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Entenda fácil o Funil de Vendas e como ele funciona

Se você quer vender produtos e serviços pela internet, você precisa saber o que é um funil de vendas, e como utilizá-lo em seu negócio.

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas é o caminho por onde passam seus clientes da descoberta até comprar seu produto ou serviço.

Resumidamente é um modelo de estratégia, formado por etapas e gatilhos.

O objetivo é criar vínculo e relacionamento com o cliente, do momento em que ele descobre seu produto ou serviço como algo que pode ser uma solução para melhorar sua vida ou seu trabalho(resolvendo um problema que ele reconhece que tem), passando pelo momento em que ele passa a considerar realmente comprar de você, e finalmente chegando à fase onde ele de fato compra seu produto ou serviço.

Não existe um modelo fixo de funil de vendas, mas podemos identificar alguns pontos básicos, que são assim digamos um padrão de estrutura e funcionamento.

Como funciona um funil de vendas?

Basicamente, criando um relacionamento com o cliente, em cada uma das suas etapas, com o objetivo de o cliente lembrar da sua marca ou negócio, quando realmente decidir comprar o que você oferece.

Vamos dar uma olhada na estrutura do funil e como ela funciona.

Topo

No topo do funil o visitante descobre que tem um problema ou precisa de uma melhoria, e tem que saber que você pode resolvê-lo.

Você precisa apresentar quem você é, informar como seu serviço ou produto pode ajudar o visitante, e captar o contato dele, ou estabelecer este contato diretamente, em troca de um item como e-book, vídeo aula grátis, cupom de desconto ou produto de baixo custo grátis.

O objetivo é conscientizar visitantes de que você tem a solução para o problema que enfrentam, ou para a melhoria que buscam em seu trabalho, em sua vida e captar as informações de contato, e/ou seguir seu blog, suas redes sociais.

Meio

No meio do funil, o visitante já demonstrou interesse no seu negócio, já informou seus dados, e se tornou um lead(cliente em potencial).

Ele  já reconhece que tem um problema, uma necessidade e está procurando resolvê-la, mas ainda não tem certeza de como fazer isso.

Com os dados obtidos na etapa anterior, você passa a estimular o cliente potencial, com conteúdos mostrando como ele pode solucionar seu problema ou melhorar seu trabalho ou sua vida.

Você pode fazer isso através de e-mails, redes sociais, WhatsApp, etc, enviando acesso a posts valiosos, whitepapers, manuais, tutoriais, podcasts, webnars, e-books, etc.

Crie um cronograma de ações e postagens, e considere o volume e a frequência certas, para não saturar o possível cliente.

Lembre-se a todo o momento que o relacionamento com o cliente deve ser algo fluído e valioso, o estabelecimento de uma troca de ganhos, sem forçar a venda a ponto de perdê-la.

Fundo

O fundo de funil, é a etapa final, é onde os leads qualificados se transformam em oportunidades reais de venda.

Nesta etapa, seu lead já está muito bem informado, graças às suas ações no Meio do funil, desejando uma solução e pronto para ser convencido ao passo final, que é fechar negócio.

No entanto, ele provavelmente está comparando seu negócio com outros e decidindo de quem de fato comprará.

Por isso você deve focar em mostrar seus pontos fortes, vantagens, benefícios e responder dúvidas que provavelmente ele terá comparando seu negócio com os concorrentes.

É neste momento que você enfatizará em seus conteúdos como seu negócio funciona, destacará casos de sucesso de clientes, demonstrações do seu produto ou serviço, e diferenciais em relação à concorrência.

Também é no Fundo do funil que você deve convencer o cliente de que seu preço vale de fato o que ele estará pagando.

Você deve usar vídeos, webinars, ebooks, que possa mostrar na prática seus pontos fortes, vantagens e o valor agregado que está em seu preço.

Vale também usar os depoimentos de clientes, oferecer cupons, e mesmo o uso de um serviço por tempo determinado.

O fundo do funil, é o empurrãozinho que falta, a cereja do bolo, para o sucesso de sua estratégia.

Quando a compra é realizada, o funil se fecha, e você ganhou um novo cliente, e quem sabe um fã de seu negócio ou marca, que vai compartilhar de modo orgânico o bom resultado de sua experiência.

Para solicitar um orçamento sem compromisso para ferramentas que ajudem seu funil de vendas, tecle pelo WhatsApp ou use o formulário abaixo.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

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