Alvaron

Vantagens do WordPress sobre plataformas de criação de landing pages

Cada vez mais recebemos contatos de clientes que estão insatisfeitos com plataformas de criação de landing pages, ou construtores de landing “automáticos”. Tudo é muito fácil e bonito em termos de marketing e muitas vezes a promessa é de preço baixo ou grátis, mas aos poucos as coisas acabam se revelando usualmente bem diferente do que a expectativa inicial.

Muitas pequenas empresas e profissionais já descobriram que criar landing pages e páginas de vendas,  é uma ótima maneira de:

  • Captar emails e dados do cliente
  • Iniciar um contato com o cliente por whatsapp
  • Convencer o cliente a se informar mais ou contratar e comprar 
  • Vender diretamente um produto ou serviço

Então surge uma dúvida: criar uma landing page em sua hospedagem e domínio, ou utilizar uma plataforma de criação de landing pages? Ao longo dos anos, temos observado que em médio e longo prazo, sem dúvida, escolher este tipo de plataforma “automática”, é adiar a solução definitiva de criar sua landing page com WordPress em seu próprio domínio.

Vejamos os principais motivos: 

As desvantagens das plataformas para criar landing pages

Seu negócio está preso na plataforma

Não é nada fácil exportar páginas de um construtor de páginas para HTML padrão ou trocar de plataforma sem ter que fazer todo o trabalho de novo. Como você baixa suas fotos? E seus textos? Isso que nem falamos no caso de por algum motivo a plataforma desistir de operar sem resguardar os clientes. São desvantagens similares às apresentadas por empresas de sites grátis.

Surpresas com custos

Se você paga mensalmente ou anualmente para ter sua landing page ou página de venda em uma  plataforma, cedo ou tarde aparecem custos inesperados, especialmente se você quer evoluir as funcionalidades e o design. Para ter o mínimo, você pode até pagar pouco, mas na hora de diferenciar seu negócio da concorrência, os preços vão aumentando, até porque as empresas que oferecem construtores de landing pages precisam lucrar de alguma maneira.

Personalização limitada e restrita

As plataformas nunca serão tão flexíveis quanto um ambiente de design e desenvolvimento 100% personalizado em sua própria hospedagem. Sempre vão haver limitações, a maioria dos clientes que nos procuram vindos de plataformas, estão muito chateados por sofrerem para fazer qualquer coisa que fuja aos modelos e padrões.

Pouca produtividade nas edições

A maioria das plataformas para criar landing pages, torna difícil ou impossível fazer edições globais, o que significa que, se você tiver 1 ajuste exatamente igual para fazer em 10 páginas diferentes, precisará fazer um por um. Tempo desperdiçado e esforço desnecessário.

Recursos para evoluir sua página custam caro

Toda plataforma de criação de páginas de vendas, tem diferentes pacotes, e dependendo do que você precisa, seus custos aumentam radicalmente, especialmente se for algo que permita a você faturar mais.

Aprendizado complicado

A maioria das interfaces dos construtores de páginas de vendas e landing pages é engessada e chatas de usar. Como são todas diferentes, mesmo se você estiver familiarizado com um construtor, poderá se sentir perdido ao trabalhar em outro, aumentando seu stress e desperdiçando seu dinheiro.

 

As vantagens de criar landing pages ou páginas de vendas com WordPress

O WordPress é seu, fica instalado em seu domínio e hospedagem

O WordPress.or permite que você baixe e implemente o WordPress em seu servidor de hospedagem. Na verdade muitas empresas até automatizam este processo. Depois de instalado, o WordPress e todo o trabalho que você desenvolver em sua landing page ou página de vendas é seu de forma definitiva.

Sem custos extras

Com landing pages desenvolvidas em WordPress em sua própria hospedagem, você só terá o custo anual do domínio, R$ 40 em média e a mensalidade da hospedagem, que você encontra com boa qualidade a partir de R$ 30 por mês.

Customização fácil

Com WordPress, você desenvolve páginas de vendas e landing pages e depois tem controle total de conteúdo e com a ajuda de um desenvolvedor, ou mesmo por si próprio, consegue imprimir ao seu negócio uma identidade única na internet.

Alta produtividade nas edições

Com WordPress, você consegue substituir por exemplo um telefone, email, nome ou preço, globalmente, em todas as páginas do site, com poucos clicks.

Evolua seu negócio sem gastos desnecessários

Com WordPress, você pode por exemplo passar de uma landing page simples, para uma que venda com checkout, sem custos adicionais. São centenas de plugins gratuitos, para contato direto pelo whatsapp, captação de emails e mesmo venda com pagamento eletrônico e painel de controle de pedidos.

Aprendizado simples

O WordPress é muito fácil de usar. Editar conteúdo é tão simples quanto enviar um email. Você pode arrastar e soltar elementos como textos, imagens, fotos, vídeos, ajustando sua landing page  como quiser, sem que precise saber programar. 

O pior dos cenários: você e seu concorrente, iguais

Com plataformas de criação de landing pages e páginas de vendas “automáticas”, você pode acabar escolhendo um modelo que seu concorrente também escolheu. Com o avanço da tecnologia, uma das principais diferenças entre as empresas e produtos tende a ser justamente o design, e o toque diferenciado.

Com WordPress, a liberdade de gerar um design único para sua landing page ou página de vendas é total. Você pode chegar ao ponto de desenhar no papel o layout que espera e o WordPress te dá liberdade total para colocar cada foto, cada texto, exatamente onde você quer.

Vantagens para melhorar a posição no Google

Com landing pages e páginas criadas em WordPress, você contará com plugins, que além das vantagens acima, ajudarão você a se destacar no Google com algumas facilidades que você mesmo poderá gerenciar:

  • Gerenciamento e melhoria do SEO através do próprio editor de conteúdo
  • Otimização no tempo de carregamento das páginas
  • Criação de sitemaps
  • Administração facilitada de títulos, descrições e meta tags

Concluindo

Resumindo, o mundo das plataformas para criar landing pages é engessado, limitado e nada é realmente seu. O WordPress acaba com as restrições, limites, e dá a você total controle e propriedade da presença do seu negócio na internet. 

E mais, ao não hospedar uma landing page no seu site e domínio, você perde a oportunidade atrair clientes em potencial apara seu site, onde quem manda é você em todos os sentidos: é o seu domínio. 

Lembre-se, as landing pages e páginas de vendas são desenhadas para captar e vender, sugerir ações, mas as pessoas muitas e muitas vezes querem descobrir, explorar e não simplesmente comprar como robôs.

Ao visitar uma landing page ou página de venda realmente única, surge a atmosfera que faz o visitante querer mais informações sobre o que você oferece, sua equipe, ler seu o blog etc.

Ampliar a experiência do cliente é potencializar seu interesse e sua vontade de contratar e comprar de forma natural.

Peça um orçamento sem compromisso para criar sua landing page ou página de vendas com WordPress.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

 Telegram