Iniciar o conteúdo de seu site pode ser simples
Este post é o primeiro de uma série que ajudará você a elaborar o conteúdo de seu site.
Ao longo dos mais de cinco anos em que venho trabalhando com criação de sites para pequenas e médias empresas, e profissionais liberais, tenho percebido como o conteúdo inicial de um site tende a se tornar um grande problema para os clientes.
Muitas empresas e profissionais liberais não sabem como organizar o texto, o conteúdo inicial para o seu site, não conseguem alocar tempo para isso, não querem investir neste âmbito, e nem encontram entre seus colaboradores alguém apto para tanto.
Pensando nisso, resolvi facilitar a vida de profissionais liberais e pequenas empresas que estão com dificuldades em iniciar sua árvore de conteúdo na criação de seu site. Inclusive, ao fim do post, deixo um modelo para download do que seria o conteúdo básico inicial para um site “one page”, uma página inicial onde estão as principais informações do negócio, produto, ou serviço, que podem e devem no futuro ser ramificadas.
Pense no conteúdo do seu site como uma árvore
Um bom meio de pensar o conteúdo do seu site, é no modelo de uma árvore.
Você começa com a raiz e o tronco, e vai ramificando, com os galhos que se expandem, até as folhas e frutos.
O que seria o tronco do conteúdo do seu site? Seria justamente o conteúdo desta primeira página onde estão as principais informações do seu negócio, sua apresentação básica e do que você pretende negociar com seus clientes.
No modelo que está no final do post, temos a raiz e tronco de um site de coaching.
Antes de ver o modelo propriamente dito, vejamos um checklist do que ele contém e do que você vai precisar para criar um conteúdo semelhante na criação de seu site:
- Duas ou três imagens ou fotos para um banner, slider principal
- Duas ou três frases, uma para cada banner
- Uma imagem para uma área central de destaque em parallax(texto parado com imagem de fundo em movimento)
- Uma frase para a área central de destaque em parallax
- Dados de contato
- Textos curtos, com um ou dois parágrafos, para os tópicos a seguir
- Introdução ou Apresentação(qual a sua mensagem inicial, seu diferencial, o que você faz, qual a novidade que apresenta)
- Benefícios(o que o cliente ganha ao contratar você ou seu produto)
- Perfil do profissional ou equipe(quem de fato está envolvido no negócio e seu perfil profissional resumido)
- Serviços ou Produtos(o que você está vendendo, como você entrega e quanto custa)
- Depoimentos(o que diz quem já pagou pelo que você oferece)
- Contato(uma frase ou parágrafo que explique ao que você se dispõe a responder e seus dados de contato)
O bom é inimigo do ótimo
Pode parecer difícil organizar mesmo este modelo simples. Isso porque em geral tendemos a pensar no melhor texto possível, do que começar com algo simplesmente bom.
Deixe as imagens para depois, escolha primeiro os textos.
Ataque os blocos um a um, começando por qualquer um deles.
Faltou inspiração para algum deles? Copie e modifique.
Não esqueça de duas coisas fundamentais:
- Hoje a maioria dos sites possuem gerenciamento de conteúdo facilitado(todos os sites que crio são entregues ao cliente com gerenciador de conteúdo, onde ele mesmo pode ajustar seu texto, e ainda envio vídeos explicando como é fácil fazê-lo)
- Copiar e aprimorar é algo válido, desde que a cópia não seja um mero “copy and paste”, foi assim que países como Japão e China se tornaram grandes potências comerciais, copiando no início e aprimorando, até que pudessem gerar produtos melhores que os originais
Menos O suficiente é mais
Nos acostumamos em geral com a máxima de que “menos é mais”, isso não é verdade. Se eu tivesse parado este post no parágrafo anterior, faltariam ainda mensagens fundamentais.
Pense na diferença sutil que existe nestes dois parágrafos abaixo:
1) Parágrafo incompleto, que NÃO está no modelo de conteúdo inicial em PDF para download
“O coaching financeiro é um processo que visa potencializar a performance financeira e gerar satisfação e
qualidade de vida pessoal e familiar.
Através de técnicas, ferramentas e metodologias, o treinador (coach) orienta e acompanha o cliente (coachee)
no seu desenvolvimento psico-financeiro. Psico-financeira? Sim.
Parte dos problemas financeiros vivenciados, assim como o sucesso financeiro, estão relacionados às nossas
ações e reações emocionais, comportamentos e propósitos de vida.”
2) Parágrafo completo, que ESTÁ no modelo de conteúdo inicial em PDF para download
“O coaching financeiro é um processo que visa potencializar a performance financeira e gerar satisfação e
qualidade de vida pessoal e familiar.
Através de técnicas, ferramentas e metodologias, o treinador (coach) orienta e acompanha o cliente (coachee)
no seu desenvolvimento psico-financeiro. Psico-financeira? Sim.
Parte dos problemas financeiros vivenciados, assim como o sucesso financeiro, estão relacionados às nossas
ações e reações emocionais, comportamentos e propósitos de vida.
Por outro lado, a falta de educação financeira e de uma postura proativa na geração de renda tem afetado
diretamente o bolso das pessoas e suas famílias.”
A diferença sutil está na frase “Por outro lado, a falta de educação financeira e de uma postura proativa na geração de renda tem afetado diretamente o bolso das pessoas e suas famílias.”
Repare que ela é essencial, pois liga o que está sendo oferecido, “coaching financeiro”, ao mundo real, à vida cotidiana, e atinge diretamente o inconsciente de alguém que está preocupado por estar lidando com dívidas, dificuldades financeiras, mas também atinge alguém que se preocupa em aprender a nunca entrar em dificuldade.
As três primeiras linhas, expõem subsídios técnicos, a quarta envolve o cliente… e com quatro linhas se passou uma mensagem suficiente para apresentar o site, e seu serviço… o suficiente é mais.
Continua no próximo episódio
Como expliquei no início deste post, ele é o primeiro de uma série, que pretende ajudar pequena e médias empresas e profissionais liberais a estruturar o conteúdo de seu site.
Baixe aqui o modelo de conteúdo inicial para o seu site.
Voltaremos neste mesmo Bat Canal muito em breve, e você pode acompanhar a série assinando a newsletter mensal que está na barra lateral deste post.
Fique ligado e um abraço!
Criar sites, blogs e landing poages para pequenas e médias empresas, bem como profissionais liberais em geral é nossa especialidade. Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso.
Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br