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Aprenda o básico sobre intenção de busca e SEO

A intenção de busca pode ser vista como uma arma secreta que elevará seu SEO a outro nível. Vamos entender a importância das palavras-chave estarem alinhadas com a intenção de busca e outros pontos importantes sobre o assunto, como os diferentes tipos de intenção de busca e como determinar a melhor intenção para certas palavras-chave.

Veja aqui o básico que você precisa entender sobre palavras chave para subir nas pesquisas do Google.

O que é a intenção de busca?

A intenção de busca é o objetivo principal do internauta ao buscar algo no Google. Algo como uma resposta a uma pergunta.

Então buscar por exemplo como preparar um hambúrguer gourmet, tem uma intenção diferente de buscar por uma entrega de hambúrguer gourmet, que também é diferente de pesquisar como foi inventado o hambúrguer.

O assunto destas três buscas foi o mesmo, o hambúrguer, mas as três têm intenções diferentes.

A intenção de busca é muito importante para o SEO

Entender e atender bem a intenção de busca é um objetivo fundamental do Google.

Quando um internauta busca um termo específico e mão encontra informações que têm a ver com sua intenção, a inteligência artificial do Google consegue saber se a busca foi satisfatória para o internauta e trabalhar ao longo do tempo esta informação, já que a tendência é o internauta não clicar em nenhum resultado de busca.

A intenção de busca então pode nortear os conteúdos que você vai produzir para seu blog e seu site, e todos seus esforços de promoção do seu negócio.

Quanto mais seu conteúdo, tal como posts, landing pages, ou páginas internas do site, e mesmo páginas de vendas, atenderem várias intenções de busca, mais visitantes você pode alcançar, em diferentes estágios do funil de vendas(desde os que estão conhecendo a sua marca, até os que estão prestes a comprar de você).

Veja aqui o básico sobre funil de vendas e sua importância

Melhorando seu posicionamento nos resultados de busca do Google

Os principais fatores para aparecer bem nos resultados de busca do Google são relevância, autoridade e atendimento efetivo ao que o internauta buscou.  Muitas pessoas e empresas pensam logo em pagar por anúncios e esquecem o poder do alcance orgânico, onde se você produz continuamente bom conteúdo, com palavras-chave alinhadas com a intenção de busca, você pode aparecer melhor nas buscas do Google progressiva e naturalmente.

Leia também O Google explica como seu site pode destacar-se nas buscas

Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um dos principais fatores.

Relevância

Se os internautas encontrarem informações que procuram no seu site, eles passarão mais tempo nele, sem sair imediatamente logo que entram, provavelmente acessando links internos e fazendo contato. O Google saberá disso e sua chance de melhorar nas buscas aumenta, se você está alinhado à ideia de colocar conteúdo em seu site que resolva problemas e melhore a vida ou o trabalho das pessoas.

Autoridade

A internet foi pensada para funcionar com base no hipertexto(que é basicamente o “clique aqui para saber mais”), sobre o qual você pode aprender mais clicando aqui. Então se você puder ter outros sites linkando o seu site num contexto coerente, melhor, pois estes são os famosos backlinks, um dos meios principais pelo qual o Google percebe que seu site é relevante.

Porém, há outros subfatores importantes, como ter links internos que indiquem ao Google que você tem conteúdo interessante o suficiente para o internauta se aprofundar no assunto que buscou.

Isso vai ajudar na sua  classificação junto ao Google, que perceberá seu site como um veículo capaz de atender melhor determinadas intenções de busca, pois ao internauta acessar seu site, poderá clicar em algum link de post ou página e navegar mais, aprendendo ou se informando melhor.

Atendimento ao que o internauta buscou

Voltando a exemplo do hambúrguer. Vamos supor que você tem uma hamburgueria.

Na sua home está claro que você possui tele entrega e os melhores meios de contato.

No seu cardápio, estão listados todos os tipos de hambúrguer que você prepara. Clicando no cardápio em qualquer item, você tem uma descrição completa com fotos e quem sabe um vídeo simples.

Para completar você tem um blog, onde você às vezes divulga receitas e aspectos curiosos do hambúrguer, como sua história.

Pronto, com ações simples, você está atendendo simplesmente todas as intenções mais básicas de pesquisa que demos como exemplo antes.

Criando este conteúdo rico e útil para seus clientes, você ao longo do tempo tende a se classificar bem melhor no Google do que concorrentes que simplesmente publicaram um site de página única, só para constar que têm um site.

Tipos de intenção de busca

Existem quatro tipos de intenções de busca principais:

  • Informativa
  • Comercial / Investigativa
  • Transacional
  • De navegação

É importante entender que as intenções de busca podem assim digamos, se misturar em determinadas situações, sem que seja claro um tipo específico.

Informativa

Ocorre quando o internauta quer prioritariamente informações.

Ele pode estar procurando um tutorial, uma receita ou artigos. É muito comum, e nem sempre são perguntas, como “o que é?”, “como fazer”, ou “onde fica”. Os internautas podem por exemplo simplesmente digitar o nome de uma pessoa ou uma palavra, como hambúrguer, se voltarmos ao exemplo que temos seguido.

Comercial/Investigativa

Antes de comprar, os internautas em geral investigam produtos, marcas ou serviços.

Eles já se informaram e estão procurando opções, para então comparar e encontrar a melhor escolha, inclusive através da avaliação de outros internautas.

Essas pesquisas geralmente incluem localização, como o nome da cidade, “comentários sobre” e “o melhor hambúrguer”, por exemplo.

Transacional

Ocorre quando o internauta quer efetivamente fazer a compra de um produto ou serviço, com boa ideia do que procura.

Neste caso os internautas não estão mais pesquisando o produto, mas procurando como comprá-lo na prática.

Então o cliente vai procurar “venda disso”, “compra daquilo”, “loja de tal produto”, “contratar tal serviço”, ou qualquer outro termo pertinente com uma palavra e/ou verbo, mais uma palavra relacionada à aquisição prática de um produto ou serviço.

De navegação

Ocorre quando o internauta quer navegar para um site específico mas acha mais fácil fazer uma pesquisa rápida no Google do que digitar o link, eventualmente por  não ter certeza do link(URL) que procura, ou por estar procurando o login, contato, ou qualquer outra página de um site.

Normalmente o internauta procura algo como “Login no banco tal”, ou “Fale conosco do plano de saúde tal”, ou ainda “Cardápio da hamburgueria tal”.

Como tirar proveito das intenções de busca na prática

Vira e mexe, quando falamos em qualquer aspecto do SEO, na maioria absoluta deles, a palavra chave é conteúdo.

Na verdade às vezes é difícil de entender porque tanta gente prefere acreditar que apenas pagando para anunciar, vá ter um resultado progressivo e consistente no Google, quando está mais do que provado que a essência do mecanismo de busca não é vender e exibir anúncios, mas entregar excelentes resultados de busca, como mostramos em Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade.

Retomando o exemplo da hamburgueria, veja como tirar proveito das intenções de buscas que apresentamos:

  • Se o cliente procurou tele entrega de hambúrguer e você tem claro no seu site onde você fica, quais os contatos da entrega e quem sabe além da home com o assunto e links disponíveis em todo o site, uma página específica sobre entregas com tudo que o internauta precisa saber para confiar em você, provavelmente você está no jogo competindo pelas melhores colocações nos resultados de busca ao longo do tempo.
  • Se o cliente procurou uma receita de hambúrguer ou a história do hambúrguer, e você tem um blog com estes assuntos, eles estarão ali, de modo permanente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, até quando a verba de todas as hamburguerias que somente pagam por anúncios ao invés de produzir conteúdo acabar. Geralmente não acontece na hora, da noite pro dia. Pode levar tempo para o seu conteúdo “criar músculos”, assim como leva algum tempo para ter resultados na academia, mas persistindo, com o tempo, o internauta que fez este tipo de busca  pode chegar ao seu site “apenas para se informar”, apenas para conferir o post e voltar depois de algum tempo por sua marca ter ficado na cabeça dele. É exatamente por isso que grandes empresas pagam durante anos por anúncios na TV, por exemplo. Colocar a sua marca na mente de um potencial cliente como algo positivo, é muito valioso e invariavelmente leva a algum  resultado efetivo, mais cedo ou mais tarde.

De novo, o conteúdo é a chave, mais uma vez.

Então, se o internauta estiver a ponto de comprar e buscar no Google “comprar hambúrguer tele entrega”, palavras como “hambúrguer em promoção”, “desconto de fidelidade”, “desconto”, “barato”, farão sentido, usadas estrategicamente em páginas e posts projetado para tanto.

Se  por outro lado o internauta quer informações como  “receita original do hambúrguer”, ou “é possível congelar um hambúrguer artesanal”, ao prover respostas para estas perguntas, sua empresa estará muito provavelmente, se houver continuidade e periodicidade em responder coisas como estas por posts de blog, à frente dos concorrentes que não fazem nenhum esforço para informar potenciais clientes.

Ou ainda, se o internauta está comparando você com outra empresa, para decidir uma compra, páginas que listem suas vantagens, como no caso do hambúrguer, a qualidade dos ingredientes, embalagens, possibilidade de escolha de ingredientes, desconto por quantidade, etc, ou posts ou páginas de promoções, devem colocar ao longo do tempo você à frente nas buscas do Google em relação aos concorrentes que meramente tem poucas páginas que nunca são atualizadas em seus sites.

É fundamental garantir que o conteúdo que você está escrevendo se encaixa na intenção de pesquisa de seu público, por isso, muitas empresas criam além de posts e páginas, landing pages e páginas de vendas, que também vão compor o pacote de conteúdo que servirá tanto para informar o internauta e captar seus dados, como vender diretamente quando comprar é o que o internauta está buscando.

Conclusão

Quando você conseguir imaginar os diversos tipos de internautas que chegam ao seu site, poderá listar que tipo de página, post de blog, vídeo, etc, pode atender às expectativas dele.

Com um mix de conteúdo que procure cobrir razoavelmente os tipos intenções de busca que vimos neste post, ao longo do tempo, mais pessoas virão ao seu site, indo de pessoas que vão perceber sua marca como uma novidade que nem conheciam, a pessoas que querem saber mais para comprar de você, passando por pessoas que estão comparando você e seus pontos fortes destacados com um concorrente, para decidir de quem vão comprar.

SEO não é algo meramente técnico.

Existe um aspecto humano muito estratégico que se baseia na intenção de busca das pessoas, e é melhor ter conteúdo simples e bem feito, produzido continuamente, do que deixar isso de lado, pois ao fazer isso, você está simplesmente deixando de lado a possibilidade de melhorar naturalmente seu posicionamento das buscas do Google.

Os sistemas e algoritmos mais avançados que trabalham com cognição, muitas vezes têm justamente como maior objetivo, pensar de certo modo o mais parecido possível com um ser humano pensaria.

Os internautas usam o Google para encontrar respostas, através de palavras diferentes, de modos diferentes.

Quanto mais você conseguir imaginar estas pessoas e colocar-se na pele delas, e mais conteúdo produzir com a intenção de atender suas diversas expectativas, mais tende a destacar-se nas buscas do Google.

Você precisa entender a intenção de busca das pessoas para entregar o que procuram, de maneira que o Google reconheça que você tem boas respostas e merece melhores posições.

Coloque no papel, quem são por exemplo os dois ou três tipos de pessoas que podem chegar ao seu site e por quais tipos de intenções de busca.

Se você quer saber mais sobre a intenção de busca de seu público, também pode fazer uma pesquisa, com perguntas sobre o que as pessoas estão pesquisando, ou ainda levantar como chegaram ao seu site.

Isso pode fornecer insights valiosos sobre seu público.

Como você  pode atender estas expectativas com conteúdos em páginas e posts? Esta é a chave para o longo do tempo subir de posição no ranking de resultados de pesquisas do Google.

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