Alvaron

Dicas para seu ecommerce vender mais e melhor

O ecommerce cresceu mais de 20% este ano no Brasil. No ano passado, o crescimento foi mais de  40%.

Mais do que nunca, investir na criação de um ecommerce é algo primordial, pois a tendência de comprar online só vai crescer no Brasil e no mundo.

Vamos ver como fazer seu ecommerce vender mais e melhor, em alguns tópicos importantes.

  • Escolhendo seu nicho de mercado e seus clientes potenciais
  • Caprichando nas entregas e atendimento
  • Promovendo e divulgando seu ecommerce
  • Cuidando da usabilidade e confiabilidade

Escolhendo seu nicho de mercado e seus clientes potenciais

Para vender online, primeiro você precisa saber para quem quer vender.

Basicamente para vender bem, é preciso entender bem a lei da oferta e da procura, e facilitar a compra do que as pessoas realmente desejam. Abrir uma loja de geladeiras no Polo Norte tem menos chance de dar certo do que abrir uma loja de geladeiras perto da linha do Equador.

Investir em planejamento não é perda de tempo. Pesquise com colegas e amigos do que eles gostam. Caminhe por locais públicos e veja o que as pessoas estão usando. Observe nas redes sociais o que está começando a ter sucesso. Antes de mais nada você precisa decidir o que vai vender, e quem vai comprar.

Depois de escolher seus produtos e clientes potenciais, procure imaginar como um destes clientes pensa. Que tipo de material e visual estimula ele a comprar? Quais bônus ele espera receber em suas compras? O que o encanta a ponto dele comprar um produto e recomendá-lo na internet? Como a concorrência tenta agradá-lo?

Ao se colocar na pele do cliente potencial, você naturalmente poderá aprimorar seu ecommerce e sua divulgação para vender mais e melhor.

Caprichando nas entregas

O cliente sempre espera que o produto chegue no prazo combinado, com a qualidade esperada.

As avaliações de clientes são um ativo fundamental, pois elas dão credibilidade ao seu ecommerce, e para conquistá-las, você precisa que o cliente esteja satisfeito com o produto recebido.

Você precisa ter organizado como vai funcionar seu fluxo de pedidos e entregas. Para a etapa de planejar e organizar, dê uma olhada no nosso post  Guia de primeiros passos para sua loja virtual vender online

Em complemento ao material do link, lembre-se de sempre exibir ao cliente exatamente o que vai entregar e oferecer prazos e condições que realmente serão cumpridos.

Deixe tudo claro sobre o que acontece no caso de haver problemas.

Ofereça atendimento por email, telefone, Whatsapp, mas escolha meios que realmente consegue administrar, pois sua resposta deverá ser sempre nos prazos expostos no site.

A ideia é planejar para que tudo funcione bem, e caso não funcione, priorizar e tratar problemas dos clientes da melhor forma e no menor tempo possível.

Assim, os clientes avaliarão positivamente as entregas que forem perfeitas, e reconhecerão seu empenho caso haja dificuldades.

A propaganda de cliente para cliente tem um poder muito efetivo, que pode ser positivo ou negativo, por isso é importante tratar entregas e atendimento com muito cuidado.

Promovendo e divulgando seu ecommerce

Dizem que a propaganda é a alma do negócio, mas podemos também pensar que ela é a alavanca de um ecommerce na verdade.

Você vai precisar promover seu ecommerce, e isso pode ser feito hoje de forma facilitada com as redes sociais, emails, Whatsapp, posts em seu blog, etc.

Dê uma olhada no nosso material Guia para pequenas empresas venderem mais(de verdade) na internet sobre como promover negócios na internet.

Hoje as pessoas tendem a pesquisar antes de comprar, então apenas divulgar não é suficiente.

Você terá que destacar bem as avaliações positivas dos clientes, oferecer perguntas e respostas, criar posts, imagens, vídeos, ebooks, etc, que ajudem a mostrar como clientes podem usar seus produtos e serviços para melhorar suas vidas e seu trabalho.

Não esqueça que estamos vivendo a era da informação. Logo, para melhorar suas vendas de verdade, informações valiosas de verdade têm de vir junto com a divulgação de seus produtos e serviços.

Cuidando da usabilidade e segurança

Para que seu ecommerce venda bem, você precisa cuidar para que nada atrapalhe o cliente em suas compras, e todo o processo seja fácil, ágil e confiável.

Então vamos focar em alguns pontos em que tudo tem que sair 100% para que o cliente curta fazer a compra em seu ecommerce e ainda recomende aos amigos, colegas e familiares.

Mais de 60% das compras online no Brasil são feitas através de smartphones

Por isso enmtregamos todos os ecommerce que produzimos totalmente responsivos, funcionando perfeitamente tanto em PCs como em tablets e smartphones.

Os clientes devem confiar totalmente em sua loja na hora de pagar

Quando os clientes não confiam na forma de pagar do seu site, o abandono dos carrinhos de compra pode ser de mais de 30%.

Por isso convém utilizar meios de pagamento como  Pagseguro e Mercado Pago, o que fará com que as pessoas informem seus dados de endereço e cartão.

Estes meios de pagamento também têm controle antifraude e cuidam de tudo que se refere às operadoras de cartões e boletos, evitando despesas de horas suas trabalhadas cuidando destes assuntos, além de qualquer aborrecimento relacionado.

Usabilidade e agilidade são fundamentais

Imagine uma loja física que é lindíssima.

Você vê a vitrine e percebe que o ambiente lá dentro dá vontade de entrar. Observa um produto na prateleira, e pensa em comprá-lo, mas percebe que não há ninguém para tirar dúvidas. Além disso você tem que tirar uma ficha, preencher um formulário de cadastro e aguardar para pagar.

Você acaba desistindo da compra.

Com a loja virtual, a situação é a mesma. Para aproveitar o crescimento das vendas online, você tem que cuidar deste ponto.

Se você tiver uma loja linda, mas onde é difícil de comprar, suas vendas podem cair bastante.

Por isso, o melhor é não tentar reinventar a roda no processo de compra.

Sua loja tem que ser fácil de usar mesmo para pessoas que têm dificuldades ou inexperientes, pois cada vez mais pessoas começarão a comprar online no Brasil, criando muitas oportunidades para as empresas que optarem por criar um ecommmerce.

Para um orçamento sem compromisso para criar seu ecommerce, tecle com a gente pelo WhatsApp.

     Telegram