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Guia para leigos: site WordPress fora do ar, o que fazer?

Se seu site WordPress está fora do ar, com o mundo todo cada vez mais online, sim, isso é motivo de preocupação imediata.

Você não quer perder contatos e vendas.

Quando seu site está fora do ar, é como se sua empresa estivesse fechada na internet.

Os clientes podem estar buscando o que você oferece pelo Google.

Podem estar querendo falar com você, comprar, contratar e isso simplesmente não é possível.

O que fazer se meu site WordPress estiver fora do ar?

A primeira coisa é ter calma.

O site está fora do ar por algum motivo técnico.

Situações adversas ligadas a problemas técnicos exigem calma e frieza para procurar uma solução.

O pior que pode acontecer é você se desesperar, perder tempo em ligações ou chats sem entender o que está acontecendo minimamente.

E mais, você precisa saber ajudar minimamente os profissionais que vão recolocar seu site no ar, a tornar tudo mais ágil.

Portanto, comece pelo básico.

Verifique o que parece improvável

Sim, às vezes a melhor forma de resolver um problema é duvidar dele.

Seu site pode parecer fora do ar, mas na verdade estar no ar.

Assim, antes de ficar em pânico, verifique alguns pontos básicos, que de tão óbvios parecem tolos:

  • Verifique se sua internet está realmente disponível, roteador ligado, sinal ok
  • Veja se o dispositivo onde está testando o acesso ao seu site está mesmo conectado
  • Tente acessar por conexão de smartphone(3G, 4G, 5G) o seu site(ou tentar pelo desktop com conexão de cabo, fibra, etc, se percebeu o erro em um dispositivo móvel)
  • Peça por telefone ou outro meio para um familiar ou amigo acessar o site

Tente entender o erro

Bem, se o seu site WordPress está mesmo fora do ar, mesmo sendo leigo, você pode tentar entender o que está acontecendo.

Por isso, vamos ver alguns dos erros mais comuns e o que fazer quanto a cada um deles.

Você verá que não é preciso ser um especialista para poupar tempo e ajudar a agilizar a solução.

O caminho quase sempre será primeiro contatar sua hospedagem, para diferenciar o erro entre uma instabilidade conhecida, de um erro que deverá ser solucionado pelo suporte da hospedagem, ou algo que necessite do apoio de um desenvolvedor WordPress.

Procure ajudar o suporte a agilizar a solução

Sempre que ocorrer um erro que é persistente, o mais provável é que você precisará:

  1. Falar com o suporte de sua hospedagem
  2. Pedir auxílio a um desenvolvedor WordPress

Em ambos os casos, você pode ajudar os profissionais que vão te apoiar na solução:

  • Copie e cole o link da página que acessou ao aparecer o erro em um bloco de notas ou email
  • Copie o erro da tela como texto para colar se isto for solicitado
  • Faça um screenshot, uma captura de tela(printscreen) e salve, para enviar caso seja solicitado

Como o suporte geralmente trabalha

Quando você é atendido pelo chat ou telefone, geralmente passar por uma triagem.

Se o problema for básico, você terá boa chance do primeiro técnico resolver.

Se o problema for complexo, provavelmente será aberto um suporte ao chamado avançado, que pode ser respondido entre 1h e 24hs.

Em ambos os casos, será muito importante você ter guardado os materiais para documentar o erro, como explicamos acima.

E claro, também entender os erros que explicaremos ao longo do post.

Como cobrar o suporte da sua hospedagem

Como explicamos, os erros podem ser simples ou complexos, mas independentemente disso, você deve sempre pedir prazos.

Peça sempre prazos concretos para:

  • Quanto tempo levará a análise de seu problema, em horas
  • Em quantas horas você pode esperar uma solução

Caso seu problema seja relatado como uma instabilidade conhecida e temporária da sua hospedagem, você pode cobrar o fato de a maioria das empresas garantirem o site pelo menos 90% do tempo no ar.

Então cobre da hospedagem o “uptime” que geralmente prometem na publicidade.

E peça sempre que sejam objetivos, quanto a deixarem claro se vão e podem resolver o problema, ou se você precisará da ajuda de um desenvolvedor WordPress.

Agora vamos passar as explicações mais importantes para você entender as dificuldades mais comuns que podem deixar seu site WordPress fora do ar.

Erro de bancos de dados(database)

Se ao acessar o site você verificar as palavras “banco de dados” e “erro” ou “database” e “error” na tela, é sinal que seu banco de dados está fora do ar.

O resto do site WordPress pode estar bem, mas sem o banco de dados, o site não pode carregar as informações.

Nestes casos, o melhor é aguardar entre 3 e 5 minutos e tentar acessar o site novamente.

Pode ser apenas uma instabilidade.

Caso o erro permaneça, é hora de falar com o suporte da hospedagem e apurar se eles têm previsão de retorno, ou se o problema em seu site terá que ser melhor investigado com a ajuda de um desenvolvedor.

Erros de servidor 500 e fatal error

Se você encontrar erros com mensagens como “fatal error”, “erro fatal” ou “erro  500”, ou ainda erros com números próximos ao 500(os chamados 5xx), seu servidor está falhando por algum motivo.

Assim como no caso anterior, o melhor é relatar ao suporte e verificar se é algo reconhecido como instabilidade ou você precisará da ajuda de um técnico para seu site WordPress voltar ao ar, pois pode haver algum erro ligado a plugins ou programação.

Clique aqui e veja os principais erros que podem ocorrer em tela e suas explicações(inclusive os 5xx).

Site pedindo login e senha para carregar a home ou redirecionando

Neste caso, pode ter ocorrido de seu site WordPress ter sido atacado ou estar com malware.

Se ele pedir login e senha para carregar a home, pode ser o suporte da sua hospedagem que deixou o site inacessível propositalmente.

No caso de redirecionamento para sites estranhos de terceiros, é quase certa a contaminação por malware.

Você pode falar com o seu suporte de hospedagem e solicitar uma varredura.

Dê uma olhada neste post, pois ele pode te ajudar: Sites WordPress infectados por virus e malware: diagnóstico e tratamento

Tela branca… e mais nada

Quando ocorre tela branca em sites WordPress, as causas podem ser muito variadas.

Por isso, neste caso é quase certo que você precisará da ajuda de um desenvolvedor para checar seus plugins, tema e outros detalhes.

Mesmo assim, fale com o suporte de hospedagem antes, para verificar se não se trata de uma instabilidade.

Site demorando muito para carregar ou carregando quebrado

Caso seu site esteja demorando para carregar, “pendurando”, ou carregando “desconfigurado”,  “quebrado”, você pode tentar limpar o cache de seu dispositivo, para ver se resolve.

Veja como fazer isso facilmente em Como limpar o cache do navegador nos computadores e smartphones

Se não resolver, mais uma vez fale com o suporte, pois pode se tratar de algo temporário, ou que necessite da ajuda de um desenvolvedor WordPress.

Erros típicos que necessitam de apoio de um desenvolvedor WordPress

Alguns erros são bem específicos e necessitam do apoio de um desenvolvedor WordPress para serem corrigidos.

São erros bem característicos que podem demandar ajustes envolvendo plugins, temas, ou mesmo ajustes no PHP de arquivos básicos do WordPress.

Veja uma lista das palavras principais que os idenficam na tela do navegador.

  • Parse Error
  • Syntax Error
  • 404 Error(ao tentar acessar a home)
  • Site is Experiencing Technical Difficulties(site com dificuldades técnicas)
  • Memory Exhausted Error
  • WP-admin não loga mesmo com login e senha corretos
  • Briefly Unavailable for Scheduled Maintenance(indisponível para manutenção)
  • Erro 403
  • Too Many Redirects

Concluindo

Ao perceber que seu site WordPress está fora do ar, você basicamente deve:

  1. Manter a calma
  2. Tentar identificar o erro
  3. Coletar as informações adequadamente para ajudar o suporte
  4. Contatar o suporte para que ele ajude a determinar melhor o problema
  5. Contatar um desenvolvedor WordPress caso seja necessário

Se você está com seu site WordPress fora do ar, ou com erros na tela, podemos te ajudar.

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