Escrever um post para o blog de sua empresa, não é só colocar suas ideias na internet.
Um post no blog de seu negócio precisa entre outros pontos:
- Gerar valor para seus clientes
- Contribuir para a credibilidade de sua empresa
- Indexar bem nas buscas do Google para que mais pessoas conheçam seu negócio
Então postar em um blog empresarial envolve ideias, mas também aspectos que venham a trazer mais acessos de potenciais clientes interessados em seus produtos e serviços.
A importância de um bom post
As pessoas usam a internet para fazer perguntas e resolver seus problemas.
É sua função, como especialista em sua área, fornecer as soluções para os problemas deles.
Esse é um dos motivos pelos quais um post de blog empresarial é importante.
Então vejamos alguns passos para que você consiga trazer mais acessos para o site de sua empresa através de posts em seu blog corporativo:
Escolha um assunto relevante
Liste todas as suas ideias e decida o assunto mais pertinente ao momento de seu negócio.
Pense sobre as questões-chave, como, o quê, por quê, onde, quando.
Guarde as ideias de assuntos, você pode consultá-las quando for escrever mais posts, no mínimo um por semana.
Algumas ideias podem ser:
- Perguntas frequentes de clientes
- Coisas que você deseja que seus clientes saibam sobre sua empresa
- Comentário sobre novidades no seu segmento de mercado
- Distribuição de conhecimento que você adquiriu com seu trabalho
Lembre também dos problemas(ou dúvidas e curiosidades) dos clientes.
Neste momento o importante é listar para a etapa que vem a seguir.
Faça um Brainstorm
Anote todas as ideias em torno de cada assunto listado na etapa anterior.
Pense nas perguntas que você faria se estivesse pesquisando este assunto no Google.
Guarde essas perguntas para futuro uso, já associando ideias práticas.
Se você conta com colaboradores, peça para eles sugestões ligadas aos assuntos.
Então se você dá aulas particulares, poderia falar sobre dicas para ir bem nos exames de fim de ano.
Se você conserta carros, poderia falar sobre quando é hora de checar a correia dentada.
Se o seu negócio é marcenaria, pode falar sobre os tipos certos de madeira para cada móvel.
Se você trabalha com gastronomia, poderia falar sobre receitas que combinam com a época do ano em sua região
Pesquise fontes confiáveis
Existe algo que pode dar mais autoridade e credibilidade a seus post.
Pesquisar e incluir dados técnicos de outras fontes que também estão ligados ao assunto ou seu segmento de atuação.
Você pode por exemplo usar dados divulgados por meios de comunicação, linkando a matéria fonte.
Pode também incluir gráficos de entidades do seu segmento de atuação.
Recentemente, o Google Scholar se mostrou ótimo para encontrar pesquisas relacionadas ao seu conteúdo
Você ainda pode usar artigos de ONG ou mesmo vídeos do Youtube.
Use fontes externas e links externos que realmente sejam confiáveis e agreguem valor.
Eles são muito relevantes para o sucesso de seu post.
Crie um bom Título
A melhor maneira de ter um bom posicionamento nas buscas do Google com seu post, é escrever o título como uma resposta à pergunta que seus potenciais clientes podem estar procurando.
Comece com uma pergunta que você deseja responder e, em seguida, reformule como uma resposta.
Por exemplo, a pergunta deste post é “Como faço para escrever um post no blog da minha empresa? ”.
Então o título é formatado como uma resposta ficou “Como escrever um post para o blog da sua empresa”.
Procure usar até 10 palavras.
Escreva a introdução
A introdução traz o leitor para o assunto, porque ele sente que é relevante ou que seu post vai resolver o problema dele.
Em seguida, responda à pergunta em duas ou três frases.
Isso ajudará o Google a identificar o assunto de seu post e avaliar se ele pode interessar o internauta como resposta .
Escreva subtítulos
Escreva subtítulos para dar corpo ao conteúdo.
É mais ou menos o que você fez com o título.
Pegue uma pergunta acessória à principal e reescreva na forma de uma resposta fácil de ler.
Se preferir, defina termos associados à pergunta principal como subtítulos.
Lembre como fazem as revistas e jornais.
Depois do título, frequentemente há subtítulos que marcam a entrada de mais informações ou detalhamento de algo importante relacionado ao título principal.
Faça com que seja fácil para seus leitores correrem os olhos no seu post e escolherem as informações que desejam ler.
Escreva textos que realmente informem
Para oferecer ao Google um entendimento bom sobre o que é seu post, e que você tem autoridade sobre o assunto, lembre-se de ser objetivo em frases de até 20 palavras e parágrafos não muito longos.
Nós temos um bom material sobre como escrever bons textos em Bons textos ajudam nas buscas e nas vendas pela internet
Conclua com chave de outro
Sua conclusão deve resumir sucintamente o que falou em seu post.
Essencialmente, você vai resumir os subtítulos em algumas frases e terminar o post.
Call to Action
Todo blog empresarial deve ter uma call to action.
É uma frase que convida o cliente a fazer algo, comprar, inscrever-se, etc.
Pode ser simples como “Se você está procurando um mecânico de confiança no bairro tal, ligue pra gente agora”.
Ou ainda “Acabe com suas dores de cabeça com matemática, informe seu email e receber dicas exclusivas”.
Revise o post que criou para o blog de sua empresa
Verifique a ortografia, gramática, facilidade de leitura e se não está muito demorado de ler.
Lembre-se que este post servirá praticamente como um cartão de visitas de sua empresa para potenciais clientes que o encontrarem nas buscas do Google.
Use uma linguagem fluída
Você não está dando uma palestra, você está falando com seus clientes.
Não proceda como quem está escrevendo uma redação sobre o assunto.
Escreva como se estivesse tendo uma conversa muito boa com um amigo.
Use fotos e vídeos.
Fotos reais da operação de sua empresa são as melhores. Veja também nossa dica de sites de imagens grátis em Bancos de imagens grátis para utilizar em seu site
Use sempre que puder as listas com marcadores para deixar o conteúdo mais dinâmico.
Cuide do SEO básico
Algumas pessoas se assuntam com a sigla SEO, que nada mais é que otimização para as buscas do Google.
Na verdade, SEO é um conjunto de técnicas e práticas que se seguidas te ajudam a aparecer melhor nas buscas.
Algumas medidas são bem simples de seguir, e não custa nada segui-las.
Nós entregamos todos os nossos blogs corporativos e sites criados em WordPress.
Um dos motivos, é que ele torna fácil para qualquer um gerenciar o SEO de seus posts de blog empresarial.
Dê uma olhada no vídeo para ver como funciona.
Concluindo
O objetivo é responder perguntas de potenciais clientes e apresentar-se como um especialista na sua área.
É assim que você gera confiança e forma seu público.
Quanto mais pessoas você ajudar com respostas a perguntas e informações relevantes em seus posts, maiores as chances destas pessoas comprarem de você ou te indicarem como uma empresa confiável.
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