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Aumente o engajamento do seu blog contando histórias

Histórias podem ser divertidas e envolventes, cativar  leitores, e por isso devemos usá-las em posts após criar um blog. É importante entender por que as histórias são tão valiosas antes de entender a forma como podem ser usadas como ferramentas de engajamento em seu blog, com postagens mais pessoais para seus leitores.

Por que as histórias funcionam?

Há uma razão e uma conexão fundamental entre nossos ancestrais, contando histórias sobre caçadas nas paredes das cavernas, e nós agora compartilhando nossas vidas com um clique. As histórias são eficazes porque nossos cérebros são programados para curti-las. Uma história ativa nosso cérebro para além da parte da linguagem, e estimula outras regiões do nosso cérebro que utilizamos quando realmente vivemos algo na vida real.

Para entender como as histórias estão enraizadas na nossa mente, pense em como você se comunica no dia-a-dia. Você conta aos seus amigos sobre o que te acontece em histórias curtas, e pensa na reação que seu chefe terá depois que você chegar dez minutos atrasado para trabalhar na forma de uma história boa a contar. Se você prestar atenção, a maior parte de nossas vidas é gasta contando histórias um para o outro e para nós mesmos.

O que faz uma boa história em um blog?

Uma boa história geralmente inclui cinco elementos-chave para manter a ação da história se desenvolvendo de uma maneira lógica, que mantenha os leitores seguindo e engajados: um cenário, personagens relacionáveis, um enredo, algum tipo de problema ou desafio e uma solução ou desfecho.

Para um post de um blog, todos os cinco elementos acima se aplicam, com a adição de dois outros elementos no início da história:

  • Escolha de um tema relevante
  • Criar um gancho atraente

Decida qual é o ponto que você está tentando transmitir aos seus leitores e mantenha essa ideia em mente enquanto escreve a história. Um tema que se traduz em diferentes origens e experiências de seu público é o melhor caminho a percorrer. Então, depois de decidir seu foco, comece a história com uma linha de atenção que deixa o leitor curioso e quer saber como a situação é resolvida.

A seguir, algumas dicas para usar histórias em seu blog com o objetivo de obter maior engajamento.

1. Transforme exemplos em histórias interessantes.

Pense em quantas vezes você dá aos seus leitores um exemplo para descrever um ponto que você está tentando transmitir. Cada um desses momentos é uma oportunidade para aumentar o interesse e a atenção deles em relação ao seu conteúdo.

Como você faz isso? Em vez de simplesmente declarar os benefícios de contratar sua equipe e o que há de tão bom em sua estratégia, você poder usar algo que realmente aconteceu com um cliente. Procure lembrar de uma situação em que um cliente tinha um problema a ser resolvido. Conte qual era o problema. Qual a linha de ação que adotou para resolvê-lo? Quais foram os passos mais relevantes no caminho? Como de fato resolveu o problema, qual a solução? Isto já é uma boa história!

2. Vire o holofote para os leitores.

Não há nada mais atraente para uma audiência do que ler uma história sobre como seu produto, negócio ou ideia ajudou alguém semelhante a ela a alcançar os resultados desejados. Entre em contato com seus leitores, encontre as histórias de sucesso e compartilhe-as.

3. Use experiências pessoais.

Você pode contar uma história sobre você mesmo, falando sobre um assunto em particular e seu entendimento sobre ele., ou o que o levou a formar uma opinião sobre este assunto. Isto já é uma história, e permite ao leitor entender melhor de onde você vem e e eventualmente reconhecer sua autoridade no assunto.

4. Preveja o futuro.

Pinte um quadro claro  para o leitor de um cenário bom ou ruim que poderia resultar se o leitor não mudasse seu comportamento. Mostrar a eles esse efeito dominó do que pode acontecer, tem um poderoso efeito não apenas em mantê-los interessados, mas também em pensar profundamente sobre o conteúdo que você apresentou. Por exemplo, o que acontece se você não faz seguro do seu carro e bate em uma Ferrari, é uma boa história de terror 🙂

5. Imagens falam mais alto que palavras.

Imagens devem ser usadas para melhorar um ponto ou aumentar o entendimento para o leitor. 

Nossos cérebros processam imagens 60.000 vezes mais rápido do que o texto, e no que parece um instante, é possível contar uma história mais poderosa do que a capacidade de qualquer palavra. Com quase todo mundo carregando uma câmera no bolso, a postagem de fotos continua a aumentar consideravelmente, e a necessidade de conteúdo voltado para fotos continua a aumentar à medida que plataformas de redes sociais centradas na imagem continuam a crescer em popularidade. Uma foto aumenta a visibilidade, o engajamento e a percepção da marca do seu blog e se identifica com os leitores de uma maneira mais significativa.

Conclusão: é só deixar as histórias fluírem e elas trabalharão para você

Desde as cavernas, nos tornamos contadores de histórias e passamos a adorá-las. A verdade é que qualquer pessoa, seja qual for seu nível cultural, pode se tornar um bom contador de histórias, afinal este é um processo natural para todos os humanos. É só juntar um punhado de fatos que realmente ocorreram, ou como se formaram pensamentos autênticos sobre algo, e você já tem histórias bacanas para compartilhar após a criação de um blog.

Com um pouco de dedicação, é só escolher um assunto, focar nele enquanto escreve, usar estas dicas que demos acima e por a mão na massa.

Criar blogs para que pequenas e médias empresas e profissionais em geral contarem suas histórias, é nossa especialidade. Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso.

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