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Use a pesquisa de mercado para se diferenciar dos concorrentes

A pesquisa de mercado pode ser um grande diferencial em relação aos seus concorrentes.

A maioria das pequenas empresas não faz qualquer tipo de pesquisa de mercado.

Logo, utilizando esta ferramenta, você se diferenciará competitivamente dos concorrentes.

Além disso, obterá informações importantes sobre os consumidores e o mercado.

Com estas informações, você conseguirá detectar oportunidades e aperfeiçoar sua empresa.

O papel da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado tem como propósito coletar dados e informações que permitam à sua empresa ter melhor foco ao agir.

Algumas informações reais, atuais, e preciosas que podem ser obtidas são:

  • O que seus clientes realmente desejam
  • Como os concorrentes trabalham
  • Quais os fornecedores confiáveis e eficientes
  • Validar se uma nova ideia de produto ou serviço deve ir à frente

Um diferencial competitivo

A pesquisa de mercado é algo acessível que pode ser feito por empresas de qualquer tamanho.

Com o acesso mais amplo à internet, ficou mais fácil e ágil ainda fazer pesquisa e por exemplo entender melhor seu público-alvo.

Mesmo assim a maior parte das pequenas empresas ignora esta ferramenta.

Isso significa que ao investir algum tempo e esforço nela, você pode se colocar um passo à frente da concorrência.

Vantagens de pesquisar

A maior vantagem em pesquisar é a coleta das informações que revelam oportunidades e dizem muito sobre seu público e concorrência.

Isso pode ser feito facilmente de modo online com questionários

Através deles, você terá informações para definir melhor itens como:

  • Se seu produto ou serviço agrada de verdade os clientes
  • De que forma e por quais meios seus clientes gostam de interagir com sua empresa
  • O preço que o cliente acha justo pagar pelo seu serviço ou produto
  • Quais são os hábitos de consumo de seu cliente
  • Conhecer as dúvidas mais frequentes dos clientes

Com os dados da pesquisa de mercado você poderá compreender melhor seus clientes efetivos e potenciais, e assim direcionar melhor as campanhas e processos produtivos e administrativos de sua empresa.

Estas informações serão úteis para guiar suas campanhas de anúncios, melhorar seu atendimento e processos internos, bem como evoluir suas ferramentas.

Por exemplo, uma pesquisa de mercado pode gerar perguntas e dúvidas frequentes de seus clientes, que podem ser listadas no site de sua empresa, como explicamos em Como criar uma página de FAQ(perguntas e respostas frequentes) eficiente.

Tipos de pesquisa mais utilizados

Existem muitos tipos de pesquisa, mas os dois mais utilizados são a quantitativa e a qualitativa.

Pesquisa quantitativa

Utiliza perguntas fechadas(com escolhas e opções limitadas), números e percentuais e para coletar dados que fornecem uma visão geral do mercado.

Pesquisa qualitativa

Coleta informações e opiniões  que precisam ser analisadas e interpretadas.

Funciona através de perguntas abertas(sem limitações de opções) para captar aspectos mais sutis e subjetivos do mercado.

Os benefícios da pesquisa de mercado

Os benefícios de pesquisar o mercado são vários, e podemos listar a seguir alguns deles como principais:

  • Obter informações reais e atuais, uma fotografia do mercado(clientes, fornecedores, etc)
  • Revelar tendências de mercado
  • Mostrar a maneira como seu público-alvo se comporta em relação ao consumo
  • Indicar o grau de satisfação dos seus clientes
  • Revelar necessidades dos clientes que ainda não são atendidas
  • Coletar informações estratégicas que podem colocar sua empresa à frente de seus concorrentes.

Passo a passo para realizar uma pesquisa de mercado

Neste pequeno guia, vamos descrever os passos fundamentais para realizar uma pesquisa de mercado, que possa colaborar para melhores resultados nos seus negócios.

1º Escolher o motivo ou propósito da pesquisa

Você deve escolher o problema que você precisa resolver, a pergunta a ser respondida, ou a questão a validar.

Três exemplos de motivo que levam as empresas a pesquisar o mercado são:

  • Descobrir o quanto o cliente confia em sua marca
  • Entender como o concorrente vende mais se seu produto ou serviço é melhor
  • Saber se o cliente pagaria pelo novo serviço ou produto que pretende oferecer

2º Definir quem será pesquisado

Você deve definir a amostra, que são as pessoas, ou grupo de pessoas que serão ouvidas.

Para isso, você deve listar as características e hábitos destes clientes efetivos ou potenciais

Assim, você formará um grupo capaz de representar um público-alvo real e atual.

Neste momento, você usa para formatar o grupo aspectos como:

  • Faixa etária
  • Gênero
  • Interesses(gastronomia, esportes, lazer, etc)
  • Localização

Assim você poderá verificar sua base de clientes e ver quem se encaixa no grupo.

Se estiver trabalhando com clientes potenciais, você também deve ter cuidado ao selecionar as pessoas, para que tenham as  características desejadas.

Você pode claro, usar uma amostra aleatória se desejar, pois algumas pesquisas, dependendo do motivo, não precisam ser restritas.

3º Coletar os dados

Para coletar dados em  sua pesquisa de mercado, podem ser utilizados diferentes métodos, tais como:

  • Observar como o público-alvo comporta, por exemplo ao acessar seu site, ir até sua loja, ou fazer orçamentos por chat e Whatsapp.
  • Entrevistar pessoas que estejam em sua amostra, e compilar os resultados.
  • Pesquisar online

Criar pesquisas online é o método de coleta mais eficiente e prático.

Oferece várias vantagens:

  • Os clientes podem responder no anonimato
  • Você pode criar um visual atraente com vídeos e imagens
  • É possível oferecer recompensas como cupons, acessos e downloads
  • A taxa de desistência é menor
  • É mais fácil de armazenar os dados

4º Analisar os dados e decidir

Se a pesquisa foi feita com perguntas abertas, você deve organizá-las de forma que possam estar em categorias, como por exemplo, positivas e negativas, para depois procurar tabular e gerar gráficos.

Se a pesquisa foi feita com perguntas fechadas, você consegue mais facilmente gerar tabelas e gráficos para visualizar os dados.

O importante é quantificar e qualificar os dados para que categorizando-os você possa claramente ver tendências que aparecem principalmente nos gráficos.

Neles, você vê por exemplo o percentual de pessoas que confiam na sua marca, ou graficamente, quantas fatias da pizza topariam comprar seu novo produto ou serviço.

Com base na interpretação dos dados, você poderá definir correções e melhorias em suas campanhas e processos.

Como criar grátis uma pesquisa de mercado

Existem ferramentas grátis que tornam possível para qualquer empreendedor criar pesquisas online de mercado de forma fácil e ágil.

Uma das melhores opções  é o Survey Monkey.

Veja como é fácil utilizar:

  1. Acesse o Survey Monkey e faça o login ou crie sua conta
  2. Clique em “Criar Questionário” na parte superior
  3. Na página de criar questionários, escolha uma das opções
    • Mais populares – modelos mais utilizados no Survey Monkey
    • Todos os modelos – modelos variados em que você pode editar perguntas e respostas
    • Começar do zero –  crie tudo de forma original
  4. Defina as perguntas e categorias das respostas
  5. Ordene as opções para respostas para quem responder o questionário
  6. Se quiser inserir novas perguntas, clique em “Nova Pergunta”
  7. Se preferir, crie páginas clicando em “Nova Página”
  8. Se desejar, clique em “Lógica” e crie dependências condicionais entre perguntas e respostas
  9. Para conferir o seu trabalho, clique em “Visualizar e Avaliar”
  10. Escolha como compartilhar o questionário(e-mail, link, redes socais, etc), clicando em coletar respostas

A seguir, é só acompanhar os resultados da pesquisa no ar, clicando em “Analisar Respostas”.

Concluindo

A  pesquisa de mercado é uma grande aliada da pequena empresa.

Ela traz insights genéricos e informações específicas que podem impulsionar estratégias e melhorias.

Você pode usá-la para conhecer seu público-alvo, a necessidade de um novo produto que deseja lançar, conhecer melhor a concorrência, seu segmento de atuação, entre outras possibilidades.

É complicado para grandes empresas dar tiros no escuro sem pesquisar primeiro.

Para pequenas empresas mais ainda.

A pesquisa de mercado pode impedir um investimento desastroso, ou abrir os olhos para uma oportunidade desapercebida.

Ela também revela:

  • Se há demanda para seu produto ou serviço
  • Quais estratégias funcionam ou falham em seu setor
  • Como a concorrência age e o que ela tem de melhor e pior

A pesquisa de mercado pode ser uma ferramenta decisiva no caminho de seu negócio.

Para um orçamento sem compromisso para criar seu site ou blog para divulgar suas pesquisas e interagir com seu público alvo, tecle com a gente pelo Whatsapp ou Telegram

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