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Evite grandes problemas: cuide do seu domínio, ele é sua marca

Algumas empresas e profissionais liberais acabam se descuidando de algo muito importante, tão importante quanto a marca ou alvará do negócio: o domínio na internet.

O domínio não é só aquele nome suampresa.com.br ou profissionalliberal.com. É um patrimônio da empresa e é preciso haver responsabilidade, governança, e cuidado ao administrá-lo.

No meu trabalho diário de criação de sites para pequenas empresas e profissionais liberais, já me deparei com situações bem inusitadas como:

  • O domínio da empresa foi registrado no nome(titularidade) de um ex funcionário que se nega a ceder o domínio;
  • O domínio de um profissional liberal foi registrado tendo como titular o desenvolvedor de um site que precisa ser reformado, mas o desenvolvedor “desapareceu”;
  • O domínio foi reservado no nome de uma empresa prestadora de serviços que encerrou atividades e seus sócios não podem ser localizados;
  • O domínio foi registrado em nome de alguém que infelizmente faleceu;
  • O domínio da empresa foi registrado no nome de um sócio que saiu da sociedade e não pretende ceder a titularidade do domínio;

Quando recebo um pedido de criação de site, e-commerce, blog, ou landing page, meus focos principais, me deparo com uma frequência relevante de situações pitorescas que causam grandes transtornos e inconvenientes que poderiam ser evitados se as empresas e profissionais liberais entendessem que o domínio é tão importante quanto seu alvará e tão valioso quanto à sua marca.

Que empresário ou profissional liberal teria segurança para trabalhar sem ter certeza sobre como está registrada sua burocracia básica para regularizar seu funcionamento, ou se realmente tem a propriedade sua marca?

Estas situações desfavoráveis para as empresas e profissionais liberais com relação ao seus domínios, podem ser evitadas com alguns cuidados simples:

  • Prefira que você mesmo ou alguém de confiança registre seu domínio, utilizando seus próprios dados de pessoa jurídica ou física na titularidade;
  • Caso esteja em meio ao processo de criação de seu site, e esteja delegando a um desenvolvedor ou empresa o registro de seu domínio enfatize que a titularidade deve ser feita com seus dados;
  • Solicite sempre um comprovante deste registro e/ou acesso ao sistema da  entidade ou empresa que foi utilizada para o registro;
  • Certifique-se de que sua empresa ou seu nome constam como usuários no sistema da entidade ou empresa onde seu domínio foi registrado, e que tais usuários constam como titular, administrador e responsável pelo pagamento(cobrança) nestas plataformas;

Quando estes cuidados não são tomados, é como se você estivesse com burocracia irregular de funcionamento, ou sem ter certeza sobre a propriedade de sua marca: cedo ou tarde os problemas surgem e quanto mais seu negócio está desenvolvido e conhecido, quanto mais reputação e autoridade adquiriu, mais aumenta a chance de grandes dificuldades para regularizar a situação.

Por exemplo, um domínio .com.br que foi registrado no registro.br, em certas situações que descrevo como inusitadas acima, só pode ser regularizado em sua titularidade pelo real detentor da marca, do negócio, de quem trabalhou duro para fazer prosperar o seu negócio, por via judicial.

Então, vale à pena evitar grandes problemas com relação ao seu domínio. Ele é sua marca.

Antes mesmo da criação do seu site, preocupe-se em garantir que o domínio que escolheu é realmente seu, está registrado de modo adequado.

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso para criar um site para seu negócio, ou verificar e regularizar a situação de seu domínio.

Tecle pelo WhatsApp 51 9 96547672 ou Envie um email para contato@alvaron.com.br

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