Alvaron

A pandemia acelerou a digitalização das pequenas empresas

Uma pesquisa recente mostra que pandemia acelerou a digitalização das pequenas empresas.

Micro e pequenos empreendedores passaram a investir mais no e-commerce

Além disso houve maior atenção a vendas pelo WhatsApp e redes sociais.

O uso de ferramentas digitais nas pequenas empresas foi potencializado durante a pandemia.

Nesse período de restrições, o número de empreendedores que passou a vender pela internet e WhatsApp cresceu, e continua incrementando.

Segundo a  pesquisa, 74% das pequenas empresas brasileiras tem presença no e-commerce.

Esse é o maior percentual da história, desde maio de 2020, quando 59% dos donos de pequenos negócios atuavam com e-commerce.

Essa é uma realidade que veio para ficar.

Mesmo com a reabertura, a busca por canais digitais, como a criação sites, páginas de vendas e e-commerce, continua sendo intensa pelas pequenas empresas.

O estudo apontou ainda alguns pontos interessantes:

  • O WhatsApp tem sido a ferramenta mais utilizada para vendas, adotada por 84% dos pequenos negócios
  • Logo depois vem o Instagram, com 51%
  • Em terceiro, aparece o Facebook, com 42%

Veja também O WhatsApp se tornou essencial para criar diferenciais no e-commerce

Apenas 14% desses negócios possuem loja virtual própria.

Outros 6% utilizam aplicativos de entrega como Ifood, Rappi e UberEats.

Os marktplaces como OLX, Mercado Livre e Magalu representam menos de 7% desse universo.

Ainda de acordo com a pesquisa, mesmo com mais de 85% das pequenas empresas tendo voltado a operar presencialmente no Brasil, a digitalização deve continuar sendo um diferencial competitivo.

A combinação entre físico e digital é fundamental para que as pequenas empresas se destaquem e estejam à frente dos concorrentes.

A transformação digital, que muitas empresas estão sendo forçadas a fazer, cria oportunidades através da criação de sites e páginas de vendas especialmente.

É que nestes meio digitais, a pequena empresa não precisa gastar muito e tem ótimo custo benefício.

Quando o cliente encontra o produto ou serviço no Google e começa a teclar no WhatsApp com a pequena empresa, as chances de venda aumentam fortemente.

A Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, foi realizada pelo Sebrae e FGV.

Se você quer criar um site, página de vendas ou e-commerce para aproveitar este movimento das pequenas empresas em direção ao digital, tcle pelo WhatsApp para um orçamento sem compromisso.

 Telegram.
Alvaron
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.