As redes sociais são utilizadas por pessoas em todo o mundo diariamente.
Portanto, as marcas e empresas também usam redes sociais para atingir clientes e potenciais clientes.
Vamos ver alguns insights de como é possível aumentar as vendas e aproveitar vantagens que elas oferecem para você e sua empresa.
Vendas através das redes sociais
As redes sociais podem ser usadas para vender seus produtos ou serviços, principalmente quando você já tem seguidores que curtem e compartilham seu produto.
As vendas por meio de redes sociais cresceram perto de 40% ano passado.
A tendência deve se manter pelo menos nos próximos três anos.
Você pode vender pelas redes sociais de modo simples e com pouco investimento.
Basta utilizar no link da Bio e/ou links nas postagens o link de sua página de vendas, por exemplo.
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Retenção de clientes
Se os clientes seguem suas redes sociais, é mais provável que escolham seus produtos e serviços ao invés dos de concorrentes.
Assim, vale à pena manter os clientes conectando, utilizando algumas iniciativas.
- Ofereça desconto e cupons de descontos nas redes sociais
- Crie enquetes e faça perguntas para seus seguidores
- Ofereça bônus, prêmios e presentes dentro das regras de cada plataforma
Estudos comprovam que 43% dos clientes online tendem a seguir e comprar de empresas que oferecem algum bônus, desconto ou presente em seus canais.
Além de seguir, estes clientes tendem a avisar amigos e familiares para seguirem sua empresa também.
Propaganda Institucional
É sempre importante que sua marca seja reconhecida pelos clientes.
Os consumidores esperam reconhecer os valores de sua empresa através do conteúdo que posta.
Mesmo que seja indiretamente, através de aspectos visuais como a escolha de vídeos e imagens, o clientes esperam que sua empresa transmita uma mensagem.
As redes sociais são uma das formas de apresentar sua empresa para quem não a conhece.
Sua visão, valores e crenças pode ser transmitida de uma forma inicial na redes sociais, que com auxílio de um site institucional, vão ajudar os clientes a se informar amplamente sobre seu negócio.
Assim, eles tendem a fechar negócio mais facilmente.
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Segmentação de mercado
Nas redes sociais, você pode segmentar posts com base nas características dos seguidores.
Assim, pode direcionar esforços para os segmentos de clientes mais relevantes para seu produto ou serviço.
Nas redes sociais as pessoas compartilham interesses, desejos, preferências, e outras informações valiosas.
Publicando seu para as pessoas certas, você levará algo é relevante para clientes e potenciais clientes.
Isso levará a mais pessoas curtirem e compartilharem sua empresa, e permitirá a você conhecer melhor seu mercado.
Prestar atenção ao que o seu público nas redes sociais aprecia, pode se tornar um diferencial competitivo.
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Divulgação com baixo investimento
A publicidade nas redes sociais é mais acessível.
Além disso, você tem acesso a relatórios que permitem apurar mais facilmente o retorno efetivo sobre o investimento.
Todos os seus clientes tendem a estar em pelo menos uma rede social.
Então, você pode por exemplo ter um blog onde publica assuntos de sua empresa, e divulgar este conteúdo em diversas redes sociais.
Ou pode escolher a rede social que seja a mais utilizada pelos clientes e colocar conteúdos nela.
Veja no vídeo abaixo a estratégia que descrevemos como muito eficiente para pequenas empresas.
Ela combina posts em redes sociais e blogs.
Aumento de tráfego orgânico
As redes sociais podem enviar clientes para seu site.
Isso é muito importante como um trabalho complementar ao esforço de aparecer melhor nas buscas do Google.
As redes sociais têm um potencial considerável de gerar tráfego.
Os clientes esperam encontrar o link de um site na Bio da rede social ou em postagens.
Isso comprovadamente aumenta muito a credibilidade de seu negócio.
É importante você entender que quanto mais tráfego orgânico seu site tiver, melhor poderá focar seus anúncios.
Também é importante entender que os posts de diversas redes sociais não aparecem no Google, por isso a importância de seu site ser um hub para suas redes sociais.
Veja também As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico
Comunicação direta e atualizada
As redes sociais são uma maneira fácil de manter seus clientes informados sobre o que você faz e oferece de novo.
Não esqueça que as redes sociais são mídias, como TV, rádio jornal, ou seja, são um canal para publicar tudo que for relevante sobre seu negócio.
Então use as redes sociais para divulgar diferentes tipos de conteúdos, como:
- Novos produtos
- Entregas a clientes
- Novos serviços
- Cases de sucesso
- Depoimentos
- Ampliação de negócio
De novo, não esqueça que estes conteúdos nem sempre aparecem nas buscas do Google.
Por isso no vídeo abaixo, mostramos uma técnica para utilizar o mesmo conteúdo que você usa nas redes sociais em seu site, melhorando seu alcance orgânico.
Autoridade e Credibilidade
Todas as empresas precisam se diferenciar de seus clientes.
Hoje as pessoas buscam respostas às suas necessidades no Google e nas redes sociais.
Se seu negócio responde a uma necessidade, que muitas vezes vem descrita como pergunta, suas chances de vender aumentam muito mais.
Você quer que potenciais clientes vejam seu conteúdo primeiro quando fizerem pergunta.
As redes sociais podem ajudar neste sentido.
Basta criar conteúdo relevante, para que as pessoas encontrem respostas às suas necessidades.
Se você conseguiu fazer um cliente encontrar o que precisa, ele tende a entrar em contato.
Se você pôde pelo menos fazer o cliente entender melhor o que ele quer, ele tende a pedir mais informações.
Por isso, não existe uma fórmula mágica para sua empresa rodar e prosperar utilizando a internet para promovê-la.
É uma questão de combinar vários esforços, como por exemplo manter uma rede social, e um site capaz de transmitir credibilidade e responder perguntas.
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Se você quer um orçamento para criar um site que ajude sua empresa a potencializar suas redes sociais, tecle pelo WhatsApp.