Alvaron

Os melhores dias e horários para postar no Instagram

Entender os melhores dias e horários para postar no Instagram é uma excelente estratégia para mais pessoas se engajarem com seus posts.

Existe um dia e horário certo para postar? Depende de cada empresa, do seu segmento, e do seu público.

A seguir dicas valiosas para você trabalhar os posts de sua empresa no Instagram nos horários mais favoráveis.

Conhecer melhor o Instagram

São perto de 200 milhões de posts publicados a cada hora no Instagram.

Pode não ser tão simples marcar presença, conquistar espaços, e destacar-se neste mar de posts.

Além de ser criativo, você tem boas práticas a seguir quando faz um post no Instagram. Muita gente boa sai postando sem pelo menos dar uma olhada em como o Instagram de fato funciona.

Por isso, um bom caminho, é dar uma olhada neste post do próprio blog oficial do Instagram Explicando melhor o funcionamento do Instagram.

Foco no que cliente está fazendo no horário

O foco deve ser o horário em que o internauta está realmente pronto para comprar seu produto ou serviço, ou pelo menos curtir e marcar amigos, ou compartilhar por direct, e não o horário em que você acha que vai ter mais curtidas, ou em que precisa vender mais.

É comum ver no domingo à noite, muitas postagens e lives no Instagram, divulgando produtos, serviços e cursos diversos ligados ao empreendedorismo e coaching.

Justamente um horário em que a maioria das pessoas só quer descansar ou entreter-se para não pensar em nada relativo à retomada dos afazeres de segunda.

Este é um exemplo de empresas que postam esperando receber pedidos logo na segunda cedo de manhã, mas provavelmente terão poucos resultados.

Pesquisas indicam que a maior quantidade de visualizações acontecem no fim de semana, entre sexta, sábado e domingo, mas você precisa ter bons indícios de que seu cliente estará por lá, e num momento propenso, para fazer postagens.

Percepção de quem é o cliente que se tenta engajar

Outro ponto fundamental é analisar o comportamento do cliente que se quer engajar, e quem é ele, o que fará muita diferença nas curtidas, interações e até vendas.

Falar sobre economia e aspectos empresariais no início da manhã faz sentido para certos empreendedores, mas não para os que estão envolvidos com o colégio dos filhos, ou os que podem ter saído para curtir na noite anterior.

Quem você quer atingir? É preciso mapear quem é esta pessoa no mundo real. Ela está realmente no Instagram, e com vontade de ver seu post na hora que você decidiu postar?

Entender quando o cliente está mais tranquilo e receptivo

As pessoas tendem a acessar as redes sociais mais tranquilamente em seus momentos livres.

O maior número de internautas online, geralmente é entre 7 a 9 horas da manhã, 12 às 13:30hs e entre 19 a 22hs à noite.

Se você já entendeu que casa post é um ativo de sua empresa, e deve ser feito com o máximo de qualidade, o ideal é que você tenha tudo pronto para postar exatamente quando o cliente que você já sabe quem é, está livre e mais relaxado para passar por seu post e de fato interagir com ele.

Vale dar uma olhada também no post Guia para pequenas empresas venderem mais(de verdade) na internet para mais dicas.

Saber quanto o post é efetivo após a postagem

Qualquer post no Instagram tem um ciclo de vida útil, ou seja, um período em que realmente tende a conquistar mais cliques, curtidas, compartilhamentos, e induzir compras por parte do cliente.

Vamos ver abaixo como funciona isso para os diferentes tipos de post no Instagram.

Post de feed

Um post mais comum, como o de feed depende muito das curtidas nos primeiros 15 minutos após entrar no ar.

O Instagram destaca quem traz mais rápido, mais audiência, mantendo o post em evidência por em média até 6 horas.

Então, se seu cliente está mais propenso a acessar e interagir com seu post no início da manhã, não adianta postar às 7 da noite.

Por isso, o ideal é deixar tudo pronto para postar e fazê-lo no momento em que seu cliente de fato está lá, no início do período, para que caso sua postagem tenha sucesso, ela aproveite o timing do Instagram para crescer ainda mais.

Post de stories

Para quem investe mais em stories, o ideal é manter uma média de postagens a cada 3 horas, dentro dos horários mais favoráveis para seu cliente.

Os stories são postados com muita frequência por quem os utiliza e o desafio é que as 5 primeiras são sempre em média as que mais são vistas pelos internautas.

É melhor ter qualidade frequente do que saturar com posts feitos só por postar, uma vez que o post ficará 24 horas disponível, e você poderá atingir mais de um tipo de cliente em seus melhores horários.

Para concluir, mais algumas dicas bem importantes

Não esqueça que mesmo havendo previsibilidade nos horários e algumas regras conhecidas, a criatividade e a inteligência sempre podem trazer resultados surpreendentes.

Se você consegue criar conteúdo como memes ou situações dramatizadas que realmente cativam o público, seu post pode facilmente superar as expectativas de melhores dias e horários.

Lembre-se que quem não é visto, não é lembrado, e tendo em mente a vida útil de cada tipo de post, aproveite os melhores dias e horários da plataforma para postagens mais simpáticas e divertidas, que indiretamente podem fazer o cliente lembrar de você no futuro.

Não esqueça que você pode e deve medir resultados para avaliar e melhorar seu planejamento.

Na aba de recursos profissionais, você consegue ver os dias, horários e ações dos internautas e entender se a forma que está trabalhando pode ser melhorada para trazer mais resultados.

Uma dica preciosa, é usar na sua bio, o link de seu site, pois assim você fará o Instagram utilizar seu site para aumentar sua credibilidade com os internautas.

Além disso, o site de sua empresa sendo encontrado pelo Google, fará com que aumente os número de seguidores progressivamente no Instagram, com esta interação entre seu Instagram e seu site, criando um círculo virtuoso de crescimento.

Se você quiser um orçamento para potencializar o Instagram de sua empresa através de um site que apareça bem nas pesquisas do Google, tecle no Whatsapp para um orçamento sem compromisso.

 

 

 

 Telegram.
Alvaron
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.