Alvaron

Como iniciar a árvore de conteúdo na criação de seu site

Iniciar o conteúdo de seu site pode ser simples 

Este post é o primeiro de uma série que ajudará você a elaborar o conteúdo de seu site.

Ao longo dos mais de cinco anos em que venho trabalhando com criação de sites para pequenas e médias empresas, e profissionais liberais, tenho percebido como o conteúdo inicial de um site tende a se tornar um grande problema para os clientes.

Muitas empresas e profissionais liberais não sabem como organizar o texto, o conteúdo inicial para o seu site, não conseguem alocar tempo para isso, não querem investir neste âmbito, e nem encontram entre seus colaboradores alguém apto para tanto.

Pensando nisso, resolvi facilitar a vida de profissionais liberais e pequenas empresas que estão com dificuldades em iniciar sua árvore de conteúdo na criação de seu site. Inclusive, ao fim do post, deixo um modelo para download do que seria o conteúdo básico inicial para um site “one page”, uma página inicial onde estão as principais informações do negócio, produto, ou serviço, que podem e devem no futuro ser ramificadas.

Pense no conteúdo do seu site como uma árvore

Um bom meio de pensar o conteúdo do seu site, é no modelo de uma árvore.

Você começa com a raiz e o tronco, e vai ramificando, com os galhos que se expandem, até as folhas e frutos.

O que seria o tronco do conteúdo do seu site? Seria justamente o conteúdo desta primeira página onde estão as principais informações do seu negócio, sua apresentação básica e do que você pretende negociar com seus clientes.

No modelo que está no final do post, temos a raiz e tronco de um site de coaching.

Antes de ver o modelo propriamente dito, vejamos um checklist do que ele contém e do que você vai precisar para criar um conteúdo semelhante na criação de seu site:

  1. Duas ou três imagens ou fotos para um banner, slider principal
  2. Duas ou três frases, uma para cada banner
  3. Uma imagem para uma área central de destaque em parallax(texto parado com imagem de fundo em movimento)
  4. Uma frase para a área central de destaque em parallax
  5. Dados de contato
  6. Textos curtos, com um ou dois parágrafos, para os tópicos a seguir
    • Introdução ou Apresentação(qual a sua mensagem inicial, seu diferencial, o que você faz, qual a novidade que apresenta)
    • Benefícios(o que o cliente ganha ao contratar você ou seu produto)
    • Perfil do profissional ou equipe(quem de fato está envolvido no negócio e seu perfil profissional resumido)
    • Serviços ou Produtos(o que você está vendendo, como você entrega e quanto custa)
    • Depoimentos(o que diz quem já pagou pelo que você oferece)
    • Contato(uma frase ou parágrafo que explique ao que você se dispõe a responder e seus dados de contato)

O bom é inimigo do ótimo

Pode parecer difícil organizar mesmo este modelo simples. Isso porque em geral tendemos a pensar no melhor texto possível, do que começar com algo simplesmente bom.

Deixe as imagens para depois, escolha primeiro os textos.

Ataque os blocos um a um, começando por qualquer um deles.

Faltou inspiração para algum deles? Copie e modifique.

Não esqueça de duas coisas fundamentais:

  • Hoje a maioria dos sites possuem gerenciamento de conteúdo facilitado(todos os sites que crio são entregues ao cliente com gerenciador de conteúdo, onde ele mesmo pode ajustar seu texto, e ainda envio vídeos explicando como é fácil fazê-lo)
  • Copiar e aprimorar é algo válido, desde que a cópia não seja um mero “copy and paste”, foi assim que países como Japão e China se tornaram grandes potências comerciais, copiando no início e aprimorando, até que pudessem gerar produtos melhores que os originais

Menos O suficiente é mais

Nos acostumamos em geral com a máxima de que “menos é mais”, isso não é verdade. Se eu tivesse parado este post no parágrafo anterior, faltariam ainda mensagens fundamentais.

Pense na diferença sutil que existe nestes dois parágrafos abaixo:

1) Parágrafo incompleto, que NÃO está no modelo de conteúdo inicial em PDF para download

“O coaching financeiro é um processo que visa potencializar a performance financeira e gerar satisfação e
qualidade de vida pessoal e familiar.
Através de técnicas, ferramentas e metodologias, o treinador (coach) orienta e acompanha o cliente (coachee)
no seu desenvolvimento psico-financeiro. Psico-financeira? Sim.
Parte dos problemas financeiros vivenciados, assim como o sucesso financeiro, estão relacionados às nossas
ações e reações emocionais, comportamentos e propósitos de vida.”

2) Parágrafo completo, que ESTÁ no modelo de conteúdo inicial em PDF para download

“O coaching financeiro é um processo que visa potencializar a performance financeira e gerar satisfação e
qualidade de vida pessoal e familiar.
Através de técnicas, ferramentas e metodologias, o treinador (coach) orienta e acompanha o cliente (coachee)
no seu desenvolvimento psico-financeiro. Psico-financeira? Sim.
Parte dos problemas financeiros vivenciados, assim como o sucesso financeiro, estão relacionados às nossas
ações e reações emocionais, comportamentos e propósitos de vida.
Por outro lado, a falta de educação financeira e de uma postura proativa na geração de renda tem afetado
diretamente o bolso das pessoas e suas famílias.”

A diferença sutil está na frasePor outro lado, a falta de educação financeira e de uma postura proativa na geração de renda tem afetado diretamente o bolso das pessoas e suas famílias.”

Repare que ela é essencial, pois liga o que está sendo oferecido, “coaching financeiro”, ao mundo real, à vida cotidiana, e atinge diretamente o inconsciente de alguém que está preocupado por estar lidando com dívidas, dificuldades financeiras, mas também atinge alguém que se preocupa em aprender a nunca entrar em dificuldade.

As três primeiras linhas, expõem subsídios técnicos, a quarta envolve o cliente… e com quatro linhas se passou uma mensagem suficiente para apresentar o site, e seu serviço… o suficiente é mais.

Continua no próximo episódio

Como expliquei no início deste post, ele é o primeiro de uma série, que pretende ajudar pequena e médias empresas e profissionais liberais a estruturar o conteúdo de seu site.

Baixe aqui o modelo de conteúdo inicial para o seu site.

Voltaremos neste mesmo Bat Canal muito em breve, e você pode acompanhar a série assinando a newsletter mensal que está na barra lateral deste post.

Fique ligado e um abraço!

Criar sites, blogs e landing poages para pequenas e médias empresas, bem como profissionais liberais em geral é nossa especialidade. Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

 Telegram.