O frete é um dos aspectos mais importantes do e-commerce.
Quando tratado com conhecimento e estratégia, potencializa as vendas pela internet.
O frete impacta diretamente no preço total da compra.
Logo, é preciso pesquisar, avaliar e planejar, para que o valor do frete trabalhe em favor das vendas.
O frete e o abandono de carrinho de compras
O frete tende a ser um dos fatores principais do abandono de carrinho de comprar.
Se o cliente considera o preço do frete muito alto em relação ao do produto, tende a desistir da compra.
No entanto, se o cliente perceber bom custo benefício no frete, ou que agrega valor determinante, este contexto se modifica.
Por isso, a análise dos fatores relacionados ao frete, deve ser feita com muito critério e cuidado por quem gerencia o e-commerce.
Quando o preço do frete é percebido como adequado pelo cliente, o resultado tende a ser bastante positivo.
Além dos aspectos financeiros, a imagem do e-commerce tende a ser melhorada.
Os clientes percebem o custo benefício e enxergam isto como um sinal de parceria por parte de quem vende.
E a percepção de uma relação ganha ganha, tende a incentivar as compras.
Oferecer fretes mais baratos pode criar uma vantagem competitiva excelente para aumentar vendas de seu e-commerce.
Veja também Guia de primeiros passos para sua loja virtual vender online
Como tornar o preço do seu frete mais barato?
Se o custo alto de frete é considerado um dos principais motivos para abandonar o carrinho compras, também há outro ponto a considerar.
É preciso baratear o frete, sem comprometer as margens de lucro do e-commerce.
Isto pode ser um grande desafio para os empreendedores.
Vamos ver algumas dicas que podem colaborar para o cliente não desistir da compra por causa do frete.
Isso claro, sem seu e-commerce deixar de lucrar.
Veja também Os quatro itens básicos para organizar uma loja virtual de sucesso
Diversifique métodos de envio
Não se limite a uma única opção de fornecedor para o envio das mercadorias.
Ofereça diferente possibilidades de frete para o cliente, para ele ter mais chances de encontrar uma opção que melhor lhe atenda.
Existem ferramentas como o Melhor Envio que oferecem amplas possibilidades de frete.
Os Correios oferecem também opções mais econômicas para certas entregas.
Analise e compare as opções, escolhendo as mais vantajosas, ou mesmo oferecendo mais de uma delas em seu e-commerce.
Otimização de embalagens
A cubagem(relação entre peso e volume), é critério para custo do frete.
Então, embalagens muito grandes para itens pequenos levam a um custo mais elevado desnecessariamente.
As embalagens devem ter as dimensões adequadas para seus produtos.
Se for necessário preencher espaços vazios na embalagem, utilize materiais mais leves, de qualidade e baixo custo.
Papel recortado e plástico bolha por exemplo, protegem os produtos, sem elevar muito o peso da embalagem.
A ideia é oferecer segurança e qualidade no frete com otimização e preços atrativos.
Cuide com carinho do cadastro dos produtos
O frete é calculado com base em critérios como origem e destino, altura, largura, comprimento e peso dos produtos embalados.
Por isso, peso e dimensões dos produtos devem ser cadastrados cuidadosamente, considerando já a embalagem.
Isso evitará o erro de um frete mais elevado em seu e-commerce.
Erros no cadastro de seus produtos podem ser a causa para fretes poucos competitivos.
Busque aumentar seu ticket médio
Procurar aumentar o ticket médio do seu e-commerce é uma boa técnica para diluir o valor do frete entre vários produtos.
Se os clientes adquirem mais itens em cada compra, o valor da entrega parece mais distribuído, gerando uma percepção positiva com relação ao frete.
Para isso, ofereça kits ou combos de produtos com preços especiais e trabalhe sugerindo outros produtos relacionados ou complementares ao produto escolhido pelo cliente.
Negocie com transportadoras
Negociar com transportadoras é uma boa estratégia para oferecer um frete mais barato.
Cote com mais de uma empresa e faça pesquisas de mercado, para encontrar opções com melhor custo benefício para seu cliente.
Levante a média de encomendas para cada região, pois com mais uso de frete pode conseguir melhores tarifas com as transportadoras.
Claro, preço não é tudo, lembre-se de negociar com empresas que garantam a segurança, pontualidade e qualidade da entrega.
Tipos de frete que mais incentivam as vendas no e-commerce
Frete Fixo: É estabelecido um valor fixo para o frete, para todos os locais, ou para regiões específicas. O empreendedor analisa o valor médio de frete e estabelece um fixo. A diferença negativa deve ser vista como um investimento, e a positiva torna-se um bônus no lucro.
Frete por Região: O valor é definido pela localidade de entrega do produto e varia de acordo com o custo que o e-commerce se propõe a absorver. Pode ser definido por estado, regiões, cidades, e outros.
Frete Grátis: É o que mais incentiva as vendas. Alguns e-commerce definem um valor mínimo de compra para a gratuidade do frete, outros trabalham com este frete apenas em datas especiais, ou para locais específicos. Algumas empresas conseguem estabelecer estratégias em que a margem ou acordos com transportadoras permitem o frete grátis para todos o clientes.
Se você deseja um orçamento sem compromisso para seu e-commerce, tecle pelo WhatsApp