Blogs são a melhor estratégia de promoção para pequenas e médias empresas
Recentemente tenho escrito bastante sobre blogs.
Tenho feito isto por estar convencido de que blogs são a melhor estratégia de promoção para pequenas e médias empresas, especialmente pelo baixo investimento, que em tese pode se resumir apenas ao seu tempo ou o de um colaborador: com a dedicação de duas ou três horas por semana, já é possível criar um blog que através do tempo traga visitantes, autoridade e promoção para seu negócio.
Neste momento, convido que dê uma olhada em um post que se relaciona fortemente com o que vamos ver a seguir, “O poder do blog: propaganda grátis para sua empresa, negociações facilitadas, e o tempo trabalhando a seu favor“.
Site com blog versus site sem blog
Muitas vezes, um exemplo prático com imagens e vídeo, vale muito mais do que palavras, por isso neste caso, vamos imaginar uma competição entre dois sites. Dois sites de profissionais liberais(poderiam ser também os sites de duas pequenas empresas), nutricionistas, psicólogos, dentistas, advogados, sendo que após a criação do site, apenas um se preocupou com a criação de um blog, e o outro, decidiu permanecer sem blog.
Vence a corrida quem estiver melhor colocado nas buscas do Google,e portanto gerando mais conteúdo.
Confira a imagem abaixo, que mostra a diferença visível do site que se preocupou com a criação de um blog e outro que permaneceu apenas com as páginas principais, considerando que no site com blog, houve uma postagem por semana, durante dois meses.
Reparem que o site com blog agora tem uma árvore de conteúdo que representa o dobro da árvore do site sem blog.
É claro que o blog por si só pode não garantir um melhor posicionamento nas buscas do Google, mas sendo o Google faminto por conteúdo de qualidade, ao longo do tempo, em quem você apostaria na competição por melhor colocação nos resultados de busca, considerando que ambos não podem ou não querem pagar por anúncios: um site que pouco se atualiza, ou um site que só cresce e é atualizado constantemente?
E mesmo que o primeiro invista em promoção e o outro não em determinado período, o que tende a criar uma impressão melhor e um relacionamento com o cliente, sem falar em mostrar autoridade… um site com quatro ou cinco páginas, ou outro, onde constam estas mesmas páginas, mas com uma árvore interessante de notícias, dicas, e outras informações sobre o serviço ou produto oferecido, com chamadas já na home ?
Para explicar com mais profundidade, gravei o vídeo a seguir, que vale conferir.
https://www.youtube.com/watch?v=Nq4l_2AoPPA&t=57s
Pontos importantes a considerar sobre o blog como ferramenta de promoção:
- Escreva constantemente, pelo menos uma vez por semana;
- Escreva posts que realmente melhorem a vida e/ou trabalho de seus visitantes e clientes. Pergunte-se sempre: “eu leria este post? eu compartilharia este post?”;
- Esteja presente nas redes sociais, as que forem nitidamente relevantes para seu negócio. Seu site deve ser um hub, uma central onde toda sua divulgação na internet é “amarrada”;
- O post deve ser compartilhados em todas as redes sociais que você entender relevantes para seu negócio;
Espero que este material te ajude a promover seu negócio na internet, com recursos otimizados, a partir da criação de seu site ou criação de seu blog!
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