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O Tamanho dos posts do seu blog é importante?

O tamanho do conteúdo dos posts do seu blog importa? Qual o seu impacto nas buscas do Google? Perguntamos a alguns especialistas em SEO e condensamos as opiniões e constatações neste post.

A criação de um blog é uma ótima maneira de pequenas empresas e profissionais liberais direcionarem tráfego para suas landing pages e sites. Além de fornecer conteúdo que você pode usar os posts para o marketing das redes sociais, seu blog também pode ser encontrado no Google e gerar tráfego orgânico.

O tráfego orgânico costuma ser o melhor tráfego possível, porque é segmentado e os visitantes já estavam procurando uma solução que você oferece para seus problemas. Mas obter boas colocações no Google com seu blog não é fácil, e o tamanho de seus posts ainda pode desempenhar um papel fundamental nisso.

Alguns especialistas em SEO recomendam postagens curtas, de 300 a 500 palavras, mas a média dos blogs parece conter posts muito mais longos. Afinal, o tamanho do post interfere na sua classificação nas buscas do Google? Qual é o melhor tamanho de post a ser adotado, e por qual motivo?

O tamanho dos posts pode sim ser importante

O tamanho dos posts do seu blog é importante porque segundo alguns especialistas em SEO, pode estar relacionado com rankings mais altos em mecanismos de busca como o Google. Essa relação existe há anos, mas as evidências parecem sugerir que posts mais longos estão se tornando mais importantes para o rankeamento.

O Google sempre tenta colocar o conteúdo de maior qualidade no alto de seus rankings, afinal, eles querem entregar aos usuários os melhores resultados possíveis. Portanto, supõe-se a conclusão lógica de que um conteúdo mais longo é mais detalhado e, portanto, mais propenso a responder às perguntas do usuário.

Claro, os internautas podem não estar sempre procurando por postagens mais longas, especialmente para perguntas simples, mas para muitos analistas de SEO e Google Analytics, postagens mais longas têm um desempenho melhor. Isso significa que as empresas que desejam atrair mais tráfego de pesquisa orgânica devem tentar criar postagens mais longas, mas antes disso, especialmente detalhadas.

O tamanho dos posts sempre foi importante?

Não foi sempre o que se pensava em tempos passados, o tamanho de postagem recomendado era muito menor, 500 palavras eram um “padrão”, mas agora isso é quase o mínimo que se espera em um bom post.

A razão para isso é simples; O Google era primitivo meia década atrás. O algoritmo deles não era tão bom para entender o conteúdo de um post, tornando-o fortemente dependente de links.

Isso significava que era possível manipular com mais facilidade o SEO, assim digamos,  e havia pouca necessidade de criar um conteúdo que fosse longo ou que agregasse algum valor. Só que os tempos mudaram, a inteligência artificial evoluiu muito e a opinião geral é de que você verá seu conteúdo obter classificações muito melhores no Google, criando posts com conteúdo relevantes, que é detalhado e responde às perguntas de seus leitores.

Então tamanho importa… e qualidade mais ainda!

A principal diferença de hoje em relação ao passado, é que o Google está priorizando cada vez mais sites adaptados aos dispositivos móveis. Essa mudança prioriza os sites que são responsivos porque o Google sabe que a maioria dos usuários pesquisa em dispositivos móveis.

A questão então se torna: os usuários de tablets e smartphones querem ler milhares de palavras?

Nos últimos dois anos, o post ideal em termos de SEO era de cerca de 2.000 palavras. Postagens de blog mais longas tiveram melhor classificação, mas as evidências também sugerem que os leitores normalmente não querem ler as postagens excessivamente longas.

Isso mostra que o Google ainda não está conseguindo dar às pessoas os resultados ideias, seu algoritmo está usando o tamanho da postagem como um fator para decidir como os posts devem ser classificadas em seus resultados. Mas com uma priorização de classificação melhor para posts adaptados aos dispositivos móveis, isso pode mudar.

Não há resposta fácil… nem certezas absolutas… mas há um caminho!

E agora? Escrever posts longos por causa da maneira que o Google classifica posts atualmente, ou investir na tendência de conteúdo que favorece a leitura em dispositivos móveis? A resposta não é fácil, especialmente quando se trata de SEO, mas algo que não falha, é se espelhar nos vencedores: os sites que estão permanentemente no topo dos resultados de busca geralmente estão lá por uma boa razão, então copiar o que eles estão fazendo pode ser uma boa ideia.

Só tem uma coisa, você não pode esperar ser ainda melhor que os vencedores, ultrapassá-los, se você estiver produzindo a mesma qualidade e quantidade de conteúdo: você precisa ir além.

Portanto, os posts de seu blog devem ter dois objetivos:

  • Responder as perguntas do usuário
  • Superar o conteúdo da concorrência.

Ao fazer isso, você está fornecendo mais valor para os leitores potenciais de seu segmento do que os outros sites concorrentes, e você merecerá uma classificação mais alta, naturalmente.

Se os posts de seu concorrente mais bem colocado no Google forem em média de 200 palavras, escreva mais de 200 palavras, se eles tiverem 5.000 palavras, escreva mais de 5.000 palavras, mas palavras relevantes, lembre que seu conteúdo tem que responder uma dúvida, oferecer uma solução para um problema, ou entreter de verdade.

Não pense estritamente que posts mais longos funcionam melhor, a contagem de palavras pode ser até mesmo ignorada. A chave é que os posts mais longos atualmente tendem a ser melhor classificados, porque são mais detalhados, fornecem mais valor, são mais relevantes para o leitor, mas a maneira que o Google classifica conteúdo está sempre mudando e evoluindo.

Conclusão: 

Embora possa não haver um tamanho “ideal” de post, as 2.000 palavras parecem estar mais correlacionadas atualmente com os melhores rankeamentos nas buscas do Google. O mais importante é que os posts mais longos tendem a ter uma classificação mais alta. No entanto, esses posts ainda precisam agregar valor, precisam ser relevantes para o leitor.

Aumentar seus posts com mais palavras após a criação de seu blog pode e deve funcionar por enquanto, mas é improvável que seja um método sustentável, para longo prazo. O Google está continuamente evoluindo seu algoritmo, e é provável que à medida que sites responsivos, e conteúdos adaptados aos dispositivos móveis sejam ainda mais priorizados no alto dos resultados de busca, a tendência será escrever posts mais curtos e altamente otimizados no que se refere ao valor que agregam, pensando em leitores que não tenham vontade de ler posts longos em seus dispositivos, mas ainda assim queiram encontrar conteúdo realmente relevante.

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