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Guia prático para iniciar(e bombar) o blog de sua empresa

Muitos das pequenas e médias empresas que atendo têm me questionado sobre como iniciar seus blogs, como fazê-los bombar, isto é, atrair visitantes, potenciais clientes, e portanto mais possibilidades de divulgação de suas marcas, produtos e serviços, de fechar novos negócios.

Minha missão é apoiar estas pequenas e médias empresas, então vou relacionar neste guia prático algumas dicas muito úteis, que comprovadamente trazem resultados práticos quando o assunto é ter, manter e bombar um blog corporativo:

  •  Resultados vêm com o tempo, inclusive no blog de seu negócio: A Alemanha iniciou o trabalho que levou aos 7 a 1 no Brasil oito anos antes. Se você quer ter resultado numa academia, precisa malhar no mínimo três meses. As dicas que vou expor levam no mínimo 3 a 4 meses para dar resultado. Você precisará de disponibilidade, tempo e vontade para conseguir resultados;
  • O que postar? Por onde começo o blog de minha empresa? Você não começa o treinamento de Kung-Fu(que entre muitas de suas traduções tem “virtude através do esforço”) treinando salto mortal. Comece com golpes simples, isto é, conte o que sua empresa faz, como faz, onde faz e por quê faz. Um making of  de um evento realizado, uma entrevista com um cliente relevante, as etapas de produção de um produto ou serviço… posts que se relacionem com um local importante no turismo ou negócios, inovações surgidas pelo mundo em sua área de atuação, o histórico de suas principais ações no último ano. As possibilidades são muitas! Pense no que você gostaria de ver no blog de uma empresa que gostaria de contratar, e mesmo no que até seus concorrentes admirariam. Liste assuntos para o presente e futuro(quanto mais melhor) e mãos à obra;
  • Quando postar no blog de sua empresa? Pelo menos uma vez por semana. Sempre que possível, e procure criar esta rotina, separe 2 horas ao menos por semana e escolha um assunto da sua lista para fazer um bom post. Naquelas semanas em que tudo está caótico, copie e cole de outro blog, e cite a fonte, linkando o site que teve o trabalho de produzir conteúdo. Lembre que fazer o melhor possível é melhor do que não fazer nada, e que é mais vantagem ter um bom post rolando na rede do que um ótimo guardado para depois. Se esforce ao longo do tempo para colher os resultados.
  • Como postar em seu blog? Conheça as regras para quebrá-las na hora certa. Procure manter seu post dentro dos quatro ou cinco parágrafos, com 400 palavras. Utilize as palavras do título no texto do post. Escolha uma boa imagem para ilustrar o post e nomeie ela como no exemplo meu-post-sobre-carros.jpg. Destaque em negrito, de forma equilibrada e econômica palavras e expressões chave, pelas quais eventualmente desejaria que o post fosse encontrado. Na medida do possível, procure sempre preencher com o título do blog ou de forma pertinente os textos alternativos das imagens e títulos de links.
  • Compartilhe o conteúdo de seu blog: Já parou pra pensar que compartilhando nas redes sociais, em geral você atinge mais pessoas do que num comercial de TV? E mais, quem gostou do seu poste e curte ou compartilha, estará gerando mais interesse e acesso nos seus conteúdos. Então, além de postar, você precisa compartilhar seu conteúdo ao menos nestas redes sociais: Twitter, Facebook, gPlus, LinkedIn e Pinterest. Sem esta medida, o trabalho de postar não atingirá os resultados esperados;
  • Meça e avalie os resultados do seu Blog: Crie uma conta no Google Analytics. Mesmo que sua empresa não disponha de recursos para contratar um analista, procure ler meia hora por semana sobre como interpretar os resultados e acompanhe de perto. Verifique também nas redes sociais que citei a quantidade de likes e shares. Os posts mais curtidos e compartilhados foram os que deram certo e que têm algo a ser repetido em sua fórmula, então se houver comentários nas redes sociais, você já tem uma pista, que pode estar também no conteúdo proposto, ou no jeito que você apresentou.

Concluindo este guia prático para iniciar(e bombar) o blog de sua empresa,  lembro que planejar, medir e avaliar, corrigir e refinar, e principalmente agir para o aprimoramento são conceitos e atitudes que via de regra dão resultado ao longo do tempo em qualquer área de atuação. Dedique-se efetiva e permanentemente ao blog de sua empresa e os resultados virão.

Podemos ajudar o blog de sua empresa a bombar, no desenvolvimento e em tudo que se refere a ele.

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