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O WhatsApp se tornou essencial para criar diferenciais no e-commerce

A inteligência artificial veio para ficar e seguirá avançando, mas ainda vai levar um bom tempo para os computadores alcançarem a intuição, o insight, a “mágica” psicológica e  emocional que acaba acontecendo quando um ser humano interage com outro.

Uma evidência disso é a notícia recente de uma grande rede de lojas do mercado brasileiro de varejo abrindo “400 vagas para consultor de vendas via WhatsApp”, destoando do cenário de fechamento de vagas do mercado de empregos.

Nós já falamos há um bom tempo sobre como o WhatsApp pode ser efetivo como ferramenta de apoio no e-commerce, no post WhatsApp: um grande aliado do seu site e do seu negócio. Desde então, a força do WhatsApp só aumentou.

O fato é que especialmente no Brasil, constatou-se que a tecnologia não resolve tudo no e-commerce.

Os brasileiros em geral gostam de sentir que alguém está lhes servindo. Gostam de criar algum tipo de vínculo emocional em meio à negócios. Gostam de se sentir únicos e especiais, e de tirar suas dúvidas livremente, e isso, os recursos automatizados de interação, simplesmente(ainda) não conseguem alcançar online.

A lei da oferta e procura sempre vai se impor

Se uma empresa grande e capaz de fazer investimentos está contratando pessoas na era da otimização de custos com pessoal, é porque elas são realmente necessárias, especialmente se esta empresa atua com comércio, varejo.

É plausível deduzir que logicamente, ficou evidente através da observação do mercado, ou das próprias operações da loja, que os clientes do mundo online estão procurando mais interação e informações, ao menos até o momento, do que chatbots e assistentes virtuais de e-commerce podem oferecer.

A assistência ao cliente em tempo real se tornou diferencial nas vendas online.

Seja pessoas que sua empresa vai contratar, seja o tempo que você mesmo vai dispender para atender no WhatsApp, não se trata de despesa, mas de investimento.

Informação, emoção, envolvimento e resultados

Ao fornecer as informações que os consumidores buscam para tomar uma decisão de compra, e criar uma espécie de vínculo psicológico, surgem mais oportunidades de venda.

Os clientes desejam saber exatamente pelo que estão pagando, e querem ser surpreendidos, querem algo mais, especialmente no Brasil. Querem alguém que se envolva durante a venda, e seja capaz de entender os aspectos subjetivos, as sutilezas, e tornar aquela venda uma experiência realmente agradável, positiva e estimulante em seu dia, algo que se sintam felizes em compartilhar com amigos e familiares.

No e-commerce, esta experiência passa a compor o valor real da mercadoria, e ao perceber que as pessoas não só querem pagar por isso, como esperam pagar por isso, faz todo o sentido investir os recursos e contratar pessoas capazes de atender estas expectativas do consumidor, ou no caso de pequenas empresas e profissionais liberais, estar disposto a entender pelo WhatsApp.

Existem mil formas de ajudar o cliente a comprar mais, invente a sua

No post Ajude o cliente a comprar e venda mais em seu e-commerce nós escrevemos sobre como o e-commerce pode ter mais resultados com uma atenção especial às duvidas e anseios psicológicos dos clientes, pensando especialmente em como se comportam os brasileiros.

Os consultores de vendas pelo WhatsApp, podem eventualmente agir de modo independente e ativo, diretamente através do contato pelo WhatsApp em sites, no contato direto previamente autorizado, ou complementando o trabalho da inteligência artificial, que pode estar por exemplo operando um chatbot, e que ao detectar um consumidor mais reticente ou indeciso, avisa consultores de vendas humanos.

Outro exemplo seria a inteligência artificial disparando um mail marketing com o link de uma conversa para dirimir dúvidas e prestar mais informações, com um consultor humano mais alinhado ao perfil do cliente.

Pessoas bem dispostas, bem treinadas e bem recompensadas, prontas para responder a perguntas de leads em tempo real, encontram no WhatsApp a ferramenta ideal para estimular vendas online: podem realizar compartilhamentos de fotos, textos, links, vídeos, etc, podem fazer  chamadas de voz e vídeo, podem trazer mais conforto aos clientes e estabelecer um vínculo psicológico e até emocional, que se bem gerenciado, pode gerar um resultado muito relevantes nas vendas.

Na verdade, o uso do WhatsApp aliado à profissionais motivados e competentes, vai muito além das possibilidades oferecidas por soluções encaixotadas e essencialmente focadas em recursos tecnológicos.

Cada empresa pode criar seus processos únicos de atendimento e venda online, que podem se tornar diferenciais, o melhor, é que na verdade basta um link para o WhatsApp em seu site para começar, logo, qualquer empresa pode começar, já.

Para concluir, um caso real

Um familiar meu desejava comprar um tênis há algum tempo, e vivia falando em ir ao shopping, ou acessar a loja virtual de uma determinada empresa de varejo, onde entendia que iria com certeza encontrar o que procurava.

Apesar da loja virtual da empresa ser muito bem construída e fácil de usar, apesar das redes sociais serem muito bem trabalhadas e criarem uma empolgação no meu familiar, ainda faltava alguma coisa “inexplicável” para fazer a compra.

Depois de uma mensagem para o Instagram da empresa, perguntando sobre novos modelos, ao invés de receber uma lista de links frios, um catálogo para download sem nada de especial, ou um contato padronizado e até certo ponto artificial de alguém, a empresa, depois de autorizada, começou contato por WhatsApp, com o apoio de uma consultora de vendas.

Após alguns diálogos ligeiramente amplos e subjetivos, que somente pessoas podem estabelecer com pessoas(até o momento) e envio de fotos de modelos pelo WhatsApp, ficou combinado o envio de dois “pés” de dois modelos diferentes de tênis para provar por motoboy.

Durante a prova algum contato foi mantido para dúvidas subjetivas sobre tamanho, cores e materiais.

Por fim, meu familiar pagou não só por um, mas dois pares de tênis, um deles sugerido pela consultora de vendas.

A partir desta experiência está estabelecido um contato direto entre a empresa e o cliente, que chega a lembrar uma amizade em certo nível.

Imagino uma comparação entre o investimento feito para estabelecer este vínculo e fechar duas vendas ao invés de uma, e o que uma segunda empresa concorrente terá que fazer eventualmente para deixá-lo em segundo plano.

Deve ser também medindo isso, que empresas grandes criaram vagas para consultores de vendas pelo WhatsApp.

Se você precisar de alguma ajuda com sites, lojas virtuais, ecommerces, blogs, landing pages, páginas de vendas, etc, tecle pelo WhatsApp, que estamos aí para ajudar.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

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