O teste AB é uma ferramenta muito útil para tomar decisões embasadas em dados.
Em relação às landing pages, conhecer testes AB, ajuda a obter mais conversões e refinar suas estratégias de promoção.
O teste AB é uma estratégia que compara duas ou mais versões de uma landing page, para identificar qual gera resultados melhores.
Mesmo para pequenas empresas que precisam otimizar seus investimentos, muitas vezes contando apenas com a própria equipe da empresa, o teste AB é muito efetivo.
Como planejar o teste AB em landing pages?
São criadas duas ou mais versões da mesma landing page, com uma ou mais variações.
As landing pages devem ser diferentes em itens como:
- Vídeos
- Fotos
- Botões
- Títulos
- Textos
- Rodapé
- Layout
- Chamadas para ação (Calls to Action ou CTA).
Então, divida o público em dois grupos: grupo de controle e grupo de teste.
O grupo de controle deve ser convidado a acessar a versão original da landing page.
Já o grupo de teste acessará a landing page versão modificada.
O objetivo é obter insights e dados para tomar decisões com base em informações concretas.
A ideia é comparar as diferentes versões da landing page e medir seu desempenho.
Assim, é possível saber qual é mais eficaz na geração de fatores com:
- Tempo de permanência
- Taxa de conversão
- Taxa de cliques
Se você tem uma pequena empresa, e vive a realidade de ter que otimizar custos, poderá medir o resultado com a utilização do Google Analytics.
Além disso, pode utilizar um meio mais rústico, através da comparação do número de contatos e vendas que cada página gera na prática.
Como funciona o teste AB?
O teste AB deve cumprir algumas etapas para obter resultados adequadamente.
Como explicamos anteriormente, uma pequena empresa pode fazer um teste AB simplificado e medir de modo mais simples e direto resultados.
No entanto, vamos verificar as etapas que de praxe compõem um teste AB.
Definir objetivo
O objetivo está ligado a algum fator específico, como por exemplo, aumentar a conversão.
O teste AB vai servir para eliminar o “eu acho”.
Será que um título maior ao lado de um VSL converte mais?
Com o teste AB vai ser possível avaliar.
Identificar variáveis
São os elementos que vão variar em cada landing page, como citamos anteriormente(título, vídeos, textos, fotos).
É importante haver uma avaliação do motivo pelo qual vai ser tentada uma variação.
Por exemplo, o vídeo VSL pode ser trocado por um vídeo do criador do produto ou serviço de modo informal, para verificar se um tom mais pessoal na apresentação pode aumentar conversões.
Dividir o público em grupos
A divisão dever significativa, com grupos onde as características se equilibram.
Você pode dividir mais usualmente das seguintes formas:
- Aleatoriamente
- Demograficamente(idade, gênero, localização geográfica)
- Por comportamento(histórico de compras, interesses ou preferências, ações anteriores)
- Proporcional(ex: 40% do tráfego para a versão A e os 60% para a versão B)
- Sequencial(ex: durante uma semana, a versão A é exibida para os primeiros 30% dos visitantes e a versão B para os 70% restantes. Na semana seguinte, os grupos são alternados)
Implementar o teste
As variações são implementadas. Cada grupo é exposto a uma versão diferente. Assim, será possível comparar resultados obtidos.
Coletar dados
A ação deve ser realizada durante o teste.
São dados usualmente relevantes, entre outros:
- Número de cliques
- Taxa de conversão
- Tempo de permanência
Analisar resultados
Vamos falar desta etapa no próximo tópico, com enfoque nas pequenas empresas.
Como uma pequena empresa pode analisar o teste AB?
Mesmo para uma pequena empresa com orçamentos limitados, é possível analisar os resultados de testes AB em landing pages de forma eficaz.
Com criatividade e aproveitando as opções disponíveis, você pode realizar testes AB eficazes e analisar os resultados para melhorar o desempenho das suas landing pages, mesmo com um investimento menor.
Algumas sugestões para realizar essa análise com pouco investimento:
Defina métricas relevantes
Concentre-se EM métricas-chave que são que estão diretamente relacionadas aos objetivos da sua empresa, como taxa de conversão, taxa de cliques, tempo gasto na página, entre outras.
Acompanhe os resultados manualmente
Se você não tiver acesso a ferramentas específicas de teste AB, use análise de dados básica.
Registre os dados relevantes das diferentes variações das landing pages, como o número de cliques, conversões e outras métricas importantes.
Organize esses dados em planilhas e faça comparações entre as variações.
Utilize ferramentas gratuitas ou de baixo custo
Existem ferramentas de análise de dados gratuitas, ou com planos de baixo custo.
Por exemplo, o Google Optimize, tem opções gratuita(avaliação) e acessíveis para testes AB.
Calcule a significância estatística
Mesmo sem ferramentas avançadas, é possível realizar uma análise estatística básica.
Existem calculadoras online gratuitas de teste AB que podem ajudar a verificar a significância estatística dos resultados.
Isso permitirá determinar se as diferenças observadas entre as variações são estatisticamente relevantes ou apenas aleatórias.
Faça testes pequenos continuamente
Se você não tiver recursos para realizar grandes testes AB, em vez de testar várias mudanças simultaneamente, teste pequenas alterações de cada vez e acumule aprendizados ao longo do tempo.
Isso permitirá que você tome decisões informadas mesmo com um orçamento limitado.
Como fazer testes AB em Landing Pages?
Agora vamos compilar o que vimos até agora, voltando o foco para a realização dos testes em landing pages.
Defina o que vai ser testado
Antes de iniciar o teste AB, defina elementos da sua landing page que você deseja testar.
Por exemplo: fotos, títulos, formulários, cores, webdesign. Foque em elementos que possam impactar diretamente a taxa de conversão.
Crie versões dos elementos de teste
Com base nos elementos escolhidos, crie diferentes versões para cada um deles.
Por exemplo, você pode testar diferentes títulos, diferentes posicionamentos do formulário ou diferentes imagens de destaque.
Cada variação deve ter a ver com o objetivo da sua landing page.
Divida o tráfego
Ao realizar o teste AB, é importante dividir o tráfego entre as versões da sua landing page.
Utilize ferramentas de teste AB(por exemplo, o Google Optimize) para direcionar uma porcentagem do tráfego para cada variação.
Colete dados
Colete dados relevantes, como taxa de conversão, taxa de rejeição, tempo de permanência na página e número de cliques.
Utilize ferramentas de análise, como o Google Analytics, para obter insights sobre o desempenho de cada variação.
Análise dos resultados
Analise os resultados e compare o desempenho das variações.
Utilize métricas-chave para determinar qual versão teve um desempenho superior em relação ao objetivo da sua landing page.
Lembre-se de considerar a significância estatística dos resultados, através de calculadoras online gratuitas de teste AB, para obter conclusões confiáveis.
Implemente a variação vencedora:
Com base na análise dos resultados, identifique a variação que apresentou melhor desempenho e implemente-a como a versão principal da sua landing page.
Isto deverá ajudar a melhorar a taxa de conversão e impulsionar o sucesso das suas campanhas.
No caso de landing pages com botões de compra, isto é, as chamadas páginas de vendas, definir uma versão vencedora após testes AB pode ser ainda mais importante.
Veja também Entenda a diferença entre landing pages e páginas de vendas
Conclusão
Ao realizar testes AB em suas landing pages, você identificará as melhores práticas e elementos realmente eficazes para aumentar as conversões.
Lembre-se de que, mesmo com recursos limitados, é importante seguir boas práticas de teste AB, como:
- Manter amostras de teste significativas
- Executar os testes por tempo suficiente
- Garantir que as alterações entre as variações sejam significativas o bastante para gerar insights confiáveis
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