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Como deixar o frete do seu e-commerce mais barato

O frete é um dos aspectos mais importantes do e-commerce.

Quando tratado com conhecimento e estratégia, potencializa as vendas pela internet.

O frete impacta diretamente no preço total da compra.

Logo, é preciso pesquisar, avaliar e planejar, para que o valor do frete trabalhe em favor das vendas.

O frete e o abandono de carrinho de compras

O frete tende a ser um dos fatores principais do abandono de carrinho de comprar.

Se o cliente considera o preço do frete muito alto em relação ao do produto, tende a desistir da compra.

No entanto, se o cliente perceber bom custo benefício no frete, ou que agrega valor determinante, este contexto se modifica.

Por isso, a análise dos fatores relacionados ao frete, deve ser feita com muito critério e cuidado por quem gerencia o e-commerce.

Quando o preço do frete é percebido como adequado pelo cliente, o resultado tende a ser bastante positivo.

Além dos aspectos financeiros, a imagem do e-commerce tende a ser melhorada.

Os clientes percebem o custo benefício e enxergam isto como um sinal de parceria por parte de quem vende.

E a percepção de uma relação ganha ganha, tende a incentivar as compras.

Oferecer fretes mais baratos pode criar uma vantagem competitiva excelente para aumentar vendas de seu e-commerce.

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Como tornar o preço do seu frete mais barato?

Se o custo alto de frete é considerado um dos principais motivos para abandonar o carrinho compras, também há outro ponto a considerar.

É preciso baratear o frete, sem comprometer as margens de lucro do e-commerce.

Isto pode ser um grande desafio para os empreendedores.

Vamos ver algumas dicas que podem colaborar para o cliente não desistir da compra por causa do frete.

Isso claro, sem seu e-commerce deixar de lucrar.

Veja também Os quatro itens básicos para organizar uma loja virtual de sucesso

Diversifique métodos de envio

Não se limite a uma única opção de fornecedor para o envio das mercadorias.

Ofereça diferente possibilidades de frete para o cliente, para ele ter mais chances de encontrar uma opção que melhor lhe atenda.

Existem ferramentas como o Melhor Envio que oferecem amplas possibilidades de frete.

Os Correios oferecem também opções mais econômicas para certas entregas.

Analise e compare as opções, escolhendo as mais vantajosas, ou mesmo oferecendo mais de uma delas em seu e-commerce.

Otimização de embalagens

A cubagem(relação entre peso e volume), é critério para custo do frete.

Então, embalagens muito grandes para itens pequenos levam a um custo mais elevado desnecessariamente.

As embalagens devem ter as dimensões adequadas para seus produtos.

Se for necessário preencher espaços vazios na embalagem, utilize materiais mais leves, de qualidade e baixo custo.

Papel recortado e plástico bolha por exemplo, protegem os produtos, sem elevar muito o peso da embalagem.

A ideia é oferecer segurança e qualidade no frete com otimização e preços atrativos.

Cuide com carinho do cadastro dos produtos

O frete é calculado com base em critérios como origem e destino, altura, largura, comprimento e peso dos produtos embalados.

Por isso, peso e dimensões dos produtos devem ser cadastrados cuidadosamente, considerando já a embalagem.

Isso evitará o erro de um frete mais elevado em seu e-commerce.

Erros no cadastro de seus produtos podem ser a causa para fretes poucos competitivos.

Busque aumentar seu ticket médio

Procurar aumentar o ticket médio do seu e-commerce é uma boa técnica para diluir o valor do frete entre vários produtos.

Se os clientes adquirem mais itens em cada compra, o valor da entrega parece mais distribuído, gerando uma percepção positiva com relação ao frete.

Para isso, ofereça kits ou combos de produtos com preços especiais e trabalhe sugerindo outros produtos relacionados ou complementares ao produto escolhido pelo cliente.

Negocie com transportadoras

Negociar com transportadoras é uma boa estratégia para oferecer um frete mais barato.

Cote com mais de uma empresa e faça pesquisas de mercado, para encontrar opções com melhor custo benefício para seu cliente.

Levante a média de encomendas para cada região, pois com mais uso de frete pode conseguir melhores tarifas com as transportadoras.

Claro, preço não é tudo, lembre-se de negociar com empresas que garantam a segurança, pontualidade e qualidade da entrega.

Tipos de frete que mais incentivam as vendas no e-commerce

Frete Fixo: É estabelecido um valor fixo para o frete, para todos os locais, ou para regiões específicas. O empreendedor analisa o valor médio de frete e estabelece um fixo.  A diferença negativa deve ser vista como um investimento, e a positiva torna-se um bônus no lucro.

Frete por Região: O valor é definido pela localidade de entrega do produto e varia de acordo com o custo que o e-commerce se propõe a absorver. Pode ser definido por estado, regiões, cidades, e outros.

Frete Grátis: É o que mais incentiva as vendas. Alguns e-commerce definem um valor mínimo de compra para a gratuidade do frete, outros trabalham com este frete apenas em datas especiais, ou para locais específicos. Algumas empresas conseguem estabelecer estratégias em que a margem ou acordos com transportadoras permitem o frete grátis para todos o clientes.

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