Alvaron

Quais as diferenças entre blogs e sites?

O que é um blog e como ele é diferente de um site?

Se você está pensando em criar um blog ou um site, é bom entender esses termos..

Neste post, explicaremos o que é um blog, w qual é a diferença em relação a um site.

Também falaremos sobre os benefícios de um blog.

A História dos Blogs

Os blogs evoluíram a partir dos diários online em meados dos anos 90.

Naquela época, os internautas já estavam criando páginas pessoais da Web onde publicavam regularmente conteúdos como histórias pessoais e pensamentos.

O termo web log foi usado para classificar estes sites pela primeira vez no final dos anos 90, o que mais tarde se tornou “weblog”, depois apenas “blog”.

Devido ao crescimento da internet, várias ferramentas começaram a aparecer.

Isso que facilitou para a criação de diários online e blogs pessoais de internautas.

Essas ferramentas ajudaram a popularizar os blogs e tornaram a tecnologia acessível a usuários não técnicos.

Em 1999, foi lançado o popular site de blogs Blogger.com, que mais tarde foi adquirido pelo Google em fevereiro de 2003.

No mesmo ano, o WordPress lançou sua primeira versão como plataforma de blog em maio de 2003.

Hoje, o WordPress é a plataforma de blogs mais popular do mundo, alimentando mais de 43% de todos os sites na internet.

Qual é a diferença entre blog e site?

Os blogs são um tipo de site.

Na verdade um site pode ter um blog, como o nosso aqui tem, no qual você está lendo este post.

Nosso site tem outros conteúdos que são publicados em formato de página, como trabalhos, serviços e páginas de sobre, e tem o blog, com conteúdos e assuntos diversos.

É cada vez mais comum e necessário empresas terem blogs ou blogs em seus sites para potencializar seu tráfego orgânico, informar clientes e conquistar potenciais clientes.

Veja também As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico

A única diferença entre um blog e outros tipos de site é que os blogs são atualizados regularmente com novos posts, que são exibidos geralmente em ordem cronológica inversa (novas postagens primeiro).

Em Sites típicos sem blogs, o conteúdo é organizado em páginas e elas não são atualizadas com frequência.

Já um blog é dinâmico e costuma ser atualizado com mais frequência.

Blog ou site qual é o melhor?

Você deve ter um blog ou um site, qual é o melhor? Bem, isso depende de quais são seus objetivos.

Muitas pequenas empresas em têm sites tradicionais compostos apenas de páginas sem blog.

Esses sites geralmente são criados para criar uma presença institucional para a empresa ou profissional na internet.

Por outro lado, mais e mais empresas estão percebendo o potencial de um blog em sua estratégia geral de marketing.

As empresas estão adicionando blogs em seus sites e os utilizando para obter mais tráfego através do Google.

Isso porque os blogs comprovadamente melhoraram a otimização para mecanismos de busca(SEO).

Veja também Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade

Qual é a diferença entre postagens de blog e páginas?

Páginas estáticas são conteúdo do tipo “pilar” em seu site, como sua página sobre, página de contato, página de produtos ou serviços, página inicial, etc.

Posts do blog são conteúdos eventuais, contextuais, como notícias, tutoriais, manuais, histórias, análises, dicas, que os internautas decidem ler para se informar, aprender, ou mesmo se divertir.

As páginas geralmente não deixam espaço para comentários e compartilhamentos, e não são atualizadas frequentemente.

Também não são criadas novas páginas a toda hora.

Por outro lado, os posts são criados frequentemente, usualmente permitem comentários e possuem botões de compartilhamento, pois são conteúdos mais interativos e dinâmicos.

Veja também Com que frequência se deve criar posts para um blog?

Quais são os maiores benefícios do blog?

As principais marcas e empresas criam blogs para informar seus clientes, compartilhar notícias, manuais, tutoriais, dicas, ou mesmo conteúdo relacionado indiretamente aos seus produtos e serviços.

Assim, alcançam um público mais amplo.

O blog é uma parte essencial da estratégia de marketing online para a maioria das empresas antenadas nas possibilidades do mundo digital.

Estese são apenas alguns benefícios básicos dos blogs.

  • Ajudam empresas e profissionais a se tornarem autoridades digitais em seu setor
  • Permitem que profissionais em empresas mostrem seus pontos fortes, entregas e realizações
  • Blogs trazem mais clientes em potencial para seus sites
  • Aumentam o tráfego orgânico e assim otimizam a necessidade de pagar por anúncios
  • Permitem que internautas compartilhem com amigos, familiares e colegas conteúdos sobre seu negócios

Se você deseja um site com blog para potencializar os negócios de sua empresa pela internet, tecle pelo WhatsApp.

 Telegram