Construir uma audiência hoje não é algo tão simples.
A oferta de conteúdo é alta, e aumenta ainda mais com ferramentas de de IA.
Assim, fica mais difícil do que nunca chamar a atenção.
No entanto, isso significa também que o valor da atenção está aumentando.
Aqueles que conseguem criar e reter atenção dos internautas, têm mais influência do que nunca.
Requer apenas uma boa estratégia.
Vamos então direto a alguns insights fundamentais, passo a passo.
Escolha um assunto, um canal e uma perspectiva
Se alguém consome um conteúdo que você criou e depois segue você, provavelmente é porque gostou e quer ver mais conteúdos parecidos.
Portanto, se você alterar o tópico e o estilo do seu conteúdo, poderá perder audiência, porque eles podem não gostar do novo assunto ou estilo de conteúdo.
Você descobrirá que sua audiência pode mudar com frequência e terá dificuldade em conquistar um público leal.
Por exemplo, se seu assunto é gastronomia, seu canal o Youtube, e de repente você começa a falar sobre viagens, pode perder público.
Portanto, a chave para criar um público leal é escolher um assunto, um ângulo e um canal:
- Assunto: É sobre que você vai falar. Por exemplo: psicologia, área jurídica, marketing, finanças, alimentação, emagrecimento, viagens etc. Escolha um assunto sobre o qual você tenha conhecimento e no qual esteja interessado de verdade. É muito mais provável que você tenha sucesso se tiver interesse verdadeiro no assunto, pois no início é provável que não recebera maiores recompensas pelo seu esforço.
- Canal: é por onde você transmite seu conteúdo. Por exemplo: vídeo(ex: YouTube), texto(ex: blog) ou áudio(ex: podcast no soundcloud). A chave para escolher o melhor canal é selecionar um que você goste e possa produzir de forma contínua com qualidade e frequência. Isto é fundamental para o crescimento a longo prazo.
- Perspectiva: é onde ser conteúdo tem que se destacar de outros conteúdo com mesmo assunto no mesmo canal. Por exemplo, se você estiver iniciando um blog na área jurídica, como ele será diferente dos outros blogs de direito? Talvez você possa focar em entrevistas contando a experiência de profissionais, por exemplo. A perspectiva de sucesso é única e fácil de produzir e repetir.
Crie conteúdo e publique com regularidade
A principal causa de insucesso em criar audiência, é desistir cedo demais.
Seus primeiros conteúdos provavelmente não serão um grande sucesso. No início, o mais importante é atrair público e aprimorar suas habilidades ao criar conteúdo.
Portanto, escolha um assunto, canal e perspectiva e se empenhe em publicar consistentemente por pelo menos três meses.
Defina uma frequência de publicação de conteúdo. Se você planeja publicar todos os dias, provavelmente vai se cansar mais rapidamente e poder desistir. Consistência e visão de longo prazo são mais importantes para o sucesso do conteúdo. Crie um conteúdo, veja quanto tempo você levou para produzir e, em seguida, crie um cronograma realista com o qual você possa se comprometer de forma efetiva por pelo menos seis meses.
Outro método excelente para melhorar seu conteúdo é analisar o conteúdo de seus concorrentes e determinar qual recebe mais engajamento ou comentários positivos.
Veja também Com que frequência se deve criar posts para um blog?
Adote uma abordagem Omni Channel
Depois de criar seu cronograma para seu canal principal, o melhor método para potencializar os ganhos que virão de seu esforço adicional, é adotar uma abordagem omnichannel.
Por exemplo, se você está criando conteúdo de vídeo no YouTube, pode dividir esse vídeo em vários clipes mais curtos e publicá-lo em plataformas como TikTok e Instagram.
Se você está postando fotos com textos descritivos no Instagram, você pode convertê-las para posts em seu blog. Veja como em Suba no Google utilizando posts do Instagram em seu blog
Com isso, você melhora alcance e engajamento progressivamente, já que o conteúdo de seu canal original, agora está adaptado a outros canais.
A chave para ter sucesso com a abordagem omnichannel é otimizar cada conteúdo para a plataforma na qual você pretende publicá-lo. Por exemplo, se você estiver criando um conteúdo no TikTok, otimize-o com legendas e edite-o no estilo de conteúdo acelerado que os usuários do TikTok gostam de consumir.
Não exagere, tentando estar em várias plataformas ao mesmo tempo, se você não tem tempo e recursos para tanto. Escolha apenas uma plataforma adicional ao canal original para começar.
Repita a tática que está funcionando
À medida que você aumenta seu público, fique atento ao feedback da audiência e estatísticas de acesso(por exemplo, pelo Google Analytics), para saber qual conteúdo está sendo mais apreciado;
Então, produza mais deste tipo de conteúdo ou conteúdos relacionados.
Não fique restrito às táticas de marketing da moda, mas procure focar no que funciona e dobrar o esforço nestes tipos de conteúdos.
Embora seja sempre bom experimentar e descobrir estratégias novas mais eficazes, limite estas experiências de conteúdo a apenas uma, duas, ou três por mês. Concentre todos os seus esforços no que já está agradando o público.
Interaja e premie
A lealdade da audiência pode ser incrementada com interações e recompensas.
Responder comentários e fornecer brindes e vantagens, pode ajudar muito a criar público.
Você pode por exemplo criar um post ou vídeo e pedir que os internautas comentem, respondendo cada comentário que for postado pela audiência.
Você também pode oferecer um e-book, aula, curso, webinar, entre outros para recompensar quem já acompanha seu tralho, e criar mais audiência.
Pense sempre no médio e longo prazo, mas deixe a mente livre para insights que podem ajudar a aumentar a audiência imediatamente.
Conclusão
À medida que a atenção se torna mais difícil de capturar em função do crescente volume de conteúdo online, o valor da atenção será proporcionalmente maior.
Se o conteúdo aumenta (auxiliado inclusive pelas ferramentas de IA(como o Bard), a incidência de conteúdo autêntico continua diminuindo.
Então você pode se destacar se criar conteúdo genuíno, escrito por pessoas de verdade para pessoas, por alguém que entenda do assunto.
Veja também nosso Guia completo de marketing de baixo custo para pequenas empresas e lembre-se que a questão básica é planejar, executar, acompanhar resultados, ir ajustando suas ações repetindo o que dá certo, e melhorando o que puder, deixando algum espaço para experiência no caminho
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