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Landing Pages e Leads: Captando e Convertendo Visitantes em Clientes

No mundo digital competitivo de hoje, muitos empreendedores e profissionais liberais buscam maneiras eficazes de captar leads qualificados e convertê-los em clientes. As landing pages se destacam como ferramentas poderosas para essa estratégia, oferecendo uma plataforma direcionada para atrair e converter visitantes em leads valiosos.

O que são Landing Pages e por que elas são importantes?

Landing pages, são páginas web criadas com um único objetivo em mente: converter visitantes em leads.

Porém, ao contrário das páginas comuns de um site, que apresentam diversas informações e opções para o usuário, as landing pages focam em um único elemento: a captura de dados, geralmente com um formulário.

Qual a diferença entre landing pages e páginas de vendas?

Uma landing page é geralmente usada para capturar dados como nome, endereço de e-mail e WhatsApp, ou para oferecer um bônus ou benefício em troca de uma ação ou informação do visitante.

Por outro lado, uma página de vendas é especificamente projetada para vender produtos e serviços, com um foco claro e direto na conversão de visitantes em clientes, o fechamento da venda em si.

Veja mais em Entenda a diferença entre landing pages e páginas de vendas

Vantagens das Landing Pages para captação de leads

  • Foco e direcionamento: Ao eliminar distrações e direcionar o visitante para uma ação específica, as landing pages aumentam as chances de conversão.
  • Segmentação e personalização: Com diferentes landing pages para diferentes campanhas e personas, é possível personalizar a mensagem e a oferta para cada público-alvo.
  • Testes A/B e otimização: Através de testes A/B, é possível comparar diferentes versões da landing page e identificar qual gera mais conversões.
  • Integração com ferramentas de marketing: Landing pages podem ser facilmente integradas com ferramentas de CRM, email marketing e automação de marketing, permitindo um acompanhamento completo da jornada do lead.

Veja também O que é Teste AB para landing pages? Como funciona?

Como as landing pages criadas com WordPress e Elementor podem captar leads

As landing pages criadas com WordPress e Elementor podem captar dados de diversas formas.

No entanto, a mais utilizada é a captação de dados como nome, e-mail e WhastApp por formulário. Usualmente, isto é feito de duas formas:

Formulário próprio que armazena dados no gerenciador WordPress

É criado um formulário na  própria landing page desenvolvida com WordPress Elementor, que salva leads como dados exportáveis em CSV no painel de gerenciamento do seu site, hospedado em seu domínio e hospedagem.

Além disso, o formato CSV pode ser lido e utilizado tanto em Excel, como pode ser exportado para a grande maioria de ferramentas de mailing e CRM.

Formulário criado em ferramenta de mailing ou CRM

A maioria absoluta de plataformas de mailing e CRM,  permite gerar código de widget de formulário da plataforma, em HTML.

Então este código pode ser instalado na landing page criada com WordPress e Elementor, gerando os leads dentro da própria plataforma de mailing e CRM para serem trabalhados e utilizados.

Ferramentas gratuitas para captação de leads no Brasil

Existem diversas ferramentas para captação de leads no Brasil. Muitas delas oferecem opções gratuitas de geração de widgets HTML, para serem facilmente implementados em landings pages feitas com WordPress e Elementor.

Algumas ferramentas permitem até mesmo criar páginas, embora sejam bem limitadas, e não tenham nem de longe o apelo visual e funcional de landings pages feitas com WordPress e Elementor.

Além disso, estas ferramentas de criação de páginas não são tão fáceis e agradáveis de usar, então o processo pode não ser nada ágil, e bem trabalhoso, além de deixar você “amarrado” à plataforma.

Abaixo, listamos algumas das principais opções, com seus detalhes(que podem variar ao longo do tempo):

RD Station Marketing:

O plano gratuito da RD Station permite criar formulários, pop-ups e automatizar nutrição de leads.

Pontos fortes do plano gratuito:

  • Análise de dados: fornece relatórios detalhados sobre o desempenho dos seus formulários.
  • Integração com diversas ferramentas: se conecta a CRMs, ferramentas de email marketing e outras.

Limitações do plano gratuito:

  • No máximo 10.000 contatos por mês.
  • Recursos de automação de marketing mais simples.
  • Marca da RD Station em alguns materiais.

Links úteis:

Como criar códigos de formulários RD Station

Importar dados CSV para RD Station

Mailchimp

O Mailchimp gratuito permite criação e envio de emails, e formulários de captura.

Pontos fortes do plano gratuito:

  • Automação de email marketing: automatize campanhas de nutrição de leads com base em gatilhos.
  • Integrações com diversas ferramentas: se conecta a CRMs, ferramentas de email marketing e outras.

Limitações do plano gratuito:

  • No máximo 2.000 contatos.
  • Recursos de automação de email marketing limitados.
  • Marca da Mailchimp em seus emails e formulários.

Links úteis:

Usando um formulário de inscrição personalizado no seu website

Como gerar código de formulários no MailChimp

Como importar contatos em CSV para o Mailchimp

HubSpot:

O HubSpot oferece ferramentas para criar formulários, pop-ups e banners, além de automação de marketing e relatórios.

Pontos fortes do plano gratuito:

  • Fácil de usar: interface intuitiva e arrastar e soltar para criação de formulários.
  • Integração nativa com WordPress: basta instalar o plugin HubSpot para WordPress e conectar sua conta.

Limitações do plano gratuito:

  • No máximo 1.000 contatos por mês.
  • Recursos de automação de marketing limitados.
  • Marca da HubSpot em alguns materiais.

Links úteis:

Compartilhar um formulário do HubSpot em um site externo

Como importar contatos em CSV no Hubspot

Typeform

O Typeform gratuito oferece formulários personalizáveis com design profissional e que se integram ao seu site.

Pontos fortes do plano gratuito:

  • Lógica condicional: personalize a experiência do usuário com base em suas respostas.
  • Integrações com diversas ferramentas: se conecta a CRMs, ferramentas de email marketing e outras.

Limitações do plano gratuito:

  • No máximo 100 respostas por mês.
  • Recursos de personalização e integrações limitados.
  • Marca da Typeform em seus formulários.

Google Forms

O Google Forms é totalmente gratuito, permitindo criar e personalizar formulários sem precisar de conta paga.

Pontos fortes do plano gratuito:

  • Fácil de usar: interface simples e intuitiva para criar formulários.
  • Integração nativa com Google Sheets: armazene as respostas dos seus formulários em planilhas do Google.
  • Excelente infraestrutura do Google: ao utilizar Google Forms, você conta com o poder de processamento e ótima estrutura técnica da Google, garantindo estabilidade e escalabilidade ao seu negócio.

Limitações:

  • Menos opções de personalização em comparação com outras ferramentas.
  • Recursos de automação de marketing e integrações limitados.

Defina suas necessidades ao captar leads

Alguns fatores são importantes ao avaliar os aspectos centrais das duas necessidades ao captar leads.

Muitos empreendedores digitais caem no erro de não avaliar bem as ferramentas, ou escolher opções complicadas, e no caso das pagas, caras, sem ter um e-mail cadastrado sequer.

Logo, convém avaliar com calma e cautela alguns fatores:

  • Considere o tamanho da sua lista de contatos: algumas ferramentas têm limites de contatos em seus planos gratuitos, mas se você tem poucos ou nenhum contato, isso pode ser verificado posteriormente.
  • Dependência da plataforma: Verifique se a plataforma permite exportação de seus leads em formatos  de arquivo como por exemplo o CSV,  para não ficar “amarrado” na plataforma.
  • Dependência da plataforma: Verifique se a plataforma permite exportação de seus leads em formatos  de arquivo como por exemplo o CSV,  para não ficar “amarrado” na plataforma.
  • Eficácia de recursos: As plataformas gratuitas de captação de leads obviamente desejam que você assine um plano pago. Por isso, oferecem múltiplos recursos, até mesmo criação de páginas de captura. Porém, por não ser a atividade fim destas plataformas, recursos como este tendem a gerar páginas visualmente pobres e pouco interativas, que nem sempre vão dialogar com seu público e convencê-lo a gerar leads, o que pode tornar estas ferramentas auxiliares das plataformas de mailing, um desperdício de tempo e esforço.
  • Avaliação das integrações: verifique se a ferramenta se integra com as outras ferramentas que você utiliza, caso você as tenha.

Conclusão

Landing pages para captação de leads, são ferramentas essenciais para empreendedores e profissionais liberais que desejam aumentar a geração de leads qualificados e impulsionar suas conversões.

Tanto captando dados em seu próprio gerenciado da landing page feita com WordPress e Elementor, como utilizando códigos de formulários gerados em plataformas, é possível atrair mais visitantes, convertê-los em leads valiosos e, por fim, transformá-los em clientes fiéis.

Peça seu orçamento sem compromisso de contratação para sua landing page, página de captura, teclando pelo WhatsApp.

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