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As diferenças entre sites, hotsites, landings, e sites one page

Se você está começando um negócio online ou cuidando da presença de sua empresa no mundo digital, você pode ficar em dúvida sobre criar um site, hotsite, landing page, ou site one page.

Eles podem parecer muito semelhantes, mas possuem características específicas e finalidades bem diferentes.

Entender como se diferenciam e quando utilizá-los é fundamental, especialmente para pequenas empresas e profissionais liberais que procuram ter um bom custo benefício em termos de marketing digital.

Se você quer otimizar seu investimento ao criar um site, vamos mostrar as diferenças, e recomendamos dar uma olhada em nosso pequeno guia prático O básico para fazer seu negócio rodar na internet.

Sites para resultados abrangentes e consistentes

Sites institucionais possuem uma árvore de páginas informativasOs sites são verdadeiras sedes virtuais para as empresas na internet, que permitem aos clientes visitas 24 horas por dia, 7 dias por semana.

É o meio mais tradicional e esperado pelos internautas de se informar sobre uma empresa e o que ela faz, seus produtos e serviços, e também diferenciais.

A maioria dos sites possui várias páginas que visam ampliar todas a informações sobre a empresa e o que ela oferece.

Como explicamos no post O futuro do site da pequena e média empresa: integrando mídias sociais e tecnologias sob uma única marca, o site também tem o importante papel de ser uma espécie de hub, um local que centraliza os esforços de divulgação da empresa na internet.

O site também têm missões bem marcantes e específicas como:

  • Apresentar meios de contato facilmente a clientes e potenciais clientes
  • Trazer informações sobre quem está por trás do negócio
  • Comprovar o expertise da empresa, mostrando cases que apresentam entregas
  • Exibir depoimentos de clientes como fator de persuasão
  • Esmiuçar serviços com o detalhamento adequado para maior credibilidade
  • Idealmente apresentar um canal para notícias, artigos, dicas e tutorias, o blog

Portanto, os sites são divididos em várias páginas, que informam os visitantes e melhoram o posicionamento do negócio nas buscas do Google, e transmitem confiança e credibilidade aos visitantes.

Landing pages são ideais para captar leads

Landing pages captam leads em troca de benefíciosAs landing pages são páginas “solo”, projetadas para captar dados de clientes e apoiar iniciativas de marketing digital.

Usualmente ela é promovida por campanhas em redes sociais, Whatsapp, emails e outros meios.

A Landing Page deve contar com uma copy muito focada na captação de leads e altamente persuasiva.

Geralmente a landiing faz uma troca com o cliente, obtendo seus dados e oferecendo ebooks para download, descontos, testes de produtos ou serviços e outros benefícios.

As Landing Pages embora muitos mais compactas que os sites, devem conter elementos essenciais como:

  • Vídeos ou fotos de apresentação
  • Lista de benefícios
  • Informações sobre quem está por trás do negócio
  • Depoimentos de clientes
  • Lista de vantagens
  • Chamadas para ação, calls to action
  • Perguntas e respostas
  • Formulário para captação

Em alguns casos as Landing Pages são utilizadas para promover a venda de produtos e serviços diretamente, após o internauta clicar em um botão de compra e ser direcionado para o link onde é fechada a venda, e então podemos dizer que ela se tornou uma  Página de Vendas.

Explicamos bem a diferença entre uma Landing Page usual e uma Página de vendas detalhadamente  em Entenda a diferença entre landing pages e páginas de vendas.

Resumidamente as Landing Pages são o destino do internauta quando ele clica em alguma promoção ou anúncio pelo qual se interessou e nelas ele será convidado a praticar uma ação.

Sites one page para informações objetivas e decisões ágeis

Sites one page afunilam informações objetivamenteSão semelhantes a sites tradicionais, porém têm somente uma página que contém todas as informações de forma compacta.

Apesar de serem uma página única, são diferentes das Landing Pages por não estarem focadas na captação, nem necessitarem de elementos persuasivos organizados como em uma landing.

É um tipo de site ideal para ser rolado como se fosse uma timeline de redes sociais.

A ideia é que o internauta vá recebendo informações no processo que se encaixam umas com as outras, e vão se afunilando, em uma sequência que tradicionalmente prioriza:

  • Exibir o produto ou serviço de imediato sugerindo adquiri-lo
  • Mostrar informações que deixem claro quem está por trás do negócio
  • Exibir resultados em números, imagens e vídeos
  • Apresentar benefícios, vantagens ou diferenciais em listas
  • Divulgar depoimentos de clientes
  • Tirar dúvidas com perguntas frequentes
  • Apresentar contatos, botões e formulários, convidando para a compra

Este tipo de site tende a não se sair tão bem nas buscas do Google como os sites usuais, por ter menos páginas, portanto menos conteúdo para ser indexado.

Por outro lado, em produtos de auto apelo, ou serviços e produtos onde quem decide a compra precisa apenas de uma visão clara de quem está fornecendo, quais os diferenciais e como adquirir, podem ser sites muito eficientes;

Utilizando-se de elementos visuais mais atrativos e uma boa arquitetura da informação, é uma boa escolha para empresas que:

  • Precisam de um início rápido na internet
  • Podem investir mais em promoção paga para alavancar o número de visitantes
  • Têm redes sociais muito fortes que podem ajudar a divulgar o site
  • Trabalham com equipes de vendas maiores e dedicadas
  • Comercializam produtos e serviços de alto apelo ou grande demanda

Hotsites para eventos e promoções especiais

Hot sites têm conteúdo enxuto para focar na compra ou inscriçãoSão utilizados geralmente para promoções e ações de marketing, como divulgação de eventos, lançamentos de produtos ou serviços, divulgação de liquidações, etc.

Altamente focados em efetivar corretamente o processo incitado por uma campanha de marketing digital,. não demandam conteúdo mais extenso como os sites one page, nem elementos informativos e de alta persuasão das landing pages.

Suas características mais marcantes são:

  • São sazonais e temporários, operando por dias, semanas ou até meses anteriormente previstos
  • Não necessitam geralmente de informações extensas em texto
  • Precisam de poucas imagens ou vídeos

Mesmo enxutos, tendem a cumprir bem sua missão justamente por lidarem mais frequentemente com visitantes previamente motivados por campanhas.

Em termos de conteúdo, de forma tradicional, seguem as seguintes diretivas:

  • Tipicamente precisam de apenas um bom vídeo ou uma boa galeria de fotos
  • Possuem poucos títulos, altamente persuasivos
  • Seu parágrafos são muito curtos e objetivos

Com o visitante vindo motivado por uma campanha, a ideia é não cansá-lo, nem fazer com que perca tempo, apenas dar o último estímulo para ele de fato executar uma ação.

Alguns hotsites captam dados de clientes, quando oferecem inscrições em eventos ou promoções.

Outros podem também acabar sugerindo cliques em botões para compra antecipada de ingressos e produtos em alguns casos, de forma bem direta, mas sem o mesmo apelo e extensão de conteúdo das páginas de vendas.

Eventualmente, podem contar com muito poucas páginas auxiliares, contendo regulamentos, descrições de benefícios ou prêmios e políticas de privacidade.

Conclusão

Não existe uma regra rígida do tipo de site ou página que sua empresa deve ter para iniciar sua presença online, ou divulgar seus produtos e serviços.

Tudo depende do objetivo, do contexto de sua empresa e do momento que ela está vivendo.

O certo é  que criar um site ou página na internet abre uma série de possibilidades para qualquer negócio.

A primeira coisa que um potencial cliente faz geralmente é procurar no Google pelo produto ou serviço que está precisando, como podemos ver nos materiais instrutivos produzidos pelo próprio Google.

Quando  alguém recebe uma indicação do nome de seu negócio, tende a procurar no Google, porque a maioria das pessoas hoje espera que qualquer empresa realmente séria, profissional e confiável, tenha seu espaço institucional, seu próprio site na internet.

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