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Dicas essenciais para promover seu negócio nas redes sociais

As redes sociais podem ser apenas entretenimento e diversão para a maioria das pessoas, mas para pequenos empresários,  estas ferramentas de comunicação, quando bem utilizadas, podem se tornar um canal espetacular de potencialização de contatos, vendas, e networking.

Muitos pequenos empresários no entanto, têm medo de utilizar as redes sociais para seu negócio. E para piorar, não possuem uma verba disponível para investir em uma empresa que cuide de suas redes sociais. Tampouco, têm entre seus colaboradores alguém de confiança para tocar estas importantes ferramentas de promoção, que viabilizam alcançar um grande número de pessoas de forma gratuita.

No entanto, utilizando o bom senso e a inteligência, o empresário ou profissional liberal logo perceberá que com o foco adequado aos seus pontos fortes e vantagens, buscando a objetividade e simplicidade,  e evitando exposições e discussões desnecessárias, ele mesmo ou alguém de seu time, será capaz de utilizar as redes sociais para promoção, obtendo resultados efetivos e progressivos.

Algumas dicas para utilizar as redes sociais e promover seu negócio.

Não misture as coisas

Use uma fanpage no Facebook para sua empresa, não um perfil pessoal, com amigos, etc. O mesmo vale para o LinkedIn. No Twitter ou Instagram, tenha um perfil específico para sua empresa. Não misture fotos de família, festas, viagens pessoais com os negócios. Não apoie causas ou defenda ideologias nos canais da sua empresa, a menos que esteja totalmente certo sobre este engajamento e suas consequências em termos de opiniões por parte de clientes e parceiros.

Qualidade é melhor que quantidade

Convide seus amigos para curtir sua página ou seguir seu canal. Convide clientes e fornecedores. Convite eventualmente potenciais fornecedores e clientes, e ex colegas de trabalho. Só não convide sem critério ou compre curtidas, porque mais vale um seguidor que de fato acompanhe, curta e compartilhe seus posts, do que um seguidor que nunca se envolva com seu conteúdo.

O bom é inimigo do ótimo. O possível é melhor que o ideal

É melhor postar algo simples do que não postar. Faça o que pode, com qualidade. Se você conta apenas com a câmera de um smartphone e entusiasmo, se concentre em tirar boas fotos e fazer vídeos curtos que divulguem seus produtos, para utilizar nas redes sociais, especialmente o Instagram e Youtube. No Facebook, Twitter e LinkedIn, aproveite as mesmas imagens, adicionando algum texto, mesmo que seja apenas um parágrafo.

Sucesso contagia

Mostre conquistas, trabalhos que concluiu, prêmios que ganhou, cursos que você ou os colaboradores fizeram, novos equipamentos que aumentam a produtividade. Valorize suas conquistas, sem exagerar e ficar se autopromovendo o tempo todo. Se você já conta com um relacionamento de longo prazo ou com o consentimento de clientes, parceiros e fornecedores envolvidos com a sua conquista, marque seus nomes na postagem, pois quem se sente parte de um sucesso tende a compartilhá-lo.

Evite o vazio

Publicações irrelevantes não levam a nada. Pode ser legal dar bom dia na segunda-feira e desejar boa semana com uma foto de sua equipe chegando ao trabalho, mas o mesmo bom dia nos demais dias da semana pode se tornar chato. Evite posts irrelevantes ou que possam prejudicar sua imagem. 

Evite discussões e tensões

Debates políticos, religiosos e esportivos, evite esse tipo de conversa nos seus canais empresariais. Geralmente não levam a lugar nenhum e não terminam bem. Sem contar que você não sabe qual o posicionamento de seus clientes e parceiros de negócios em relação a elas, na dúvida, ignore.

Leve o atendimento para o foro adequado

Se um cliente reclama de algo, peça para ele formalizar por inbox, email ou WhatsApp, forneça um número para contato, mas evite resolver toda a situação em comentários na redes sociais, pois pessoas podem pegar o processo no meio e entender que você não está atendendo da melhor forma. Depois de resolvida a situação, aí sim, vale encerrar com um comentário a explicando na pergunta ou reclamação do cliente.

Cada rede social tem a sua caraterística

Respeite a essência de cada rede social.

O Linkedin tem um paradigma mais profissional e o Facebook é mais aberto, saiba que parceiros e clientes também entrarão nessa rede. Assim, é importante que a pessoa tome cuidado em não postar conteúdo irrelevante ou potencialmente inadequado.

O Instagram geralmente tem alto engajamento, é uma excelente aposta para fotos e vídeos curtos.

O Youtube costuma ser a segunda maior fonte de tráfego de um site quanto a resultados de buscas, logo atrás do próprio Google, então se você já fez um vídeo para o Instagram, jogue também em seu canal do Youtube.

O Pinterest promete crescer muito, e ganhar cada vez mais recursos, então suas fotos também devem ser compartilhadas por lá.

O Twitter sempre será relevante, então não custa nada compartilhar a mesma foto que já usou por lá com uma frase.

O mínimo pode ser o máximo

Lembre-se que hoje você pode compartilhar diretamente do smartphone com um clique, então se você cria a postagem na terça, você pode reservar alguns minutos para compartilhar em uma rede por dia até o fim da semana. É só se organizar. E para completar, se você possui um site desenvolvido com WordPress por exemplo, existem formas de automatizar suas publicações em redes sociais.

Pense antes

Reflita antes de curtir uma publicação ou página com seu perfil de empresa. Antes de curtir e compartilhar um texto, ou seguir uma página ou perfil, confira se não há nada nas entrelinhas que incite o ódio ou o preconceito

Analise os pontos positivos e negativos antes de postar. É a melhor forma de garantir que os posts nas redes sociais não interferirão no âmbito profissional. As pessoas hoje tem acesso ao que você posta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Cuide bem de sua imagem.

WhatsApp

Não esqueça que o WhatsApp é um território onde sua empresa pode e deve ser divulgada. Facilite o contato com o cliente, com links diretos para receber mensagens pelo site. Torne o compartilhamento de conteúdos mais ágil, com botões no site que permitam ao visitante contar aos seus amigos sobre seus produtos e posts pelo WhastApp.

Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso para gerar conteúdo para suas redes sociais.

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