O processo de criação de sites para pequenas empresas e profissionais liberais, está muito mais facilitado hoje em dia. Com isso, é comum que em meio ao esforço e empolgação, alguns cuidados básicos acabem despercebidos.
Infelizmente há profissionais que não têm a preocupação de criar independência para o cliente. Desta forma o pequeno empresário ou profissional liberal podem acabar sendo prejudicados ao contratar a criação de um site WordPress.
Pode ser criado um vínculo indesejável de médio e longo prazo, quando tudo deveria estar resumido a um serviço. Veja alguns cuidados básicos a tomar quando você contrata a criação de um site WordPress.
O domínio deve ser realmente seu
Quando você contrata um domínio com um serviço de hospedagem, ou diretamente em um site como o registro.br, é importante certificar-se que a titularidade do domínio é mesmo sua.
Normalmente todo o domínio tem um contato técnico e um titular. Você consegue averiguar isso para domínios brasileiros no Who Is do registro.br. Também é possível verificar domínios internacionais em sites como Who.is.
Tenha certeza de que o domínio realmente foi registrado com você ou sua empresa sendo os titulares.
Só assim, além do controle do domínio, você terá a possibilidade de eventualmente trocar de fornecedor a hora que desejar, sem grandes burocracias e perdas de tempo.
O descuido com este detalhe, pode incorrer em problemas que vimos acontecer com alguns clientes, que tiveram grandes inconvenientes com desenvolvedores que registraram o domínio em seus próprios nomes, e desapareceram na hora de transferir a titularidade.
Veja também: O básico para fazer seu negócio rodar na internet
Tenha controle da sua hospedagem
A hospedagem de seu site, é onde está de fato um grande ativo de sua empresa. Ela abriga os arquivos e bancos de dados que de fato fazem seu site funcionar.
Todo o contrato de hospedagem deve ser registrado em seu nome ou no nome de sua empresa. Exija sempre ter acesso a este contrato.
O ideal é também sua empresa ter o acesso ao cpanel, ou painel de controle de sua hospedagem.
Isto permitirá que você possa fazer backups adicionais se desejar, e principalmente que haja portabilidade quanto aos serviços de hospedagem e profissionais envolvidos.
Caso você opte por trabalhar com hospedagens com controle técnico de terceiros, tenha previsto em contrato o que acontece se você desejar trocar de hospedagem.
Principalmente como você obtém o backup completo de seu site.
Infelizmente já atendemos casos, onde a empresa de hospedagem sumiu, ou o desenvolvedor que detinha o controle parou de responder, e o cliente teve que criar um novo site.
Você deve ser administrador do WordPress
No caso da criação de sites WordPress, você deve exigir que o e-mail do administrador do WordPress seja seu, ou de um colaborador de confiança da empresa.
Também deve exigir que haja um usuário com perfil administrador registrado no painel do WordPress com controle total da sua empresa, incluindo um endereço de e-mail que esteja sob seu controle.
Assim, você garante que o site WordPress está realmente sob sua administração, e que você tem poder para se desejar, trocar de fornecedor, além de portabilidade total de seu site em termos de hospedagem.
Existem desenvolvedores que acabam arrogando para si um único usuário administrador no site WordPress, deixando o cliente totalmente dependente em diversas situações envolvendo o uso e a evolução do site WordPress, especialmente nos aspectos mais críticos.
Os menus chave devem estar disponíveis em seu WordPress
Alguns desenvolvedores entregam ao cliente acessos ao painel administrativo do WordPress, “wp-admin”, informando que são usuários com perfil de administrador. Porém, o cliente, muitas vezes leigo, não percebe que algumas funções administrativas chave, não estão disponíveis.
Quando acessar o painel administrativo do WordPress, “wp-admin”, se o usuário for mesmo de perfil administrador, ele deverá poder enxergar os menus “Aparência”, “Plugins” e “Usuários”.
No menu “Aparência”, devem constar pelo menos as opções “Temas”, “Menus”, “Widgets” e “Editor de arquivos de tema”.
Em “Plugins”, deve constar pelo menos “Plugins Instalados”, “Adicionar novo” e “Editor de arquivos de plugin”.
Já no menu “Usuários”, deve constar pelo menos “Todos os usuários”, “Adicionar novo”, e “Perfil”.
Se você ao entrar nestes menus, verificar que tem acesso a efetivar as operações correspondentes, seu usuário WordPress tem de fato todas as capacidades necessárias para controlar o site.
Em caso contrário, você deve exigir que estas capacidades sejam habilitadas.
Conclusão
Na hora de contratar a criação de seu site WordPress, você deve ter cuidados básicos para garantir a portabilidade e independência.
Alguns desenvolvedores por descuido ou má intenção, podem criar situações muito inconvenientes e mesmo difíceis de resolver, sem qualquer necessidade. O cliente deve estar atento a estes aspectos, sempre.
Nós sempre entregamos sites com domínios e hospedagens 100% sob controle do cliente, e acesso e capacidades plenas no painel WordPress.
Você pode contar conosco para serviços como:
- Criação de sites WordPress
- Ajustes em sites WordPress
- Reformulação de sites WordPress
- Migração de hospedagem de sites WordPress
- Instalação e customização de sites WordPress
- Implementação de segurança em sites WordPress
- Limpeza e remoção de vírus e malware em sites WordPress
Tecle pelo WhatsApp e obtenha um orçamento sem compromisso de contratação.