O Google Suggest é um recurso de pesquisa que oferece opções de pesquisa aos usuários antes mesmo de concluírem a digitação das palavras-chave desejadas e antes de efetivamente realizarem a pesquisa.
Em essência, esse mecanismo reúne sugestões do Google para melhorar a eficiência dos resultados apresentados.
Hoje vamos ver o que é o Google Suggest e como ele funciona.
O que é o Google Suggest?
O Google Suggest, ou “Autocomplete”, é uma funcionalidade incorporada ao campo de busca do Google que fornece sugestões de pesquisa à medida que você digita sua consulta na barra de pesquisa.
Como funciona o Google Suggest?
Você provavelmente já notou que, à medida que digita uma palavra, automaticamente aparecem sugestões para completá-la e adicionar outros termos, certo?
Exatamente. Essas sugestões são geradas com base na forma como as pessoas realmente realizam suas pesquisas.
Portanto, se um grande número de pessoas começa a digitar uma determinada frase e, em seguida, continua a inserir uma sentença relacionada, essa combinação pode ser exibida como uma sugestão.
É possível aparecer nas sugestões iniciais de pesquisa?
Não há uma opção direta para “comprar posições” no Google Suggest, como em anúncios pagos.
Isso ocorre porque o sistema se baseia em padrões de pesquisa históricos, e as sugestões que surgem refletem os termos mais frequentemente pesquisados e as combinações mais utilizadas para as palavras-chave sendo digitadas.
Além disso, quando você está conectado à sua conta do Google, o histórico de suas pesquisas também tem um impacto nas sugestões apresentadas.
Um detalhe importante a se notar é que, no Google Suggest, as sugestões gerais não são idênticas para todos os usuários que realizam uma mesma pesquisa.
Isso ocorre porque, além do histórico de pesquisa, a velocidade da conexão à internet influencia a geração das sugestões exibidas.
Outros elementos que afetam os resultados incluem:
- Tipo de dispositivo(móvel ou desktop) usado para realizar a pesquisa.
- Fazer a busca logado no Gmail ou Google.
- Configurações específicas do navegador, como o idioma utilizado.
- Presença de histórico de pesquisa que pode ser usado para determinar os interesses do usuário.
- A frequência com que uma sugestão específica é selecionada quando exibida.
- Conceitos associados à pesquisa, como atividade profissional, alimentos, música, animais, entre outros.
Claro, aqui está uma reescrita da seção sobre como o Google Suggest funciona:
O Funcionamento do Google Suggest
Como mencionado anteriormente, o Google Suggest opera com base em padrões históricos de pesquisa.
Em essência, o Google Suggest combina os termos mais frequentemente buscados com as combinações mais utilizadas para as palavras que alguém começa a digitar no campo de pesquisa do Google.
Portanto, para obter resultados de pesquisa ou sugestões mais precisas, é aconselhável realizar a pesquisa em uma janela de navegação anônima. Isso resultará em sugestões diferentes.
Mesmo se uma pesquisa contenha erros de português, ou seja, com ortografia diferente da norma padrão, o Google Suggest ainda mostrará sugestões, incluindo aquelas com a grafia correta e outras com a grafia incorreta.
Um aspecto crucial do Google Suggest é a consideração da privacidade do usuário, o que resulta na formação de sugestões diferentes quando grupos distintos de pessoas realizam as mesmas pesquisas.
Dicas para Aproveitar ao Máximo o Google Suggest
Agora que você compreende como aproveitar o Google Suggest, confira estas práticas dicas para utilizar a ferramenta com maior eficácia e aprimorar seus resultados:
- Opte por frases específicas.
- Comece de forma simples e, em seguida, acrescente palavras e termos gradualmente.
- Utilize palavras que os sites frequentemente empregariam.
- Tire proveito do Google Suggest para pesquisar palavras-chave adicionais ou de apoio.
- Empregue operadores de pesquisa, til (~) na frente de uma palavra (para encontrar sinônimos) ou como aspas (para buscar uma frase exata).
Veja também Guia prático para utilizar palavras chave e subir no Google
Como o Google Suggest Pode Beneficiar sua Empresa
Para além da pesquisa de palavras-chave, o Google Suggest oferece uma série de benefícios valiosos para a sua empresa. Entre eles, incluem-se:
- Detecção de Tendências: Ajuda a identificar mudanças nas preferências dos usuários, revelando tendências emergentes que podem ser exploradas.
- Compreensão do Comportamento do Cliente: Permite entender o que os clientes buscam e como eles descrevem produtos e serviços, proporcionando insights sobre o comportamento do consumidor.
- Análise da Concorrência por Palavras-chave: Facilita a identificação de palavras-chave com menor concorrência, oferecendo oportunidades para se destacar no mercado.
- Otimização Local: Leva em consideração a localização do usuário ao fornecer sugestões, o que é essencial para negócios que visam aprimorar sua presença local.
Conclusão
Para que sua empresa apareça bem no Google, você precisa de um blog ou site.
É que posts do Instagram não são indexados na busca, o que acontece também com posts de outras redes sociais.
Então é no blog ou no site que você conseguirá trabalhar conteúdos úteis e as palavras chave que podem alavancar seus negócios.
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