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Guia completo de marketing de baixo custo para pequenas empresas

Pode parecer difícil para uma pequena empresa sequer pensar em marketing, em meio à tanta competição e a luta pela sobrevivência.

Além de muitos pequenos empresários temerem os custos, ainda acreditam que precisam fazer de tudo, ao invés de escolher uma tática de cada vez e executá-la de com comprometimento, de forma eficiente.

O marketing para pequenas empresas não precisa necessariamente de um investimento alto.

Muitas estratégias eficazes podem ser utilizadas com um orçamento inicial baixo.

Para te ajudar a escolher uma ou mais opções que melhor se adequam às suas necessidades do momento, listamos abaixo uma série de estratégias de marketing para pequenas empresas que podem ser implementadas com pouco dinheiro.

Melhor ainda, podem ser realizadas pelo próprio empreendedor ou por colaboradores da pequena empresa.

Saiba como explicar seu negócio em 30 segundos

Você sabia que o criador do Mercado Livre apresentou sua ideia para um investidor durante uma carona, e assim conseguiu dar o start em seu negócio?

Quando alguém revela que está procurando justamente seu produto ou serviço em uma conversa informal, você está pronto para apresentar atrativamente seu negócio?

Para aproveitar ao máximo essas oportunidades, você precisa saber explicar de forma atraente seu produto, serviço, seu negócio, em 30 segundos.

Se você for capaz disso, tenderá a aproveitar mais oportunidades que vão surgindo ao longo do tempo, no dia a dia, e em interações com clientes potenciais e investidores.

Utilize as redes sociais

A criação de conteúdos para redes sociais como Facebook ou Instagram promove a sua marca.

Descubra quais as redes sociais que seus clientes utilizam.

Crie uma página da empresa nestas redes.

Publique conteúdos que reflitam a imagem e a forma de falar da sua marca.

É preciso de se envolver com seus seguidores para aumentar o reconhecimento da sua marca, a lealdade de clientes e a geração vendas.

Interaja com seu público respondendo perguntas, oferecendo atendimento diferenciado e propondo soluções para seus problemas.

Esta é uma forma eficaz de construir relações sólidas e duradouras com os seus clientes.

Conheça seu segmento de mercado

Ao decidir como promover seu negócio na internet, é importante conhecer seus concorrentes e público alvo.

Ao pesquisar outras empresas na área e conhecer os clientes potenciais, terá uma melhor compreensão das estratégias de marketing que serão eficazes.

Para saber mais sobre os seus concorrentes e como se posicionar em relação a eles e ao mercado, nada melhor que realizar uma pesquisa de mercado grátis, como mostramos no post Use a pesquisa de mercado para se diferenciar dos concorrentes

Com isto, você poderá:

  • Definir seus clientes potenciais, analisar as necessidades que seu produto ou serviço atende
  • Determinar os tipos de pessoas que irão beneficiar-se de seu negócio
  • Criar personas, e assim  poder direcionar melhor seus esforços de marketing, como mostramos em Para vender mais na internet você precisa conhecer seu cliente

Crie um site profissional

Uma forte presença online é fundamental para promover a sua marca.

Por isso, é importante criar um site profissional ,que funcione como um centro para toda a informação relacionada com o seu negócio, conforme explicamos em O futuro do site da pequena e média empresa: integrando mídias sociais e tecnologias sob uma única marca

Isto vai reforçar a credibilidade de sua empresa e facilitar que internautas descubram seus produtos e serviços.

A única maneira de consolidar sua empresa como um negócio de credibilidade, no qual as pessoas podem confiar, é com a criação de um site

Entre outros motivos para tanto, os posts de muitas das redes sociais não aparecem ou não se posicionam bem nas buscas do Google.

Faça relações públicas

Quando sua empresa realiza algo relevante como o lançamento de um novo produto ou alguma inovação, utilize táticas de relações públicas para criar publicidade em torno disso.

Você mesmo pode fazer este trabalho, com ideias como:

  • Escrever um release e distribuir a veículos de mídia
  • Fazer uma live no Youtube
  • Criar um webnar
  • Enviar seu release para uma lista de emails, grupo do Facebook ou contatos no Whatsapp
  • Divulgar a novidade para sua rede de contatos profissionais no LinkedIn

Teste anúncios pagos

Como explicamos em As diferenças entre investir em tráfego pago e tráfego orgânico, anúncios pagos podem ser muito eficientes complementando outros esforços, como a produção de conteúdo.

No entanto, é preciso ter cuidado para não esgotar seu orçamento rapidamente, com poucos resultados.

Quando pagar por anúncios, o ideal é testar aos poucos o comportamento de cada investimento.

Você pode utilizar o Google Ads, onde você paga toda vez que alguém clica em seu anúncio.

É uma plataforma costuma trazer bons resultados e temos algum conteúdo interessante sobre ela em Como começar a criar bons anúncios no Google Ads.

Esta é uma tática de marketing útil para pequenas empresas, que pode gerar reconhecimento de marca, expandir seu alcance e assim melhorar suas chances de venda.

O custo por resultado é menor do que em muitas outras formas de publicidade.

É melhor e mais eficiente em geral do que panfletos, anúncios no rádio, TV, jornais, etc.

Mesmo que seu orçamento seja limitado, vale a pena destinar parte dele para alguns anúncios.

Depois, você pode analisar os resultados e decidir qual investimento foi efetivo, direcionou tráfego para o seu site, gerou mais vendas.

Crie um blog corporativo

Grandes empresas hoje investem em blogs.

Isso porque no médio e longo prazo, o tráfego orgânico conquista bons resultados com baixo custo, como explicamos em Postar no blog pode ser melhor do que pagar publicidade

Uma das práticas de marketing que podem nivelar pequenas empresas com grandes empresas é criar um blog.

O principal objetivo de escrever um blog é fornecer informações importantes sobre assuntos relacionados ao seu segmento de mercado.

Além disso, ele ajuda a melhorar o SEO de seu site, se você publicar atualizações regulares, melhorando seu posicionamento nas buscas do Google.

Há ainda a vantagem de criar uma série de materiais instrutivos, como os links que fizemos neste post para outros posts em nosso blog.

Isso pode servir bastante para responder perguntas de clientes e instruí-los a respeito de dúvidas relacionadas ao seus produtos e serviços, poupando tempo e recursos utilizados para responder com e-mails ou ligações de telefone, por exemplo.

Ao publicar conteúdos informativos relacionados direta e indiretamente com o segmento de seu produto ou serviço, você pode destacar sua qualidade, expertise e conhecimento de mercado.

Um blog gera valor para os internautas que o encontram pelo Google, o que traz benefícios como:

  • Consolidar a autoridade de sua marca
  • Melhorar a percepção de seus produtos e serviços
  • Atrair e reter clientes
  • Facilitar o compartilhamento com valor agregado de seus produtos e serviços

Realize campanhas estratégicas de email marketing

O e-mail marketing é mais uma tática eficaz de marketing para pequenas empresas.

Envie conteúdos que realmente agradam seu público, como posts do seu blog, tutoriais em vídeo ou boas promoções.

Desta forma, seus e-mails serão percebidos como interessantes e valiosos, e não como spams.

Envie newsletters semanais, quinzenais ou mensais para seus assinantes.

Para fazer com que as pessoas se inscrevam para receber suas newsletter, recompense novos assinantes com promoções, download gratuito de e-books ou cupons de desconto para a sua loja virtual.

O melhor é que há ferramentas gratuitas para e-mail marketing como o Mailchimp, como detalhamos em Como o Mailchimp gratuito pode ajudar seu mail marketing

Utilize calls to action eficientes

Uma CTA (call to action, chamada para a ação) é uma frase curta que estimula o internauta a agir de forma imediata e rápida.

As CTA incentivam as pessoas a realizar ações que as conduzirão pelo funil de vendas, como assinar uma newsletter ou comprar um produto.

Nós explicamos o conceito de funil de marketing em Entenda fácil o Funil de Vendas e como ele funciona

Para escrever CTAs convincentes em suas landing pages e páginas de vendas, seja o mais conciso, claro e direto possível.

Você também deve personalizá-las com cores que se destaquem visivelmente como explicamos no post  Aumente suas vendas agora, conheça as call to action

Cultive um relacionamento sólido com seus clientes

Para fidelizar clientes é importante criar uma conexão sólida com seu público.

É preciso ouvir atentamente as necessidades dos clientes e responder com comprometimento e dedicação.

Faça um esforço para manter conversas proativas nas redes sociais e leve o feedback de seus clientes a sério.

Você deve também gerar valor para o cliente, distribuindo o seu conhecimento e expertise no seu blog ou redes sociais, paa que sua marca sempre esteja na mente das pessoas como algo positivo, agregador e realmente envolvido com o segmento em que atua.

Construa uma seção de perguntas frequentes em seu site, com base nesta experiência.

Nós criamos um post que pode te ajudar sobre as chamada FAQ: Como criar uma página de FAQ(perguntas e respostas frequentes) eficiente

É importante acompanhar clientes já atendidos.

Mesmo depois que eles comprarem, se possível continue com o atendimento com algum esforço de pós venda, ou ofereça descontos progressivos e benefícios e incentivos em novas compras.

Assim, é muito mais provável que eles comprem novamente.

Estudos demonstraram que mais de 90% dos clientes voltam a comprar de empresas que oferecem um bom serviço de atendimento.

Veja como melhorar seu atendimento com baixo custo através da internet no post Como atender melhor seus clientes através da internet

Solicite depoimentos a seus clientes

O que clientes satisfeitos dizem a respeito de seus produtos ou serviços é muito mais convincente do que o que você mesmo diz sobre seu negócio.

Por esta razão, é importante pedir depoimentos de seus clientes sobre as experiências positivas deles.

Como demonstramos em Depoimentos de clientes são fundamentais para ter sucesso na internet, publicar depoimentos de clientes em sua loja virtual ou no site de sua empresa, gera muita credibilidade para seu negócio e fortalece a reputação de sua marca.

Utilize landing pages e páginas de vendas

As landing pages ajudam a captar leads, dados de contatos de clientes que realmente tendem a adquirir seus produtos e serviços, e assim fortalecer sua marca e refinar sua base de e-mails e contatos para utilização de campanhas futuras.

As páginas de venda trabalham afunilando o processo de compra por parte do cliente, através da exposição de benefícios e comprovações que atestam a qualidade e valor do produto ou serviço, estimulando a compra imediata.

Entenda melhor o papel de cada uma destas ferramentas de promoção e divulgação na internet em Entenda a diferença entre landing pages e páginas de vendas

Ambas são muito eficientes em seus papéis e uma ótima forma de cativar clientes e potenciais clientes, aumentando o poder de sua marca e suas chances de venda.

Além disso são uma ótima maneira de iniciar a presença online de seu negócio com excelente custo benefício.

Concluindo

Relacionamos neste post algumas táticas de marketing online que custam pouco e podem ser executadas pelos próprios empreendedores ou por colaboradores de uma pequena empresa.

Com o material deste post e seus links, você poderá escolher facilmente uma tática que se aplique à sua realidade, seu momento e seu orçamento.

Se você não sabe por onde começar, escolha uma tática e trabalhe dentro do possível, com o máximo de comprometimento e empenho.

Execute, avalie, verifique resultados, procure melhorar o que fez, e execute novamente.

Assim virão os resultados, com trabalho e persistência.

Ao se envolver com o marketing digital de sua empresa, há ainda o benefício de você compreender melhor os esforços envolvidos em cada tática, e assim filtrar melhor pelos custos as propostas de eventuais fornecedores que venham a cuidar delas para você.

Se quiser criar o site de sua empresa, um blog corporativo, uma landing page, página de vendas ou uma loja virtual para alavancar seus negócios pela internet, peça um orçamento sem compromisso pelo Whatsapp.

 

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