Alvaron

Desvantagens de landing pages e páginas de vendas grátis

As Landing Pages e Páginas de Vendas são essenciais para o marketing digital, com foco direcionado para conversões.

Plataformas que têm modelos prontos de landins pages e páginas de vendas “grátis” podem parecer uma boa solução inicialmente, mas existem muitos pontos negativos a observar, como veremos a seguir.

Estas plataformas normalmente são empresas que receberam investimentos de milhões de reais, e desenvolveram soluções “padrão”, capazes de atender uma multidão de clientes.

Só que assim como qualquer empresa que trabalha com soluções padrão que teoricamente atende milhões de pessoas, elas te enxergam como um apenas número.

Para você ir começando a entender melhor a questão, lembre-se do que acontece com empresas gigantes de saúde, telecomunicações via celular, internet e TV, finanças, etc.

Normalmente quando você mais precisa delas, descobre que as coisas não são exatamente como pareciam nas propagandas e no marketing. No marketing, você se identifica com alguém numa foto ou num vídeo, na prática, você é só um ponto minúsculo, um pixel, em um universo muito maior.

Para estas grande empresas em geral, você é apenas um número a mais em um relatório qualquer, para satisfazer as expectativas de lucros de acionistas, esta é a simples verdade, que vem antes de qualquer coisa que possam de fato te entregar.

O preço(parecia grátis, mas não é exatamente isso)

Algumas plataformas como estas, em tese são grátis, mas não é exatamente assim que funciona.

Na prática, você tem eventualmente planos básicos, que servem para começar, mas se seu negócio começa a avançar minimamente, você vai perceber o erro de não ter começado como um profissional.

É que você já estará “amarrado” a uma plataforma, com sua solução rodando, e nem sempre será fácil recomeçar do jeito certo.

Para começar, os planos que te atenderiam melhor, e que depois terão que ser trocados por planos mais “completos”, partem de valores que você é obrigado a pagar de modo anual.

Os valores são pesados, mesmo nos planos básico, para quem está começando no mundo digital.

Os plano básicos em geral oferecem criar poucas, em média, no máximo 5 landing pages. Isto te deixa bem restrito para testar páginas diferentes do mesmo produto ou serviço, ou ampliar suas campanhas.

Pior, você só pode usar um domínio, quase sempre, ou fica preso ao domínio impessoal da plataforma.

Se você quiser passar para um “plano completo”, aí o valor mais que dobra.

Você até pode geralmente pagar mensalmente nestes casos, para usar apenas mais 5 páginas em média, só que o valor praticamente dobra de novo.

Por isso, estas plataformas engessadas não são a solução utilizada por empresários digitais de grande sucesso, como veremos mais para frente.

Os gastos em plataformas de páginas de vendas e landing pages são dinheiro jogado fora

Neste ponto cabe salientar, que mesmo com os valores anuais dos planos básico, você poderia contar com hospedagem própria, domínio próprio, envio de emails gratuitos por outras plataformas.

Além disso, também teria a possibilidade de usar dezenas, até mesmo centenas de páginas de vendas e landing pages.

Adicionalmente, outro ponto é que com estrutura própria, você pode trocar de hospedagem, desenvolvedor, CRM, empresa de envio de mailing a hora que quiser, você é dono de seu negócio.

Por outro lado, é muito mais confortável “pagar para não se incomodar”, por isso as plataformas sempre farão sucesso.

Pela mesma razão que cursos de quebra de procrastinação também sempre farão sucesso.

As pessoas se iludem com a ideia de que é possível comprar algo, clicar em um botão, e ter um negócio na internet que as fará milionárias.

Então, surge um mercado promissor para ferramentas que vão te oferecer páginas “prontas” engessadas, muito parecidas com as de milhares(ou milhões) de concorrentes.

Agora o pior mesmo, é você descobrir tarde demais que está preso a uma solução que não trata você e seu negócio como algo único e diferenciado da multidão.

Quanto mais você pagar e criar páginas dentro de uma plataforma pré-pronta, mais tempo estará preso a ela, e mais difícil será de sair.

E pior ainda, parecerá igual, ou meio parecido com tantos outros no mercado.

Páginas de vendas e Landing Pages de alto impacto no mercado como a de Marla Muniz não usam plataformas “prontas”

O caso de Marla Muniz, empreendedora digital, autoridade no Mega Hair, é emblemático. Pela imagem abaixo, podemos verificar que utiliza WordPress e Elementor em sua página de vendas.

Sua página possui um visual muito bonito e diferenciado, que criar autoridade, credibilidade, promove sua marca e imagem como únicas, como jamais uma plataforma de páginas prontas poderia fazer.

Isso com a vantagem que ela, ou qualquer colaborador pode facilmente editar e até ir melhorando a página, ou adequando a novas campanhas.

Grandes players do mercado como Ícaro de Carvalho usam outra solução

Vamos ver o caso do Ícaro de carvalho, que dispensa apresentações.

Como um profissional sério, que fez sua fortuna não com soluções mágicas, mas com inteligência e trabalho duro, esforço, ele não usa plataformas engessadas em suas melhores landing pages e páginas de vendas.

Ele tem estrutura própria.

A imagem abaixo, mostra utilizando o inspetor de sites do Chrome, como ele usar WordPress.

É simples saber porque, com WordPress, domínio e hospedagem próprios, seu negócio não depende de uma plataforma engessada, que torna mais caro crescer o negócio, e ainda pode ser vendida, mudando aspectos diversos de uma hora pra outra por serem vendidas para empresas maiores, ou mudarem suas regras de funcionamento.

Grandes empreendedores digitais, como Victor Damásio usam WordPress + Elementor

Na imagem abaixo, mostramos como Victor Damásio, outro empreendedor digital de muito sucesso, usa WordPress / Elementor.

Isso acontece porque usar WordPress Elementor para ciar páginas de vendas e landing pages, é muito mais escalável e profissional do que usar plataformas caras e engessadas.

Além de não estarem presos a nenhuma solução “pronta”, existem várias vantagens adicionais:

  • As páginas são altamente customizáveis, visualmente únicas, se diferenciando da multidão que nunca será destaque
  • Qualquer pessoa que saiba montar e enviar um e-mail, consegue manter, ajustar e até modificar uma página de vendas ou landing page feita com WordPress Elementor
  • Você pode trocar de desenvolvedor, hospedagem, ferramenta de mailing, etc, a hora que quiser, pois o WordPress é portável
  •  A maioria das ferramentas realmente profissionais e escaláveis, que permitem um negócio digital ser viável e crescer a longo prazo, são perfeitamente integráveis com WordPress

São exemplos de ferramentas integráveis, entre tantas outras, ao WordPress:

Tudo que você terá que fazer é se esforçar um pouco, e pesquisar e encontrar as soluções, muitas vezes grátis, que vão ser ideais para você no composto página de vendas ou landing page + mailing / crm + estatísticas + promoção.

Isso é fundamental para você e seu negócio evoluírem de verdade, como veremos adiante.

E a maior vantagem de trabalhar desta forma, é que você pode mudar de solução em qualquer âmbito, quando desejar.

Como seu negócio digital pode dar certo magicamente?

Ele não pode. É impossível.

A maioria dos empreendedores digitais, tem uma boa ideia, um sonho, mas não quer se esforçar, e no fundo espera clicar 3 vezes em alguns botões e ficar milionário, o que se acontecer, é para um em um milhão.

Fora de fenômenos midiáticos, muitas vezes impulsionados de modo pago, todos os empreendedores digitais tiveram que pensar, pesquisar, aprender e principalmente trabalhar duro.

Nenhuma plataforma pode gerar aprendizado, experiência, capacidade de inovação e produtividade, com um plano pago, em um clique.

Por outro lado, se você estudar um pouco, entender como funcionam alguns aspectos básicos de um negócio digital, e se esforçar razoavelmente, os resultados podem sim vir.

Ninguém consegue abrir uma loja de pneus, um restaurante, um salão de beleza, sem entender os aspectos mínimos relativos ao seu negócio.

Então porque alguém poderia ter um negócio de sucesso na internet, sem entender o mínimo necessário sobre este mercado?

Claro, você pode ser mais um na multidão, comprar a plataforma onde tudo está “pronto”, apertar o botão, e esperar seu negócio dar certo.

Ou, você pode pode começar a agir como um empreendedor digital de verdade, e procurar entender o mínimo necessário para ir em frente, pelo menos em relação a páginas de vendas e landing pages.

Dito isto, seguem alguns links que serão úteis em sua jornada:

Desvantagens de ferramentas “prontas” de landing pages e páginas de vendas

Além de fazer você gastar sem necessidade, as plataformas prontas de landing pages diminuem sua possibilidade de usar sua criatividade, manter sua personalidade, criar sua autoridade, e até mesmo prejudicam a médio e longo prazo o crescimento de seu negócio.

Vejamos mais pontos negativos, em detalhes:

“Tudo em um só lugar” deixa você preso

Diz um velho ditado que “não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta”. Estas plataformas que colocam “tudo que você precisa” em um só lugar, de páginas a estatísticas, de mailing a CRM, podem te tornar dependente demais. Imagine se você só tivesse uma rede social que funciona para tudo, e ainda detém seus pagamentos… assim, se ela mudar demais e te desagradar, ou deixar de existir, você estará preso, como acontece com estas plataformas.

Personalização Restrita com modelos Predefinidos

A maioria das plataformas oferece modelos prontos, mas a personalização profunda pode ser limitada. Criar um design único e que se destaque pode ser um desafio.

SEO prejudicado com domínio Externo

Se sua Landing Page ou Página de Vendas estiverem em um subdomínio da plataforma, isso pode afetar negativamente o SEO e a autoridade do seu site principal.

Conteúdo Duplicado

Se você já possui conteúdo semelhante em seu site, ou outro meio digital, a criação de uma Landing Page ou Página de Vendas em plataforma pronta pode eventualmente ser considerada conteúdo duplicado pelo Google, prejudicando seu ranking.

Funcionalidades Limitadas

Recursos como integrações com APIs, automações complexas ou testes A/B avançados podem ser indisponíveis ou exigir conhecimentos técnicos para implementação. A integração com ferramentas de análise e automação de marketing externas pode ser limitada ou inexistente, dificultando a otimização completa da sua campanha.

Falta de Controle

Ao criar sua Landing Page em uma plataforma, você fica preso ao seu ecossistema. Modificações simples podem exigir conhecimento técnico ou depender do suporte da plataforma, limitando sua autonomia.

Custos Adicionais

Planos pagos, taxas por transações ou recursos extras podem tornar a criação e manutenção da sua Landing Page ou Página de Vendas mais cara a longo prazo.

Escalabilidade Limitada

O crescimento do seu negócio pode ser restringido pela capacidade da plataforma. Migrar para outra plataforma ou fazer grandes modificações pode ser trabalhoso e custoso.

Dados Hospedados com Terceiros

Seus dados e os de seus clientes ficam armazenados nos servidores da plataforma, o que gera preocupações com segurança e privacidade. As plataformas podem restringir o acesso a dados analíticos granulares, dificultando uma análise profunda da performance da sua Landing Page ou Página de Vendas.

Landing Pages e Páginas de Vendas: Por que ter o seu próprio domínio e hospedagem?

No mundo do marketing digital, Landing Pages e Páginas de Vendas se tornaram ferramentas essenciais para capturar leads, gerar conversões e impulsionar as vendas.

Optar por soluções em seu próprio domínio e hospedagem oferece diversas vantagens significativas:

Liberdade de Criação

Você terá total liberdade de design, layout e funcionalidade, sem se limitar a modelos predefinidos.

Assim, sua marca será promovida páginas únicas e memoráveis que reflitam a identidade da sua marca e a experiência que você deseja oferecer aos seus visitantes.

Com um investimento muito em conta, um desenvolvedor WordPress poderá te ajudar em todo este processo, com suas páginas.

Personalização sem Limites

Cada elemento da página de vendas poderá ser personalizado para otimizar a conversão, textos, CTAs, formulários e outros elementos para direcionar cada visitante à ação desejada.

Integrações

Suas ferramentas de marketing favoritas, como CRM, email marketing, automação de marketing e análise de dados podem ser geralmente integradas de forma fácil, para obter uma visão completa da performance da sua página e otimizar suas campanhas.

Segurança e Privacidade

Mantenha o controle total sobre seus dados e os de seus clientes. Evite preocupações com segurança e privacidade, pois seus dados estarão armazenados em sua própria infraestrutura.3. SEO e Visibilidade Máximas:

Domínio Próprio para Maior Autoridade

Sua Landing Page ou Página de Vendas estará em seu próprio domínio, fortalecendo a autoridade do seu site principal e facilitando o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Escalabilidade e Crescimento sem Limites

O crescimento do seu negócio será viável sem se preocupar com as limitações de planos pagos ou recursos limitados de plataformas prontas.

Evite Custos Adicionais

Elimine custos extras com planos pagos, taxas por transações ou recursos adicionais, otimizando seu investimento em marketing digital.

Sua Página é Seu Patrimônio

Crie um ativo digital valioso que pertence a você, sem depender de plataformas externas. Invista em uma solução que trará benefícios duradouros para o seu negócio.

Não acredite em promessas fáceis

Um dos piores erros que um empreendedor digital iniciante pode cometer, é acreditar em promessas fáceis e rápidas.

Porém, é possível sim iniciar um negócio na internet, com poucos recursos.

Com uma hospedagem boa e razoavelmente acessível, uma boa landing page ou uma página de vendas, um bom produto ou serviço, e vontade de pesquisar e aprender, é possível, no mínimo viver do dinheiro que você ganhará online.

Só que isso vai requerer que você se envolva de verdade com seu negócio digital.

E isso quer dizer pesquisar, aprender, planejar, promover, executar, ajustar, subir de degrau em degrau, sem parar de evoluir e de se esforçar.

Claro, se você for um fenômeno, o um em um milhão, ótimo, é bom ver quando alguém tem “sucesso do nada”.

Mas para a maioria as coisas não acontecem por mágica, e você terá que sempre estar de olho no seu negócio, cuidando dele para que se desenvolva e evolua.

Conclusão

As plataformas de páginas de vendas e landing pages prontas, ou com modelos prontos, são para iniciantes, geralmente.

Quando o empreendedor digital ainda não está bem maduro, ou está mal informado, ele pode até encontrar nestas plataformas um caminho para iniciar, mas em sua grande maioria, acabará tudo como um sonho que não gerou resultados concretos e não cresceu, prosperou, ou ao menos gerou renda constantemente.

Se o empreendedor digital quer começar por Landing Pages e Páginas de vendas, que são meios baratos e práticos, que tendem a gerar bons resultados, ele precisa se esforçar e se informar minimamente para entender o mercado e como um negócio digital inicia e funciona, se deseja realmente fazer dinheiro online.

É preciso começar pelo mínimo, nos links que sugerimos neste post, mas principalmente entender, que nada virá magicamente, nem automaticamente.

Se você quer um orçamento sem compromisso para sua página de vendas ou landing page, tecle pelo WhatsApp.

 Telegram.