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Bons textos ajudam nas buscas e nas vendas pela internet

Você que está começando um negócio online, já deve ter notado que promover seu produto ou serviço é uma parte vital da jornada de sobrevivência e prosperidade. É preciso ter cuidado com os vídeos e fotos que se associarão com seu negócio no mundo online, e mais ainda com os textos, que são decisivos também para um melhor desempenho nas buscas do Google.

Já falamos anteriormente sobre como vídeos são importantes para apresentar seu negócio, mesmo quando gravados direto no seu celular, como explicamos no post Apresente seu negócio no Youtube com vídeos bacanas filmados com smartphones.

Agora vamos focar nos textos, peça fundamental do marketing de conteúdo.

Concordamos com o ponto de vista de que nunca se leu tanto(vale a pena dar uma olhada na entrevista que você acessa clicando aqui), e se as pessoas gostam de vídeos e fotos, elas também gostam de ter a dimensão que o texto proporciona, de se poder ler com calma e reler, em momentos específicos onde se deseja apreciar a informação ou aprofundar-se com relação a ela.

Textos atraem clientes e melhoram o desempenho no Google

Bons textos separam profissionais de amadores.

O tipo de texto a ser utilizado depende do tema e do local onde ele está sendo explorado, focando na comunicação com o cliente, que vai definir o formato, o tamanho e a linguagem.

Os benefícios de cuidar bem dos textos sobre seus produtos e serviços na internet são vários estando entre eles:

  • O Google e outros avalia a consistência do texto e considera sua qualidade antes de definir o posicionamento de um site em páginas de resultados
  • Concorrentes e fornecedores tendem a respeitar sua empresa pela capacidade de gerar bons textos
  • Clientes tendem a  enxergar mais valor no que você oferece. Mesmo clientes que não comprem na hora, tendem a salvar em seus favoritos e anotações links que mostram bons textos sobre produtos e serviços
  • Internautas tendem a compartilhar dados de contato mais facilmente com empresas que têm bons textos
  • Bons textos resolvem dúvidas. Uma vez que um potencial cliente acessou seu site e você respondeu uma pergunta, você estará sempre na mente deste internauta como uma autoridade com a qual se pode fazer negócio ou que pode ser indicada
  • Após ler um bom texto, os internautas tendem a reconhecer o esforço envolvido e a qualidade, portanto em uma disputa entre dois sites abertos em abas diferentes na decisão de compra de um produto ou serviço, o texto pode ser o fiel da balança no marketing digital

Tipos de textos que você deve ter em seu site, páginas e redes sociais

Não importa se é você, ou algum contratado que vai elaborar seus textos quando você optar pela criação de seu site na internet.

Para ter bons textos em seu site, atingindo os benefícios do tópico anterior, é preciso saber quando onde e como se aplica cara tipo de texto.

Então vamos direto ao assunto, e mostrar a você tipos de texto que não podem faltar em seus sites, páginas de vendas, landing pages, lojas virtuais, blogs, e claro, em suas redes sociais.

Texto Descritivo

Apresenta características de produtos ou serviços, com vantagens, benefícios e diferenciais.

Pode eventualmente utilizar comparações com outros produtos ou serviços, embora isto deva ser sempre feito com cautela.

Pode ser objetivo , sem apelar para gatilhos, escassez ou persuasão, ou subjetivo envolvendo emoção e sentimentos, apelando para desejos e medos do internauta

.Texto exemplo:

Texto Instrutivo

Este tipo de texto tem o objetivo: instruir o internauta e para fazer algo.

Pode ser entendido como a famosa expressão passo a passo ou receita de bolo..

A ideia é ser objetivo, usando ou não de  persuasão.

Utilize quando ensinar algo em tutoriais.

Por exemplo, “como instalar um software em X passos” ou “como aplicar seu totalizante de cabelo”.

Texto exemplo:

Texto Dissertativo

Conta uma história, expressa uma opinião sobre um assunto ou personagem.

Procura  convencer o internauta através de fatores mais subjetivos, envolvendo-o.

A persuasão aqui é muito importante, seja convencendo que determinada empresa ou profissional é capaz de prover um serviço ou entregar um produto, seja mostrando autoridade plena sobre determinado assunto ou nicho.

Texto exemplo:

Texto Científico

Envolve dados de pesquisa, estatísticas, dados de relatórios e tem embasamento em referências. Em alguns casos, pode apresentar resultados de estudos e pesquisas.

O uso de dados de pesquisas, confere autoridade e credibilidade ao texto, criando uma boa impressão aos internautas em geral.

Pode ser utilizado pontualmente em um texto usual, justamente para validar o ponto de vista, ou utilizar dados concretos como argumento de compra.

Texto exemplo:

Texto Expositivo

Tem foco informativo e educativo, sem muitos adjetivos.

É em geral enxuto e serve para apresentar a realidade como ela se apresenta, de maneira direta.

Pode utilizar-se de fontes para gerar convencimento, através de dados, relatórios e pesquisas, ou meramente expor de forma direta características, sem tentar levar opiniões ao internauta.

Pode apresentar uma série de produtos ou serviços, e apresentar suas características de forma mais prática.

Também pode trazer a comparação entre produtos e serviços, porém desta vez sem tentar persuadir, apenas expondo aspetos reais.

A ideia é expor uma teoria ou hipótese com informações que atestem sua validade, com base na máxima “contra fatos não há argumentos”.

Texto exemplo:

Texto Narrativo

Conta uma história, com personagens, locais, tempo, pontos de mudança, etc. É o famoso storytelling no marketing de conteúdo. Está diretamente ligado às  emoções e a necessidade de conectar o internauta a um sentimento.

Nele a objetividade é secundária, e vale opinar diretamente. O que vale é o personagem, sua história e a narrativa, com simbolismos e apelos subjetivos que podem fazer o internauta se identificar e envolver-se.

Normalmente são muito utilizados nas páginas de vendas e mais eventualmente em “quem somos” que se propõe a distanciar-se do aspecto mais corporativo.

O importante é a história de fato estar num contexto e meio que realmente vá ajudar a criar envolvimento dos internautas.

Texto exemplo:

Texto Publicitário

Tem a intenção de convencer e persuadir o internauta a comprar um produto/serviço. É direto e combate objeções com informações objetivas. É o texto onde vão ser usadas  palavras gatilho(saiba mais sobre palavras gatilho em Descubra o poder das palavras gatilho: conquiste mais clientes já) e todo e qualquer recurso que de fato ajude a vender.

O objetivo principal é atrair o interesse do internauta  e despertar a vontade de saber mais e comprar o produto ou serviço.

O objetivo secundários, é colocar a marca do produto ou serviço na mente do internauta, para que se ele não comprar naquela oportunidade, lembre desta possibilidade no futuro.

Texto exemplo:

 

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