Se você tem ou mantém de um site WordPress, já pode ter recebido algum e-mail de aviso de erro crítico. Especialmente é comum serem enviados automaticamente avisos de erros em plugins do seu site WordPress.
Vamos verificar, como mesmo pessoas sem conhecimento de programação ou tecnologia, podem entender estes e-mails.
Veremos também como agir com relação a estes emails.
Como são os e-mails de avisos de erros de plugins em sites WordPress
Os emails automáticos de aviso de erros críticos em plugins de sites WordPress, contém todas as informações necessárias para a busca da solução.
Eles se dividem entre dois blocos:
- O primeiro bloco que informa o erro de forma mais amigável
- Um segundo bloco que possui informações mais técnico
Com a leitura atenta das informações dos dois blocos, já pode surgir uma linha de ação para ajudar na busca da solução.
O 1° bloco de e-mails de avisos de erros de plugins em sites WordPress
A imagem abaixo, mostra o bloco que descreve o erro crítico em plugins de sites WordPress de forma amigável, fácil de entender.
Podemos destacar inicialmente um ponto importante:
- O trecho que relata em qual plugin está o erro, é “Neste caso, o WordPress detectou um erro com o seu plugin: Nomedoplugincomerro.”, onde Nomedoplugincomerro, é o plugin que está com problemas
Este é o trecho mais importante, porque tem o nome do plugin que deve ser investigado.
Já vamos verificar o que deve ser feito após a constatação do erro.
Para ficar mais fácil de entender o que fazer ao receber este tipo de e-mail, vamos deixar ainda mais objetivas as principais recomendações que o 1° bloco faz.
Vamos antes dar uma olhada rápida no segundo bloco do e-mail.
O 2° bloco de e-mails de avisos de erros de plugins em sites WordPress
Neste bloco, como explicamos, estão informações mais técnicas sobre o erro crítico que aconteceu em um plugin do seu site.
Elas serão úteis no caso de você solicitar apoio, manutenção do seu site WordPress, a um desenvolvedor especialista em WordPress.
Vamos destacar um ponto, onde vemos a informação de qual plugin está com erro:
- Veja esta linha “Um erro do tipo E_ERROR foi causado na linha 195 do arquivo /home/u680075859/domains/seusiteoudesuaempresa/public_html/wp-content/plugins/nomedoplugincomerro/includes/class-nomedoplugincomerro-helper.php”, onde wp-content/plugins/nomedoplugincomerro é o caminho de instalação de seu plugin.
Assim como no seu computador existem pastas e caminhos como c:/minhapasta/meuarquivo.txt, ou d:/umapastaqualquer/umarquivoqualquer.txt, no seu servidor de hospedagem, também existem pastas. A informação wp-content/plugins/nomedoplugincomerro é a pasta do seu plugin, onde nomedoplugincomerro remete ao nome do plugin com erro, que vimos no 1° bloco.
Então você já sabe como informar ao suporte ou a um desenvolvedor especialista WordPress que esteja te ajudando, onde verificar.
O que você deve fazer após receber um e-mail automático de erro de plugin em site WordPress
Embora tudo esteja explicado na imagem, vamos dar algumas dicas em linguagem mais direta, para pessoas que não são profissionais de tecnologia, nem conhecem programação.
Vamos verificar ponto a ponto o primeiro bloco.
Ao acessar seu site, existem algumas opções:
- Se seu site WordPress carrega normalmente, e você navega sem erros na tela, e sem novos alertas iguais ao anterior, é muito provável que tenha sido um problema temporário
- Após acessar o site corretamente, tente acessar o painel de gerenciamento wp-admin e navegar. Caso não haja erros pode ser mesmo um erro temporário.
- Caso o site não carregue, e fique em tela branca, ou apresentando erro em tela, o caminho é procurar o suporte da sua hospedagem, ou solicitar manutenção a um desenvolvedor WordPress.
Os erros temporários geralmente são causados por sobrecargas, instabilidades e manutenções no servidor de hospedagem.
É preciso considerar também que normalmente o que os provedores de hospedagem garantem, é que seu site estará no ar 90% do tempo, ou seja, falhas de acesso podem acontecer.
Já os erros que persistem, podem ter causas muito variadas, quando ocorrerem, você deve pedir ajuda imediatamente ao suporte de sua hospedagem, ou a um desenvolvedor WordPress.
Você pode tentar uma restauração, mas seja prudente
Um dos procedimentos indicados pelo WordPress, é clicar em um link de restauração.
Isso pode claro, ser feito. Porém, é aconselhável fazer um backup do site, mesmo com erro, sem substituir backups do site funcionando.
Esta medida é para garantir que em havendo erro na restauração, você tenha um ponto de retomada, para solicitar a ajuda do seu suporte de hospedagem, ou de um desenvolvedor especialista em WordPress.
Fique atento às informações úteis
Ao final do 1° bloco de e-mail automático de aviso de erro crítico em plugin de site WordPress, estão as informações sobre a versão do WordPress, tema, plugin com erro e PHP.
Estas informações também são importantes, para repassar, caso você peça ajuda e manutenção de seu site a um desenvolvedor WordPress.
Conclusão
Os e-mails automáticos de aviso de erros críticos em plugins de sites WordPress, são bem completos em suas informações e instruções.
Alguns erros são temporários, com causas variadas, muitas vezes ligadas à hospedagem.
Outros, precisam ser investigados, pois prejudicam ou impedem o funcionamento do site WordPress e do wp-admin.
Caso precise de ajuda, peça um orçamento sem compromisso de contratação para manutenção em seu site WordPress, teclando pelo WhatsApp.