Alvaron

Táticas usadas em páginas de vendas para converter

Descubra o poder das páginas de venda no universo do marketing de conteúdo!

Essas páginas desempenham um papel crucial na conversão de visitantes em clientes, utilizando estratégias inteligentes.

Vamos conhecer os aspectos fundamentais e as táticas eficazes das páginas de venda para atingir sucesso e converter online.

Compreensão do Público-Alvo

Uma página de vendas parte do conceito de que é essencial entender quem é o público.

É preciso saber o que eles procuram na hora de decidir comprar o produto ou serviço.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é criar uma persona.

A persona é uma pessoa fictícia que representa o cliente ideal baseada em dados reais coletados de fontes como:

  • Enquetes
  • Pesquisas de mercado
  • Perfis de idade, região, e outros dados demográficos de redes sociais.

Depois de criar uma persona, ficam mais claras as influências, os pontos fracos, as dores e as motivações do cliente em potencial para textos que abordem eles.

Com base nessas informações já se tem um norte de como o design e copy da página de vendas devem ser construídos, e qual dinâmica ela deve ter.

Veja também Para vender mais na internet você precisa conhecer seu cliente

Proposta de Valor

A proposta de valor é a explicação do benefício oferecido e do problema resolvido para o cliente.

Idealmente, deve mostrar que os benefícios superam os custos e destacar a superioridade em relação à concorrência.

Uma proposta de valor concisa, como uma única frase ou breve descrição, orienta o restante da copy.

Exemplo: Curso Online de Fotografia

Título: Aprenda a tirar fotos incríveis com seu smartphone!

Subtítulo: Domine a arte da fotografia com este curso completo e descomplicado.

Prática do Preço Adequado

Um dos grandes obstáculos para muitos clientes em potencial é o preço.

Para ter sucesso na vitória do argumento valor, devem ser mostrados problemas que o produto ou serviço resolvem, versus custo como sendo adequado e justo.

Uma dica tradicional, é usar preço que termine com o número 9, porque pesquisas mostram que as pessoas se sentem estimuladas a pagar algo que custe R$ 199,99 do que R$ 200, por exemplo.

Outra é enfatizar diferentes opções de parcelamento, com múltiplos meios de pagamento.

Definição do Tamanho Adequado

Depois de entender o público-alvo e o que se tem a oferecer a ele, é hora de escolher o tamanho de uma página de vendas.

O tamanho ideal é o que seja necessário para realizar o trabalho.

Isso varia dependendo da finalidade da copy e do público.

A copy longa permite lidar com mais objeções dos clientes, e é útil para produtos e serviços que precisam de muitas explicações.

Mas, se a oferta puder ser explicada de forma simples, não será necessário adicionar mais textos.

Inclusive é essencial identificar se o público alvo realmente terá vontade de ler um texto longo, antes de decidir ou não.

Como saber que tipo de página de vendas funcionará para o público? No final, a decisão se resumirá aos testes A/B .

Essa é a melhor maneira de separar as páginas de vendas que convertem daquelas que não o fazem.

Veja também O que é Teste AB para landing pages? Como funciona?

Escolha de bons títulos e subtítulos

Os títulos são cruciais para prender a atenção do visitante.

Devem ser curtos, diretos e focados nos benefícios.

Subtítulos complementam, fornecendo informações adicionais de maneira clara e atraente.

Os melhores títulos são curtos e diretos.

Exemplo 1: Software de Gestão de Projetos

Título: Aumente sua produtividade e alcance seus objetivos com o [Nome do Software].

Subtítulo: O software de gestão de projetos mais fácil de usar e completo do mercado.

Exemplo 2: Loja Online de Roupas Sustentáveis

Título: Vista-se com estilo e consciência com a [Nome da Loja].

Subtítulo: Roupas sustentáveis e de alta qualidade para mulheres que se preocupam com o planeta.

Descrição Detalhada do Produto ou Serviço

Agora é hora de entrar em mais detalhes sobre o que é o produto ou serviço e o que ele faz.

É aqui que serão reiterados os principais problemas que os visitantes enfrentam e detalhamento da solução.

Quanto mais descritivo e exclusivo o texto for, melhor será a descrição.

Descrições detalhadas de cada recurso ou característica, não apenas trazem mais facilidade em convencer os compradores a converter, também podem obter alguns benefícios de classificação de SEO.

Um SEO mais estruturado pode favorecer que a página seja encontrada nas buscas do Google.

As promessas feitas nas descrições dos produtos e serviços devem sempre ser possíveis e realistas.

Veja também Como o tamanho dos posts e páginas influencia o SEO

Apresentação dos benefícios dos recursos

Os benefícios devem ser destacados como marcadores na página de vendas para mostrar o valor real para o cliente.

Os visitantes se preocupam mais com o que o produto ou serviço fará por eles do que com todos os seus atributos sofisticados.

Benefícios geralmente serão listados em páginas de vendas como listas com marcadores ou ícones.

Por exemplo, se a página vende vídeos de fitness, o recurso é o acesso a um determinado número de treinos, mas o benefício do recurso é tornar-se mais forte e saudável.

Utilização da Linguagem Adequada

A escolha da linguagem certa é essencial para conectar-se com os visitantes.

O uso de “você”, a criação de empatia e o compartilhamento de histórias relevantes ajudam a construir uma conexão mais forte com o público-alvo.

Os visitantes querem saber que são entendidos, e isso pode ser feito através de técnicas como:

  • Dirigindo-se diretamente ao cliente, usando “você”
  • Fazendo com que se sintam parte da família usando “nós”
  • Mostrando que há empatia
  • Apresentação de uma história com a qual eles possam se identificar
  • Uso  de palavras poderosas para provocar e mostrar emoções

A copy da página de vendas ainda mais direcionada incluindo uma seção “para quem é este produto/serviço”.

Isso permite que se tenha certeza de que está falando com as pessoas certas.

Tratamento de Objeções

Considerando que algumas pessoas podem ter objeções à compra, a página de vendas deve antecipar e abordar essas preocupações.

Ofertas especiais, descontos e garantias de devolução do dinheiro são estratégias eficazes para superar objeções.

A verdade é que as pessoas sempre podem pensar em motivos para NÃO comprar. As melhores páginas de vendas eliminam objeções.

Para atender aos visitantes que não têm certeza por que deveriam comprar agora, um desconto ou oferta por tempo limitado pode ajudar a concretizar a venda.

Se foi explicado explicitamente para quem é o produto ou serviço, será descartada a objeção de que o visitante não acha que é adequado para ele.

Caso o problema seja o preço, isso pode ser resolvido destacando o valor do produto ou serviço para eles e usando algumas das estratégias de preços.

Construção de Confiança

Construir confiança é vital, e isso pode ser alcançado por meio de prova de reivindicações, depoimentos de clientes satisfeitos e outras formas de prova social.

A inclusão de garantias de devolução do dinheiro também tranquiliza os clientes.

Cerca de 90% das empresas só compram de empresas em que confiam, e 78% dos consumidores vão primeiro procurar marcas em que confiam quando compram produtos e serviços.

Essas são apenas duas razões pelas quais construir confiança é tão importante para a criação de páginas de vendas que convertem. As maneiras de construir confiança em uma página de vendas incluem:

  • Oferecer provas de que o produto ou serviço cumpre o prometido
  • Destacar depoimentos de clientes satisfeitos
  • Incluir outras formas de prova social que ajudam a melhorar a reputação, como menções em mídias sociais e recomendações de especialistas
  • Proporcionar tranquilidade aos clientes com uma garantia de devolução do dinheiro

Veja também Depoimentos de clientes são fundamentais para ter sucesso na internet

Incorporação de Imagens e Vídeos

Recursos visuais, como imagens e vídeos, desempenham um papel importante na página de vendas, direcionando a atenção para áreas cruciais e complementando o conteúdo textual.

Até mesmo as imagens estáticas chamam a atenção e você pode usá-las para direcionar de forma inteligente o olhar dos leitores para as áreas mais críticas da página.

Veja também Como nomear imagens para ganhar posicionamento no Google

Eliminação de Distrações

Um design que elimina distrações é crucial para manter o foco dos leitores no objetivo principal da página. Isso envolve a remoção de barras laterais e cabeçalhos/rodapés mínimos ou ausentes.

Isso significa remover quaisquer distrações do objetivo principal da página para inspirar os leitores a clicar e converter ao fazer uma compra.

Os melhores exemplos de páginas de vendas não têm barras laterais e geralmente têm cabeçalhos e rodapés mínimos ou nenhum. Tudo o que está na página está relacionado ao que o site está tentando vender.

Oferta Clara para Impulsionar a Ação

Uma frase de chamariz clara é essencial para conduzir os visitantes à ação. Destacando os benefícios, usando palavras de ação e valor, a frase de chamariz deve ser persuasiva.

É a frase que vai fechar o negócio.

Incluir várias frases de chamariz facilita a conversão, proporcionando oportunidades para os visitantes agirem ao longo da página.

Observe qualquer exemplo de página de vendas e provavelmente verá pelo menos três botões de CTA, talvez até mais, dependendo do comprimento da página.

O objetivo é facilitar a compra dos visitantes sempre que se convencerem.

No mínimo, é necessário um botão CTA no topo da página, onde estão o título e o resumo. E no final da página, também é importante um botão em qualquer lugar onde forneça um motivo convincente para comprar.

Um bom CTA:

  • Mostra o benefício de clicar
  • Usa palavras de ação e palavras de poder
  • É colocado de forma visual destacada

Veja também Aumente suas vendas agora, conheça as call to action

Criação de Urgência

Para uma página de vendas que realmente converta é preciso criar urgência.

As pessoas odeiam perder qualquer coisa, e uma oferta por tempo limitado alimenta esse sentimento, aumentando as conversões e as vendas.

A urgência pode ser baseada no tempo, com um desconto ou oferta disponível apenas por um curto período de tempo.

É possível também criar urgência baseada na escassez, onde há uma oferta limitada em termos de quantidade.

Veja também Como as páginas de vendas convencem os internautas a comprar

Conclusão

As táticas e aspectos por trás da conversão revelam importância vital das páginas de vendas no marketing de conteúdo.

São essas táticas, empregadas em páginas de vendas bem elaboradas, que tornam mais prováveis melhores resultados de conversão.

Conheça nosso Serviço de Criação de Página de Vendas, ou se você deseja um orçamento sem compromisso, tecle pelo WhatsApp.

 Telegram.