, taxas adicionais, ou “pegadinhas” que transforma em pouco tempo o grátis em um preço muito caro.
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