Alvaron

Google Trends melhora o foco e resultados de seu negócio

Muitos pequenos empreendedores ainda cometem o erro de investir em anúncios e produzir conteúdo sem pesquisar antes o que seus potenciais clientes estão buscando na internet.

O Google Trends é gratuito e está aí para ajudar a mudar isso, pois permite descobrir as palavras chave mais buscadas na internet, e pode ser utilizado para ter mais foco e melhores resultados em seu negócio.

Com ele é possível determinar as palavra chave mais pesquisadas que podem ajudar a elaborar e executar suas estratégias de marketing.

Então vamos conhecer o Google Trends e saber como utilizá-lo de forma prática.

Como utilizar o Google Trends

O Google Trends analisa grátis as buscas de palavras chave e o comportamento de internautas.

É um recurso valioso para quem quer melhorar seu marketing digital.

Você pode pesquisar pelo assunto que te interessa ou navegar nos resultados de pesquisas mais frequentes, através das “pesquisas em alta”, ou mesmo comparar os dados atuais com os de anos anteriores.

É fácil utilizar o Google Trends.

É só digitar uma palavra chave e teclar enter.

Aprenda mais sobre palavras chave no post Guia prático para utilizar palavras chave e subir no Google

Você pode também pesquisar mais de um assunto, comparando os resultados.

Assim, no gráfico você poderá analisar as pesquisas para dois assuntos, visualmente.

Você pode segmentar resultados no Google Trends por:

  • Categoria
  • Local
  • Tempo

Depois da pesquisa no Google Trends, um gráfico é apresentado com dados fáceis de visualizar.

A interface é  intuitiva e atraente para facilitar o entendimento.

Assim, você pode por exemplo definir uma segmentação para um estado do Brasil, como São Paulo, nos últimos 90 dias, na categoria de compras e ter uma ideia da tendência das buscas nesta região, nos critérios definidos.

Desta forma, você poderá ter uma ideia melhor do que as pessoas de uma região pesquisam em determinado segmento, o que pode te ajudar a criar uma estratégia, tanto para os conteúdos de seu blog, como para campanhas de anúncios pagos.

Facilidades do Google Trends

Além de entregar resultados de forma muito fácil de entender, e segmentados, o Google Trends oferece uma série de facilidades.

  • Download de dados;
  • Compartilhamento de gráficos nas redes sociais;
  • Incorporação de gráficos em páginas de site;
  • Filtros avançados para refinar buscas;
  • Pesquisa por formato de resultado (por exemplo fotos e vídeos);
  • E-mail com relatório de termos de maior interesse;

Como analisar os dados do Google Trends?

O gráfico tem uma pontuação de 0 a 100 que informa a popularidade para aquele termo.

Quanto mais perto de 100 mais popular. Valor zero significa que não há dados suficientes sobre.

As linhas dos gráficos mostram a variação no tempo entre altas e quedas de busca pelo que foi pesquisado.

Se você sabe que uma palavra é mais procurada em São Paulo, pode investir mais em anúncios do Instagram neste estado, por exemplo.

Se você verifica que uma palavra indiretamente ligada ao produto ou serviço que você oferece está sendo mais buscada frequentemente, pode investir em um post baseado nela em seu blog.

Utilizar Google Trends é ótimo para seu negócio online

O Google Trends ajuda você a ficar atento às tendências e novidades do mercado, criando uma vantagem estratégica em relação aos seus concorrentes que nunca fazem este tipo de análise.

Se você vende moda e percebe que as buscas por modelos e peças da próxima estação estão aumentando recentemente, pode por exemplo lançar sua coleção um pouco antes do previsto.

Analisando os anos anteriores, você pode mapear as altas e quedas por determinados produtos ao longo do tempo.

Por exemplo, talvez pessoas busquem por métodos de emagrecimento nos últimos dois anos, a medida que estações mais quentes se aproximam.

Logo, você já sabe quando deve estar preparado para promover e vender melhor.

Ás vezes seu negócio pode subir nas pesquisas do Google “correndo por fora”.

Isso é feito postando em seu blog conteúdos que são relacionados indiretamente ao que realmente quer vender, como já explicamos no post Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO,

O Google Trends pode revelar palavras interessantes neste contexto.

Tudo isso de graça, lembre-se.

Não custa nada dar uma pesquisada no Google Trends de vez em quando e pensar a respeito de como os  resultados podem ser úteis, e como podem estimular ações e inovações.

Concluindo, o Google Trends melhora sua visão de mercado

O Google Trends possibilita uma visão ampliada do mercado online que pode melhorar seus resultados.

É uma ferramenta que pode mostrar como estão evoluindo as buscas de seu público alvo no tempo, e o que ele espera encontrar quando pesquisa.

Utilizando o Google Trends, você verá que não vale à pena investir em anúncios pagos na base do chute, ou postar em seu blog sobre assuntos que você acha interessantes sem nenhuma base lógica.

É preciso gerar expertise com base nos dados, e como mostramos neste post, é simples segmentar números com base em locais, tempo e categorias, para pensando em cima deles, ter seus insights e movimentar seu marketing.

O melhor é que muitos concorrentes vão continuar acreditando no acaso e nos palpites, enquanto você poderá se sobressair, sem gastar dinheiro, e com o próprio esforço.

Muitas vezes os empreendedores querem pagar por análises prontas e esquecem o básico: nada como o olho do dono para o negócio prosperar.

Por isso, pesquise, compare, e utilizando a sua experiência de mercado, você poderá promover seu negócio de uma maneira que tende a gerar mais resultados do que fórmulas e ferramentas pagas e engessadas que sugam seu dinheiro e nem sempre trazem melhores resultados.

Tire suas dúvidas ou pela um orçamento sem compromisso para criar um blog ou site para sua empresa e dinamizar seu marketing digital.

 Telegram