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Entenda a Atualização de Conteúdo Útil do algoritmo do Google

O Google anunciou mais uma Atualização de Conteúdo Útil, que em duas semanas em média é concluída.

Como de costume todo o mercado digital analisa cada mudança destas promovidas pelo Google, dada a sua grande abrangência e importância.

Vamos agora passar pelos aspectos mais relevantes, com a linguagem mais simples possível, para profissionais de todas as áreas poderem entender.

O que é Conteúdo Útil

Os conteúdos verdadeiramente informativos e úteis para os internautas são considerados valiosos pelo Google.

São conteúdos que vão além das otimizações técnicas e do uso de palavras-chave, que se preocupam com conhecimento e informação, antes de questões mercadológicas.

Os conteúdos valiosos são aqueles que realmente procuram levar informação, diversão, aprendizado, entretenimento, etc. para seus leitores.

Conteúdos relevantes de fato, motivam o internauta a salvá-los em sua máquina, compartilhar, ou mesmo imprimir o que acaba de encontrar e acessar a partir das buscas do Google.

Veja também Crie posts úteis ou perca posições nas buscas do Google

A Atualização de Conteúdo Útil

A Atualização de Conteúdo Útil é um ajuste que o Google faz em seus algoritmos para otimizar a experiência do usuário e fornecer resultados cada vez melhores nas SERPs(páginas de resultados de busca do Google).

Na última atualização, o Google adicionou o que chamou de “classificador aprimorado”, sem detalhes específicos.

No entanto, outros aspectos da atualização foram totalmente delineados, como veremos a seguir.

Conteúdo Escrito por Inteligência Artificial ou pessoas

O Google fez também atualizações em sua documentação que dizem respeito a conteúdos escritos por Inteligência Artificial.

A diretriz principal é que o conteúdo seja relevante e útil para o internauta, independente da fonte ou forma pela qual foi gerado.

O conceito que deve prevalecer é “conteúdo útil para pessoas nos resultados o Google”, no lugar de “conteúdo útil por pessoas”.

Portanto, com critério e qualidade, você pode usar mais tranquilamente o Bard, por exemplo para apoio na criação de conteúdo.

Conteúdo hospedado por terceiros

Muitos sites têm alugado subdomínios para terceiros hospedarem seu conteúdo. Então, o que ocorre, é que muitas vezes estes conteúdos de subdomínios não têm nada a ver com o domínio principal.

A intenção de quem aluga e loca, geralmente é manipular os resultados de busca.

Por exemplo, um site com muitos acessos no segmento pet, aluga um subdomínio para alguém que produz conteúdos sobre finanças, numa “forçada de barra” evidente.

A nova Atualização de Conteúdo Útil deve propor quedas de tráfego e punições no domínio principal de sites que adotam esta prática, quando ficar bem caracterizado que a intenção era burlar as diretrizes do Google.

Conteúdo revisado por especialistas

O conteúdo que contenha uma citação de especialista, já era anteriormente mais bem considerado pelo Google.

Isso porque o conteúdo revisado por especialistas é avaliado por pessoas que possuem conhecimento e experiência na área em questão.

Agora este critério que já era importante, terá mais ênfase na classificação do conteúdo como valioso, seja ele criado, ou revisado por especialistas.

Alterações de Datas de Conteúdos e Remoções 

O Google recentemente se tornou mais atento à prática de alteração de datas de páginas com o objetivo de tentar fazer parecer que são novas, sem mudanças efetivas de conteúdo.

Esta tentativa de burlar o algoritmo do Google, mudando datas de páginas, sem novidades e ajustes de conteúdo, deve ser totalmente evitada.

Tentar criar qualquer artificialidade no que se refere a temporalidade dos conteúdos, não será positivo no que se refere a melhores posições nos resultados de busca do Google.

Concluindo

O Google faz as Atualizações de Conteúdo Útil e ajusta suas diretrizes e documentação, para garantir seu bons resultados de busca, premiar os criadores de conteúdo sérios e punir quem tenta burlar o sistema.

Quem produz honestamente conteúdo útil e relevante, não precisa se preocupar.

Todo o site está sujeito a flutuações de tráfego com as atualizações, mas com análises pontuais, bastará eventualmente remover ou atualizar conteúdos que evidentemente não foram classificados como valiosos pelo Google.

O Google cada vez mais recompensa conteúdo útil, valioso e esta tendência deve perseverar.

Isso é ótimo para quem se preocupa de verdade em informar, entreter, ensinar, enfim, melhorar a vida e o trabalho dos internautas.

Se você deseja um orçamento para a criação de um site ou blog, que colabore para sua empresa melhorar de ranking nos resultados de busca do Google, tecle pelo WhatsApp.

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